TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NA CRECHE

Por:   •  18/5/2020  •  Bibliografia  •  4.622 Palavras (19 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 19

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PERÍODO DE ADAPTAÇÃO DAS CRIANÇAS MATRICULADAS NA CRECHE

RESUMO

Diante da necessidade de inserção das crianças na creche para que os familiares possam trabalhar, ou mesmo necessidades variadas que levam as matriculas de crianças de 0 a 3 anos na educação infantil, a partir desse contexto levantamos a seguinte questão: Qual a importância da família para o período de adaptação das crianças matriculadas na creche? Para atender a nossa questão problema objetivamos: Entender qual a importância da família no período de adaptação das crianças matriculadas na creche. Para isso destrincharemos nosso objetivo geral em: A) identificar os pontos que atendem a uma boa adaptação das crianças na escola; B) descrever a importância do papel da família nesse período de adaptação das crianças. Como caminho metodológico, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa para atender nosso objeto de estudo que trata de uma realidade social que não temos como quantificar, utilizando uma abordagem bibliográfica, levantaremos o material para análise do conteúdo via analise temática para atender a questão levantada nesse artigo de maneira que possamos contribuir de alguma forma para a reflexão acerca da temática apresentada.

Palavras-chave: Infância, Educação Infantil, Família, Escola, Creche.

ABSTRACT

In view of the need to include children in the day-care center so that family members can work, or even varying needs that take the enrollment of children from 0 to 3 years of age in early childhood education, we raise the following question: How important is family to the period of adaptation of the children enrolled in the nursery? To answer our problem question we aim to: Understand the importance of the family in the period of adaptation of the children enrolled in the day care center. To do so, we will unlock our general objective in: A) identifying the points that meet the children's good adaptation to school; B) describe the importance of the role of the family in this period of adaptation of the children. As a methodological path, we will develop a qualitative research to meet our object of study that deals with a social reality that we can not quantify, using a bibliographical approach, we will raise the material for content analysis through thematic analysis to answer the question raised in this article that we can contribute in some way to the reflection on the presented theme.

Key Words: Childhood, Early Childhood Education, Family, School, Day Care

1 CONTEXTO HISTÓRICO DA INFÂNCIA E EDUCAÇÃO

Na antiguidade a educação esteve ligada estreitamente com os laços familiares, de modo que as famílias passavam oralmente os ensinamentos as crianças, tidas como pequenos adultos e tratadas assim, para que essas aprendessem a lidar com situações como trabalho e convívio social e exercessem os papéis que lhes eram impostos. Sendo assim a educação estava no seio familiar e era passada a partir das tradições de um povo.

Com o passar do tempo a educação foi tomando moldes escolares onde havia um membro da comunidade especifico para ensinar aos pupilos, mas ainda assim todo ensinamento acontecia em algum local perto da família, estreitando sempre esse laço. Tempos depois vemos os surgimentos das ciências e com isso a valorização do ensino dessas para as crianças.

Os campos de conhecimento como a língua escrita e oral, as ciências naturais e humanas, dentre outras eram necessárias e assim surge a necessidade de um local que ampare essas crianças para que aprendam ofícios, bem como ler, escrever e contar. A escola aparece nesse contexto timidamente ainda e muito ligada ao contexto das famílias que estavam inseridas naquela comunidade.

No Brasil a escola tomara forma a partir da chegada dos jesuítas em forma de ensino religioso catequisando os indígenas, sendo que os povos já tinham sua maneira de perpassar o conhecimento adquirido e formar outros para seus pequenos. Ao passar do tempo chegamos ao século XX e nos deparamos com a recente libertação dos povos escravizados e a luta por uma educação pública igualitária.

Na construção dessa história da educação no Brasil, foram sendo constituídas as modalidades de ensino e a organização do sistema educacional no país, portanto vamos compreender que as crianças estão inseridas no contexto escolar da educação infantil há pouco tempo em relação a outros países desenvolvidos nesse aspecto. Ficando muitas vezes a cargo da família a educação de muitas pessoas até os 7 ou 8 anos de idade, que eram quando ingressavam na escola.

Com toda dificuldade para pegar no lápis, compreender o sistema de escrita alfabética, entre outras habilidades que a escola exigia, a peculiaridade do público que ingressava antigamente na escola era de uma segunda infância, hoje com a obrigatoriedade da educação infantil é necessário que a escola pense o espaço-tempo que as crianças de primeira infância tem ocupado e como as famílias tem lidado com essa fase infantil que se desenvolve nesses dois ambientes: escolar e familiar.

Tendo em vista todo o processo de construção da escola e do tão esperado equilíbrio entre o papel da família e da escola na educação das crianças, levando em consideração as crianças que entram mais cedo do que a idade obrigatória atualmente, o público da creche na inserção do ambiente escolar.

A partir desse contexto levantamos a seguinte questão: Qual a importância da família para o período de adaptação das crianças matriculadas na creche? Sendo assim pretendemos apontar algumas considerações nesse artigo percebendo a primeira relação família e escola no cotidiano das crianças de 0 a 3 anos que são matriculadas na creche.

Para atender a nossa questão problema objetivamos: Entender qual a importância da família no período de adaptação das crianças matriculadas na creche. Para isso destrincharemos nosso objetivo geral em: A) identificar os pontos que atendem a uma boa adaptação das crianças na escola; B) descrever a importância do papel da família nesse período de adaptação das crianças.

Como caminho metodológico, desenvolveremos uma pesquisa qualitativa para atender nosso objeto de estudo que trata de uma realidade social que não temos como quantificar, utilizando uma abordagem bibliográfica, levantaremos o material para análise do conteúdo (BARDIN) via analise temática para atender a questão levantada nesse artigo de maneira que possamos contribuir de alguma forma para a reflexão acerca da temática apresentada.

Para atender aos objetivos desse artigo optamos por uma abordagem qualitativa, que nos permite trabalhar “...com o universo dos significados, dos motivos, das aspirações, das crenças, dos valores e das atitudes” (MYNAIO, 2008, p.21), pois trabalharemos com dados bibliográficos que nos trazem aspectos da inserção das crianças de 0 a 3 anos matriculadas na creche e seu período de adaptação nesse ambiente, bem como a importância da participação da família nesse momento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.6 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (20.3 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com