TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Por:   •  9/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  631 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8][pic 9]

[pic 10][pic 11][pic 12]

NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA

[pic 13]

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagoga.

Orientadora: Prof. Dr. Okçana Battini

FERREIRA, Jaqueline do Nascimento. A importância do brincar na educação infantil. 2015. 23 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) - Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Guarulhos, 2015.

RESUMO

O tema para o projeto de ensino é “o brincar como ferramenta para o desenvolvimento da leitura” e sua linha de pesquisa segue para a docência do estágio II da educação infantil. Como justificativa do tema vale ressaltar que há uma grande importância para com o uso da ludicidade quanto à leitura, pois é ela quem faz dos conhecimentos disciplinares em um suporte significativo. Como forma de problematizar a escolha do tema, evidencia-se que a inclusão de brincadeiras em leitura oralizada já é de costume e hábito no cotidiano das crianças. Os objetivos do projeto de ensino é desenvolver algumas habilidades como: criatividade, sociabilidade, memória verbal e expressão. Os conteúdos a trabalhar será em referencia a música “Pombinha Branca”, que assim terá como enfoque a docência na educação infantil. O processo de desenvolvimento esta organizado em dois momentos, sendo estes com variadas atividades que exigem o movimento, a memória e atenção. Os recursos humanos são: professores, alunos, coordenadores e organizadores da escola, agora, os recursos materiais são: cadeiras, baú com objetos, rádio, CD da música Pombinha branca, cartolinas, lápis, cadernos e material para desenho como (folhas, lápis de cor, canetas e giz de cera). A avaliação ocorrerá pelas ações e diálogos e registros de respectivos desenhos. O referencial teórico há como abordagem nos seguintes autores: Regina Zilberman, Gianni Rodari, Gilda RIZZO, Maria Cristina Trois Dorneles Rau, Sonia. Kramer, Rubem Alves e Adriana Friedmann, logo, eles trabalham conceitos como: o brincar na educação infantil e uma rotina organizada.

Palavras-chave: Brincar. Leitura. Educação. Rotina. Música.

SUMÁRIO

1. Introdução.....................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica ....................................................................................05

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................16

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................16

3.2 Justificativa.................................................................................................16

3.3 Problematização.........................................................................................16

3.4 Objetivos.....................................................................................................16

3.5 Conteúdos...................................................................................................17

3.6 Processo de desenvolvimento....................................................................17

3.7 Tempo para a realização do projeto...........................................................18

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................19

3.9 Avaliação....................................................................................................19

4 Considerações Finais....................................................................................20

5 Referências...................................................................................................21


  1. INTRODUÇÃO

O tema para o projeto de ensino é “o brincar como ferramenta para o desenvolvimento da leitura” e sua linha de pesquisa segue para a docência do estágio II da educação infantil.

Como justificativa do tema vale ressaltar que há uma grande importância para com o uso ideal da ludicidade quanto à leitura, pois é a leitura em que faz dos conhecimentos disciplinares em um suporte significativo para com as devidas formas de se comunicar pelo mundo.

Como forma de problematizar a escolha do tema, evidencia-se que a inclusão de brincadeiras em leitura oralizada já é de costume e hábito no cotidiano das crianças, no entanto, quando o brincar acontece de forma dirigida e acompanhada por professores é certo que os desenvolvimentos serão ainda mais notórios.

Os objetivos do projeto de ensino é desenvolver algumas habilidades como: criatividade, sociabilidade, memória verbal e expressão, comportamentos de leitores e escritores, ampliação quanto os conhecimentos sobre a escrita, isto é, avançando em suas hipóteses.

Os conteúdos a trabalhar será em referencia a música “Pombinha Branca” e cantando-as na corrida da Pombinha, que assim terá como enfoque a docência na educação infantil.

Os Necessários recursos humanos são: professores, alunos, coordenadores e organizadores da escola, agora, os recursos materiais são: cadeiras, baú com objetos, rádio, CD da música Pombinha branca, cartolinas, lápis, cadernos e material para desenho como (folhas, lápis de cor, canetas e giz de cera).

A avaliação ocorrerá de forma que os alunos sejam avaliados pelas ações da história que assim contarem e por diálogos e registros de respectivos desenhos.

O referencial teórico traz autores eficientes, no entanto, eles são: Regina Zilberman, Gianni Rodari, Gilda RIZZO, Maria Cristina Trois Dorneles Rau, Sonia. Kramer, Rubem Alves e Adriana Friedmann, sendo assim, estes são apenas alguns que possibilitam considerar por principais, logo, eles trabalham conceitos como: o brincar, a rotina organizada e muitos outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (219.4 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com