TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  12/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE CRUZEIRO

ÉRICA ANDREIA CORTEZ MONTEIRO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (FONTE: 16):

CRUZEIRO-SP

2017

ÉRICA ANDRÉIA CORTEZ MONTEIRO(FONTE 14)

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL (FONTE: 16)

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Cruzeiro, em cumprimento à exigência parcial para Orientação Específica da Profa. Esp. Érica Andreia Cortez Monteiro.

CRUZEIRO-SP

2017

APRESENTAÇÃO

As atividades lúdicas possibilitam que as crianças reelaborem criativamente sentimentos e conhecimentos e edifiquem novas possibilidades de interpretação e de representação do real, de acordo com suas necessidades, seus desejos e suas paixões. Estas mesmas atividades permitem, também, às crianças, o encontro com seus pares.

À luz da constatação entre o brincar e educação infantil, o presente trabalho tem como tema a importância do brincar na educação infantil.

A presente investigação, portanto parte do seguinte problema de pesquisa: qual a i importância do brincar na educação infantil?

Aventa-se a hipótese de que o brincar por meio, as brincadeiras promovem situações em que as crianças aprendem conceitos, atitudes e desenvolvem habilidades diversas, integrando aspectos cognitivos, sociais e físicos.

O brincar faz parte do cotidiano de qualquer criança desde sua pouca idade de vida, no entanto, a discussão sobre o relacionamento entre o lúdico e a sala de aula deve-se à influência de diferentes abordagens teóricas que há muito tempo foram objeto de reflexões de teóricos construtivistas como Piaget e Vygotsky que defendem a necessidade de participação efetiva do sujeito na construção do conhecimento, evidenciando que, desde os primeiros dias de vida, o brincar se constituem como situações de aprendizagem.

Defende-se também a hipótese de que por meio das atividades lúdicas do brincar, inúmeras competências e habilidades são estimuladas, entre elas, as habilidades características do pensar lógico, como analisar a situação, formular uma pergunta estimular a imaginação e a criatividade

OBJETIVOS

- Objetivo Geral da Pesquisa:

A) mostrar os benefícios do brincar na educação infantil

- Objetivos Específicos:

B) Descrever para tanto as características culturais do brincar.

C) Proceder a um breve histórico sobre a aprendizagem na educação infantil a fim de que esses dados sirvam de apoio às propostas metodológicas de exploração do lúdico como recursos didáticos a ser utilizados para o processo de aprendizagem, sugeridos no contexto do presente trabalho.

JUSTIFICATIVA

A relevância da pesquisa possui tripla dimensão: científica, social e pessoal. No que concerne à contribuição ao conhecimento científico, qualquer estudo que se preocupe em colocar em relevo novas abordagens sobre o potencial pedagógico do brincar na educação infantil ou que ampliem as abordagens já existentes, é pertinente, uma vez que a educação pela via do brincar propõe-se a uma nova postura existencial, cujo paradigma é um novo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (51.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com