TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  20/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.924 Palavras (32 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 32

FACULDADE PAULISTA SÃO JOSÉ - FPSJ

CICERA FRANCISCA DE S. ARAUJO DUARTE

JHOANNY NEURYLLA DE S. SANTOS

MARIA CLAUDIA DE LIMA

TERESA VIEIRA DA SILVA

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

São Paulo

2017 


CICERA FRANCISCA DE S. ARAUJO DUARTE

JHOANNY NEURYLLA DE S. SANTOS

MARIA CLAUDIA DE LIMA

TERESA VIEIRA DA SILVA

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Paulista São José – FPSJ a fim de obtenção da Licenciatura em Pedagogia.

ORIENTADORA: Me. Clívia Martins de Oliveira Cainelli.

São Paulo

2017

CICERA FRANCISCA DE S. ARAUJO DUARTE

JHOANNY NEURYLLA DE S. SANTOS

MARIA CLAUDIA DE LIMA

TERESA VIEIRA DA SILVA

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade Paulista São José – FPSJ a fim de obtenção da Licenciatura em Pedagogia sob a orientação da Profª Me. Clívia Martins de Oliveira Cainelli.

.

 

 

Aprovado em:____/____/_____

 

____________________________________________

                    Profª Me. Clívia Martins de Oliveira Cainelli

                                Profª. orientadora

São Paulo

2017

DEDICATÓRIA

Dedicamos este trabalho a todos os professores educadores que compõem o curso de pedagogia que se mostraram de suma importância na nossa formação pessoal e profissional durante todo o percurso acadêmico e no desenvolvimento nesse trabalho.

AGRADECIMENTOS

Agradeço principalmente a Deus, por ser e estar comigo desde o ventre de minha mãe, por ter me fortalecido nos momentos de fraqueza e nos momentos em que pensei em desistir.

A meus pais, que em todo os momentos da vida e principalmente no decorrer da vida acadêmica.

Aos meus colegas de grupo que participaram das pesquisas, a minha irmã que me apoio.

Enfim, agradeço a todos que, de alguma forma, colaboraram para minha formação, tanto pessoal como profissional e, principalmente, na minha vida acadêmica, fase essa tão complexa e decisiva.

Jhoanny Neurylla

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por mais esta vitória, e por ter sido comigo em todos os momentos e por ter segurado em minhas mãos, me ajudado a subir mais um degrau, talvez, o mais difícil, até agora.

A minha família que me apoiou e ajudou durante todo o curso e em momentos em que mais precisei.

Em especial a minha mãe Maria José, meu irmão José Claudio, meu esposo Fabio Prates e minha filha Stefany Ribeiro, que foram suportes importantes em minha caminhada.

As minhas colegas que de uma forma direta ou indireta também, tiveram sua participação no desenvolvimento deste trabalho.

A orientadora Clívia por suas sabias orientações e paciência no desenvolvimento deste trabalho.

Eu agradeço a Deus por me dar força durante todo o processo, desta jornada, por ter concedido o privilégio de chega até a conclusão do curso.

Agradeço a todos por essa conquista que posso chamar de “nossa”, pois sem vocês, talvez, eu não tivesse conseguido.

Muito obrigada!

Maria Claudia de Lima

 

 

 

AGRADECIMENTOS

A Deus, pela força espiritual tão importante para a realização deste trabalho e por ter me dado saúde e força para superar as dificuldades.

A meus pais, por sua capacidade de acreditar e investir em mim, e por seu cuidado e dedicação me deram, em alguns momentos, a esperança para seguir.

Enfim, agradeço a todas aquelas pessoas que contribuíram de forma direta ou indireta para o meu sucesso e para o meu crescimento como pessoa. Sou o resultado da confiança de cada um de vocês.

Teresa Vieira da Silva

AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço primeiro a Deus que a força maior em minha vida, inspiração diária.

À Kelly Cristina Vicente por que me incentivou a cursar pedagogia, curso tão lindo no qual me identifiquei completamente.

Agradeço a minha família que em todo o tempo me deram apoio.

Por fim mas não menos importante, as minhas colegas Claudinha, Thaís, Jhoanny e Teresa pelo compromisso e coleguismo durante esse trajeto nosso tão importante.

Não obstante, um agradecimento especial a Mestra Clívia, um exemplo de profissional a ser seguido, muito obrigada pelo ensino e orientação no decorrer dessa fase.

Cícera Francisca de Sousa Araújo Duarte

O principal objetivo da educação é criar pessoas capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que outras gerações fizeram.

Jean Piaget

RESUMO

O brincar configura-se como uma das principais características da infância e é fundamental para o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, seja físico, cognitivo, emocional, psicoafetivo ou social. Diante disso, este trabalho tem como objetivo identificar e analisar a importância das brincadeiras no desenvolvimento cognitivo, social e da aprendizagem da criança, no contexto da Educação Infantil. Para tanto, foi realizada uma revisão não sistemática da literatura, pautada numa pesquisa bibliográfica e exploratória acerca da temática em questão. Nesse sentido, percebeu-se que o brincar não deve ser visto apenas como um momento de diversão, mas deve ser concebido como uma ferramenta basilar para a educação, principalmente na Educação Infantil, visto que, por meio dele, a criança encontra recursos para desenvolver sua atenção, concentração, criatividade, autonomia, linguagem, pensamento, raciocínio lógico, entre outros processos psicológicos. Para tanto, os professores devem levar em consideração o nível de desenvolvimento de cada criança, estimulando suas capacidades, habilidades e potencialidades, além de respeitar suas necessidades e sua singularidade. Por fim, esta pesquisa almejou trazer algumas contribuições acerca da brincadeira na Educação Infantil e de que modo esta vem sendo ressignificada na atualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (53.5 Kb)   pdf (267.8 Kb)   docx (35.5 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com