TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  9.562 Palavras (39 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 39

UNIFAAT-CENTRO UNIVERSITÀRIO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA PINTO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ATIBAIA,SP

2018

UNIFAAT-CENTRO UNIVERSITÀRIO

CURSO DE PEDAGOGIA

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA PINTO

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso apresentado como exigência parcial para obtenção do grau de Licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário – UNIFAAT, sob orientação da professora Glória Aparecida Pereira de Oliveira.

ATIBAIA,SP

2018

CURSO DE GRAUAÇÃO PEDAGOGIA

Termo de Aprovação

ANA CLAUDIA DE OLIVEIRA PINTO

Título: A importância do brincar na educação infantil.

                Trabalho apresentado ao Curso de Graduação Pedagogia, para apreciação da professora orientadora Me. Glória Aparecida Pereira de Oliveira, que após sua analise considerou o trabalho ___________________________________________ com conceito ____________________________________________________________.

Atibaia, SP,de Dezembro de 2018

__________________________________________

Prof (ª) Me. Glória Aparecida de Oliveira Pereira

Sumário

INTRODUÇÃO        5

1 O BRINCAR NO UNIVERSO INFANTIL        8

1.1        Breve histórico sobre a infância        8

1.2 A ludicidade e o desenvolvimento humano        10

1.2.1Características de jogos e brincadeiras        10

1.3 O brincar e a infância        11

1.4 O brincar como um direito        13

1.5 As contribuições do brincar para o desenvolvimento da criança        14

1.6 Conceituando a brincadeira        16

2. AS PRINCIPAIS CONCEPÇÕES TEÓRICAS        19

3.        A IMPORTÂNCIA DA BRINCADEIRA PARA APRENDIZAGEM        24

3.1  As contribuições da brincadeira para processo ensino aprendizagem        24

3.2 O papel do professor como mediador        26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        29


INTRODUÇÃO

O brincar é uma atividade fundamental para as crianças pequenas, é brincando que elas descobrem o mundo se comunicam e se inserem em um contexto social. O brincar configura-se como uma das principais características da infância e é fundamental para o desenvolvimento da criança em todos os aspectos, seja físico, cognitivo, emocional psicoafetivo ou social. É pelo brincar que a criança vai se desenvolvendo gradualmente, conhecendo a si mesma, aos outros e ao mundo no qual está inserida, por isso o brincar é de estrema importância nesta etapa do desenvolvimento.

Durante o estágio que realizei em uma escola pública de Educação Infantil, observei como as crianças interagem durante as brincadeiras, assim escolhi este tema por ter vivenciado momentos prazerosos do brincar nas escolas com as brincadeiras que aconteciam no intervalo, corda, amarelinha, corre cutia, etc., as crianças ficavam tão felizes e todas participavam das brincadeiras.

A observação destes momentos colaborou com o que foi discutido no curso, que através do brincar as crianças se desenvolvem em vários aspectos como cognitivo, social, emocional, psicoafetivo ou social. Mediante ao ato de brincar, a criança explora o mundo e suas possibilidades e se insere nele, de maneira espontânea e divertida.

Quando a criança brinca, automaticamente desenvolve habilidades que proporcionam a aprendizagem de forma natural, o brincar sem intervenção pedagógica faz se necessário para que o ser enquanto criança se desenvolva cada vez mais, não dispensando a intervenção em alguns momentos do dia.

O espaço por sua vez tem um papel importante no ato do brincar, para que ocorra uma brincadeira livre é preciso que exista um espaço seguro e amplo, condições favoráveis que possam contribuir para o desenvolvimento do ser.  

A educação infantil em sua relação com o brincar deve ganhar um espaço privilegiado no ambiente escolar, bem como no cotidiano do aluno. Como afirma Barros, (2009, p.38)

O brincar, atividade essencial para o desenvolvimento infantil, não pode ser visto somente como fins didáticos para a alfabetização tem que ser percebido como uma atividade essencial e potencializadora do desenvolvimento, que proporciona á criança durante seu processo a capacidade de ler mundo adulto, opinando e criticando.

A autora aponta que: “O espaço da educação infantil não pode ter a percepção de espaço escola, mas sim de espaço para a infância, envolvidas por um currículo emergente [...]” (p.36).

Diante desse exposto, a autora nos traz a reflexão de que a educação infantil junto com o brincar deve ganhar um espaço privilegiado no ambiente escolar, bem como na vida cotidiana do aluno.

                        Winnicott, 1975 define brincar como fonte de estimulação muito importante para o processo de desenvolvimento e crescimento pessoal da criança. A estimulação ocorre por meio da exploração das possibilidades que a criança possui na relação com o outro e com o meio social, revelando assim, suas habilidades, sua criatividade e imaginação. Quando brinca, a criança deixa fluir a sua liberdade de criação. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (62.5 Kb)   pdf (308.3 Kb)   docx (44.4 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com