TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  3/12/2018  •  Artigo  •  4.347 Palavras (18 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 18

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FLAVISCÉIA CARLA DE MOURA

flavisceia@hotmail.com

PEDAGOGIA

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo central a discussão sobre a importância do brincar na educação infantil. Uma vez sabendo-se que o brincar possibilita às crianças a desenvolverem seus próprios pensamentos e habilidades partindo da Educação Básica que é vista como a primeira etapa com a finalidade o desenvolvimento integral da criança até cinco anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A brincadeira é vista como parte do progresso da criança cabendo ao professor construir uma visão dos processos de desenvolvimento podendo este ser pelo brincar dirigido ou espontâneo, favorecendo sempre o ambiente escolar e as necessidades do aluno, pois, o brincar é um instrumento mediador no processo didático-pedagógico, sendo de extrema importância auxiliando no desenvolvimento cognitivo, motor, afetivo, psicológico e social da criança em formação.

Palavras-chaves: Brincar, Educação Infantil; importância do brincar.

ABSTRACT

The main objective of this work is to discuss the importance of playing in early childhood education. Once it is known that play makes it possible for the children to develop their own thoughts and abilities starting from the Basic Education that is seen as the first stage with the purpose the integral development of the child up to five years of age in its physical, psychological, intellectual and social. The play is seen as part of the progress of the child and the teacher has to construct a vision of the development processes, which can be through directed or spontaneous play, always favoring the school environment and the needs of the student, since playing is a mediating instrument in the process pedagogical, being of extreme importance assisting in the cognitive, motor, affective, psychological and social development of the child in formation.

Keywords: Playing, Children's Education; importance of playing.


INTRODUÇÃO

Brincar com crianças não é perder tempo, é ganhá-lo; se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.

Carlos Drummond de Andrade

O brincar é um processo natural da vida da criança e é importante que esteja inserido na escola desde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas, pois, as brincadeiras podem desenvolver o raciocínio, a lógica, o emocional, o intelectual, e principalmente, elevar a autoestima, propiciando o desenvolvimento físico-motor, bem como o do raciocínio e o da inteligência completa.

O presente trabalho aborda o tema da brincadeira no escolar direcionado para a Educação Infantil, já que esta é o “berço” das descobertas, se caracterizando o lúdico é a peça essencial no processo ensino–aprendizagem. No referencial teórico deste trabalho será abordada a importância do professor no processo do brincar no contexto escolar, e por final, será apresentada a brinquedoteca, que é o espaço sistematizado para que essa brincadeira seja desenvolvida no contexto pedagógico.

Conforme afirma Wajskop (2001), o brincar é muito importante para o desenvolvimento da criança, pois, através da brincadeira é possível trabalhar o lado motor, cognitivo, social e emocional do individuo.

Segundo Piaget (1981 apud AROEIRA et al 1996 ), a capacidade simbólica da criança começa a ser desenvolvidos no período da infância, onde a criança estabelece suas conexões com o mundo. Neste mesmo período acontece também o aparecimento da linguagem acarretando modificações intelectuais, afetivas e sociais na criança, neste período também, a maturação neurofisiológica completa-se permitindo o desenvolvimento de novas habilidades, como a coordenação motora fina, momento o qual a criança já consegue fazer alguns movimentos exigidos pela escrita.

Sendo assim, como na educação infantil a criança ainda não consegue expressar seus desejos através de palavras ou frases, ela passa a comunicar-se com o corpo atrás de brincadeiras, sendo possível entendê-las.

É essa fase do brincar na educação infantil que se desenvolve a criatividade, a imaginação, e o, mas importante, o aprendizado e suas regras, nessa fase, o brincar passa a ser o caminho pelo qual a criança compreende o mundo em que vive e que será chamada a mudar.

Através de revisão bibliográfica a partir de material já publicado, constituído principalmente de livros e artigos disponibilizados na Internet esse artigo tem por objetivo geral analisar a importância do brincar na educação infantil e como objetivos específicos, conhecer a história do brincar e seus significados, ampliar o conceito de Educação Infantil, explanar as fases do desenvolvimento de crianças e sua importância na educação infantil, refletir sobre a postura do professor frente às brincadeiras em sala de aula e compreender o desenvolvimento infantil quando o brincar envolve pais e escola.

Com este trabalho esperamos ajudar aos educadores, aos pais e principalmente as futuras graduandas no campo da educação a darem mais importância às brincadeiras que acontecem no ambiente escolar que são de grande relevância para aprendizagem das crianças, até para que possamos entender e entrar no mundo em que elas vivem que é o mundo da imaginação.

A HISTÓRIA DO BRINCAR E DA BRINCADEIRA

As brincadeiras fazem parte da historia da humanidade e são universais. Fazem parte da cultura de um povo, e segundo TEIXEIRA (2010), achados arqueológicos do século IV A.C., na Grécia, descobriram bonecos em túmulos de crianças.

Segundo a mesma autora, há referências a brincadeiras e jogos em obras tão diferentes como a Odisseia de Ulisses e o quadro jogos infantis de Pieter Brughel, pintor do século XVI. Nessa tela, de 1560, são apresentadas cerca de 84 brincadeiras que ainda hoje estão presentes em diversas sociedades.

Mas o que exatamente é brincadeira?

Brougere (1989, apud, WAJSKOP, 2001) define a brincadeira como uma forma de comportamento social sendo uma mutação de sentindo da realidade onde as coisas transformam-se em outra, onde um objeto pode apresentar significados diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (186.8 Kb)   docx (23.9 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com