TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  4/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.324 Palavras (14 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Mariana Souza Dos Santos[1]

Pablo Rodrigo Bes Oliveira[2]

INTRODUÇÃO

O presente trabalho acadêmico tem como temática a importância do brincar na educação infantil, mostrando que as brincadeiras podem ser um meio interessante para o processo de ensino aprendizagem. Pois as brincadeiras são capazes de promover uma maior interação entre as crianças ajudando assim a desenvolver capacidades físicas, intelectuais, cognitivas e sócio afetivas. Através do brincar a criança tem uma maior adaptação ao meio escolar motivando assim sua vontade de aprender e de buscar novos conhecimentos.

A escolha do título foi uma forma de destacar que as brincadeiras têm muito a acrescentar na vida escolar das crianças, pois brincando elas têm uma melhor relação com os colegas. Melhorando sua autoestima e agregando novos conhecimentos de forma produtiva e prazerosa.

A escolha do tema foi relacionada a uma experiência que tive como estagiária na educação infantil, onde tive a oportunidade de ver na prática o quanto a brincadeira melhora a relação das crianças, pois tinha um menino que era dito como excluído da turma e através das atividades e brincadeiras que propus com eles obtive resultados significativos quanto a esse menino vendo no final do estágio que consegui inserir ele junto a turma e melhorar a relação dele com os colegas e também com todo corpo docente.

Para enriquecer e agregar meus conhecimentos em meu trabalho de conclusão de curso II fiz a escolha de três teóricos que assim como eu acreditam e destacam a importância do brincar em sala de aula, são eles: Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon.

Todos acreditam que o brincar na educação infantil é muito mais que uma forma de entretenimento é uma fonte inesgotável de conhecimento e aprendizagem.

E por fim meu trabalho está organizado da seguinte maneira: a introdução como já foi vista, o brincar onde me aprofundo mais no tema juntos com os teóricos que escolhi, aprendendo e agregando valores e novos conhecimentos é a parte onde fiz o relato das experiências e vivências que tive durante esses quatro anos de curso, a escola será onde contarei resumidamente sobre a minha trajetória escolar e o que penso e pretendo fazer de diferente após formada e atuando na área. E por fim as considerações finais o qual resumo o quanto foi importante esse trabalho para meu desenvolvimento acadêmico e pessoal no qual tive a oportunidade de aprender muito.

O BRINCAR COMO ESTRATÉGIA EDUCATIVA  

Nos dias de hoje ainda vemos escolas que não valorizam a cultura do brincar sabemos que as experiências vivenciadas de zero a seis anos são fundamentais na formação do ser humano. Contudo o número de escolas que valorizam e aderem brincadeiras no processo de aprendizagem é superior as demais.

A utilização de atividades que envolvam o brincar é indispensável para o desenvolvimento da criança. O brincar, para Jean Piaget: Pode ser classificado em categorias:

(...) o brincar tradicional; o brincar faz-de-conta; o brincar de construção; o brincar educativo. Conforme Piaget há pilares básicos nas ações lúdicas, que são: a imitação; o espaço; a fantasia; as regras; os valores (PIAGET, 2005, p.98).

A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, através delas eles tem oportunidade de realizar atividades coletivas livremente. As brincadeiras que por vezes parecem serem simples são de suma importância no processo de aprendizagem e são capazes de estimular o desenvolvimento de atividades básicas e aquisição de novos conhecimentos ajudando cognitivo, afetivo e social da criança.

Percebemos então o grande valor educacional das brincadeiras e jogos em grupos. Na concepção walloniana é evidenciado o caráter emocional que os jogos se desenvolvem demostrando seu interesse pela relação sociais entre as crianças no momento do jogo e seus aspectos relativos a socialização. Sobre esse aspecto Wallon (1979) comenta:

A criança concebe o grupo em função das tarefas que o grupo pode realizar, dos jogos que pode entregar-se com suas camadas de grupo, e também das contestações, dos conflitos que podem surgir nos jogos onde existem duas equipes antagônicas (WALLON, 1979. p.210).

O uso de brincadeiras e jogos em sala de aula deve ser pensando como um agente facilitador no processo de aprendizagem, pois os jogos bem trabalhados ajudam a desenvolver o trabalho em equipe integrando melhor a turma melhorando a interação entre as crianças e professor.

 O lúdico por sua vez vem tornou-se uma ferramenta pedagógica fundamental á educação da criança pois ganhou lugar de destaque nos documentos legais norteadores da educação infantil, o uso dele em sala de aula deve ser pensando como uma ferramenta leve e prazerosa que desperta nas crianças a vontade de aprender e buscar por novos conhecimentos.

É de suma importância que os educadores valorizem o lúdico trazendo ele para o dia a dia em sala de aula segundo afirma Vygotsky:

“De uma forma geral o lúdico vem a influenciar no desenvolvimento da criança, é través do jogo que a criança aprende a agir há um estimulo da curiosidade a criança adquiri iniciativa e demostra autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e de concentração” (VYGOTSKY, 1994, p.81).

Através dos movimentos e gestos feitos pela criança no ato de brincar ela expressa livremente emoções e sentimentos desenvolvendo a linguagem oral e escrita. A brincadeira faz parte da vida de toda criança seja na escola ou em casa essa atividade tanto é fonte de lazer como fonte de aprendizagem e de novos conhecimentos.

A brincadeira fornece ampla mudança para a estrutura da necessidade e da consciência, criando um novo tipo de atitude em relação do real. Assim podemos compreender a riqueza do processo de brincar para formação das crianças, encaixando assim nas práticas pedagógicas cotidianas os jogos e brincadeiras.

Para Vygotsky:

O brincar é fonte de desenvolvimento e de aprendizagem, constituindo uma atitude que impulsiona o desenvolvimento, pois a crianças se comporta de forma mais avançada do que na vida cotidiana, exercendo papéis e desenvolvendo ações que mobilizam novos conhecimentos, habilidades e processos de desenvolvimentos e de aprendizagem (VYGOTSKY, 1998, p.81).

Não podemos trabalhar o brincar sem trabalhar junto o lúdico pois este desperta o lado imaginário de construção de conhecimento e o brincar desperta a curiosidade move a criança em busca do aprendizado, contudo devemos ter consciência que toda brincadeira deve ter regras e objetivos a serem alcançados. Para podermos extrair através delas novos e significativos aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (198.1 Kb)   docx (91.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com