TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS NTICS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Por:   •  17/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 4

A IMPORTÂNCIA E A CONTRIBUIÇÃO DAS NTICS PARA A PRÁTICA DOCENTE

Tema: A importância e a contribuição das NTICs para a prática docente em uma escola pública de Limeira.

Problema:

Qual é a importância e que contribuições o uso das Novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (NTICs) podem trazer para a prática docente em uma escola pública de Limeira?

Objetivo Geral:

Conhecer o uso das NTICs como recurso didático e que contribuições as mesmas trazem para a prática docente em uma escola pública de Limeira.

Objetivos Específicos:

Definir o que são NTICs.

Descobrir como os professores podem utilizar as NTICs para melhorar a qualidade da aula e resgatar o interesse dos alunos para a mesma.

Diagnosticar quais as principais dificuldades encontradas pelos profissionais da educação na utilização desse recurso e que atitudes são necessárias para saná-las.

Investigar como a equipe gestora da escola pode auxiliar e incentivar os docentes para o uso desses recursos.

Justificativa:

 Muitas escolas públicas possuem equipamentos tecnológicos, entretanto, muito docentes, inclusive as equipes administrativo-pedagógicas, encontram dificuldades para utilizar estes novos recursos. Dessa forma, estes equipamentos adquiridos acabam tornando-se obsoletos, já que, apesar de presentes, não são usados.

Ao contrário do que ocorre na escola, esses recursos tecnológicos são muitíssimos usados na sociedade em que vivemos hoje, conhecida como “sociedade do conhecimento” e quem não detêm conhecimento sobre o uso dos mesmos acaba sendo excluído dessa sociedade.

 Afirma Delors ( apud Farfus 2008) no relatório apresentado a UNESCO que:

“A educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão de algum modo para cada indivíduo os pilares do conhecimento: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver junto, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas. Finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.”

Também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96) em seu 2º artigo esclarece que:

“A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.”

A pessoa para exercer cidadania, ou seja, ser um cidadão consciente de seus direitos e deveres precisa de um pleno desenvolvimento e para que isso seja possível é necessário que seu processo de construção de conhecimento seja alicerçado de forma a atender as necessidades da sociedade em que vive inclusive se tornando um agente transformador em busca de uma sociedade justa. De igual modo a qualificação para o trabalho implica em obter conhecimentos relevantes para enfrentar os desafios de uma sociedade globalizada, onde os meios tecnológicos evoluem em uma velocidade crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (76.3 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com