TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO

Por:   •  29/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  788 Visualizações

Página 1 de 12

FP078 - Interculturalidade e educação

Trabalho conv. ordinaria

INDICAÇÕES GERAIS:

O trabalho dessa disciplina consiste será realizado em grupos de 4 ou 5 estudantes. Cada grupo identificará um problema relacionado com a interculturalidade que esteja se apresentando num contexto escolar real. A partir desse problema, deverão:

  1. Descrever as particularidades do problema, a partir dos referentes do modelo crítico de educação intercultural e a bibliografia da disciplina.
  2. Partindo da descrição realizada, o grupo deverá desenhar uma intervenção para o desenvolvimento intercultural do problema identificado. Para tanto, devem considerar os conteúdos discutidos referentes ao modelo crítico:
  • Os critérios para o desenvolvimento da interculturalidade.
  • Um dos enfoques metodológicos.
  • O princípio da diversificação.

Requisitos formais:

  • Extensão: 6 páginas (sem contar as instruções, os enunciados, a bibliografia nem os anexos – se houver–).
  • Tipo de letra: Arial.
  • Tamanho: 11 pontos.
  • Entrelinhas: 1,5.
  • Alinhamento: Justificado.

Sublinhamos o uso da normativa APA para as citações e a lista de referências bibliográficas. Devem ser citados, como mínimo, cinco (5) dos últimos 10 anos. Três desses textos devem ser o resultado de procuras realizadas pelos membros do grupo em revistas científicas, por tanto, não devem coincidir com a bibliografia que aparece na apostila desta disciplina.

Somente poderão fazer o trabalho individualmente estudantes que entreguem ao professor/a, a justificativa devida. Se alguém entregar o trabalho individualmente sem ter a autorização expressa do/da professor/a, não poderá aspirar à nota de excelente, sendo que a nota máxima que poderá obter no trabalho é de 8/10. A capacidade de trabalhar em forma colaborativa é uma das competências transversais que se desenvolvem no curso.

O trabalho deve ser realizado nesse documento Word seguindo as normas de apresentação e edição quanto a citações e referências bibliográficas (ver o Guia de Estudo).

A entrega deve ser feita seguindo os procedimentos descritos documento de avaliação da disciplina e em hipótese alguma deve ser entregue através do e-mail do professor ou professora correspondente.

Por outro lado, lembramos que existem alguns critérios de avaliação, que é de suma importância que os alunos sigam. Para mais informações, consulte o documento de avaliação da disciplina.

Trabalho

Identifiquem um problema relacionado com a interculturalidade que esteja se apresentando num contexto escolar real. A partir desse problema, deverão:

  1. Descrever as particularidades do problema, a partir dos referentes do modelo crítico de educação intercultural e a bibliografia da disciplina.
  2. Partindo da descrição realizada, o grupo deverá desenhar uma intervenção para o desenvolvimento intercultural do problema identificado. Para tanto, devem considerar os conteúdos referentes ao modelo crítico:
  • Os critérios para o desenvolvimento da interculturalidade
  • Um dos enfoques metodológicos
  • O princípio da diversificação

Muito importante: Na capa que aparece na página seguinte, devem indicar-se os dados pessoais que se detalham e o título do trabalho (o trabalho que não cumpra as condições de identificação não será corrigido). Após a capa, deve-se incluir o Índice do trabalho.


Trabalho convocação ordinária

Nomes e sobrenomes:

Códigos:

Disciplina: Interculturalidade e Educação

Grupo:

Data:

A Interculturalidade e a Vulnerabilidade Social- Aspectos e intervenções realizado junto a refugiados Moçambicanos parceria entre saúde e educação.

Sumário:

Introdução ………………………………………………………………………….............05

Descrição do problema ………………………………………………………..................05

Desenho da Intervenção ………………………………………………………................07

Avaliação geral …………………………………………………………..……….............09

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………....................10

Anexo I ………………………………………………………………………........................11


Introdução

A educação intercultural desenvolve na sociedade a consciência das particularidades existentes em nossa cultura planetária. Há de considerar, portanto, os eventuais problemas de identificação cultural que insistem em permanecer no relacionamento entre diferentes culturas, o Multiculturalismo.

Este último apresenta-se como a interrelação de várias culturas em um mesmo ambiente, pressupondo um pluralismo cultural. Nessa perspectiva, compreende-se, algumas vertentes, ainda discutidas e debatidas nos dias atuais, como por exemplo, os materiais didáticos disponibilizados nas instituições de ensino, não condizentes com a realidade e a pluralidade encontradas em regiões do nosso país, além da preparação do professor para analisar, lidar e desenvolver a pedagogia dentro dessa diversidade cultural.

De acordo com FUNIBER, compreende-se que

É a educação - como espaço político, social e cultural - um dos ambientes centrais no qual se expressa essa luta. Justamente porque a educação é um espaço de construção e reprodução de valores, atitudes e identidades e dos poder histórico-hegemônico do Estado. “Por isso mesmo, a perspectiva de que a interculturalidade seja um eixo e dever educativo é substancial”. (FUNIBER, 2021, p.32)

Descrição do problema

A aluna A.R.S tem 3 anos de idade e estuda na escola Maria Cecília de Lima desde fevereiro de 2022, quando chegou ao Brasil, na condição de refugiada, proveniente da cidade de Beira, capital da província de Sofala, em Moçambique na África, onde vivia em condições de vulnerabilidade extrema. Um dos membros  da família trabalhava em Maputo para a empresa Vale, este foi transferido para o Brasil e desde então vem proporcionando a vinda de seus familiares para o Brasil, com o intuito de lhes proporcionar melhor qualidade de vida.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.7 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com