TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Por:   •  14/9/2017  •  Artigo  •  4.527 Palavras (19 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 19

FABRA

Faculdade Brasileira

ANDERSON DOS PASSOS

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Serra

2015/2

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Artigo apresentado ao curso de pedagogia da Faculdade Brasileira FABRA, como requisito para a obtenção de título, orientado pela Profª

Serra

2015/2

Dedico este trabalho a todos aqueles que independente de sua condição social, econômica ou faixa etária buscam o conhecimento para, assim, consolidar a sua condição de cidadão.

Agradeço em primeiro lugar a Deus, por mi dar saúde, força, inteligência, perseverança, motivação, recursos e sonhos.

Aos meus pais, é devido a eles que estou dando sequencia a aquilo que eles começaram.

A nossa família, bem mais importantes e a luz de nossas vidas, por entender e suportar a nossa ausência em momentos importantes de suas vidas enquanto buscávamos o conhecimento visando proporcionar a eles uma vida melhor.

Aos nossos fiéis e verdadeiros amigos por tudo: incentivo, dedicação, apoio e estímulo. 

“Ninguém educa ninguém”.

(Paulo Freire)

A INTERDISCIPLINARIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO FACILITADOR NA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Anderson dos passos

RESUMO

A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é tema de muitas pesquisas e estudos, mas ainda assim é um assunto interessante e que permite uma diversidade de investigação que vai desde a qualidade do ensino, aprendizagem do aluno e formação do professor. Buscando uma nova vertente de investigação, este estudo busca identificar as contribuições da interdisciplinaridade no ensino EJA e para isso procura aponta dados do analfabetismo na sociedade brasileira e capixaba, mostra a trajetória da EJA na educação brasileira visando mostrar as mudanças ocorridas ao longo da sua história; descreve as principais características e contribuições da interdisciplinaridade no contexto educacional; tenta identificar a interdisciplinaridade como estratégia para facilitar a alfabetização do aluno. Por meio da pesquisa bibliográfica, descritiva e de estudo de caso procurou identificar junto aos professores que atua em salas de aula da EJA, em uma escola da rede estadual de ensino, localizada na Região Metropolitana de Vitória, quais as vantagens e contribuições da interdisciplinaridade quando aplicada na EJA. Os resultados da pesquisam apontam que as contribuições e vantagens estão presentes na aprendizagem dos alunos, na satisfação dos professores.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Interdisciplinaridade. Aprendizagem. Vantagens. Contribuições.

1. INTRODUÇÃO

Todo cidadão tem direito a aprender, independente da sua idade ou condição social. Este direito destinado a todo brasileiro está assegurado na Constituição Federal. A sociedade globalizada exige que o indivíduo tenha o mínimo de conhecimento para nela sobreviver, se fazer e ocupar um posto de trabalho. Se os resultados alcançados não correspondem às expectativas da sociedade, não se pode alardear a falta de iniciativa dos órgãos competentes.

Uma das iniciativas de combate ao analfabetismo é a Educação de Jovens e Adultos (EJA), uma modalidade de ensino que permite ao aluno que, no tempo regular de educação anão teve acesso à escola ou por alguma razão evadiu, não conclui sua escolaridade, sendo ofertado em ciclos e menor tempo de conclusão que o ensino regular.

Mas, no final da década de 1960 que o cenário da educação no Brasil passou a trabalhar a interdisciplinaridade. No caso da Educação de Jovens e Adultos, a interdisciplinaridade tem como base o Parecer do Conselho Nacional de Educação (CEB) e da Câmara de Educação Básica (CNE), de 11/2000 que nos artigo 17, Incisos I e II deu bases para Resolução das Diretrizes Curriculares para a EJA oferecer soluções teoricamente fundamentadas e socialmente contextualizadas; desenvolver de práticas educativas que correlacionem teoria e prática.

Este artigo aborda o tema: A interdisciplinaridade como recurso pedagógico facilitador da aprendizagem de alunos da educação de jovens e adultos e parte da seguinte questão problemática: a interdisciplinaridade é um recurso pedagógico capaz de facilitar aprendizagem do aluno EJA?Assim, o objetivo geral busca identificar as contribuições da interdisciplinaridade como meio de facilitar a aprendizagem do aluno.

O desenvolvimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (29.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com