TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ORTOGRAFIA

Por:   •  18/3/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.225 Palavras (9 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 9

Acadêmicos: SILVANA CAMPANA MONTOIA DA CRUZ RA: 05000.669

ROSILDA APARECIDA BENHOSSI RA: 40000.717

Nome da instituição: ESCOLA MUNICIPAL DR. MILTON TAVARES PAES – EDUCAÇÃO INFANTIL E ENSINO FUNDAMENTAL.

Endereço: RUA WASHINGTON LUIZ, 669 – MARIALVA - PARANÁ

Município: MARIALVA – PARANÁ. Telefone: (44) 3232-7240

Professora: AMÉLIA WATANABE HORITA

Série: 5º ANO “A” Número de alunos: 23 ALUNOS

Data da atuação: 27 e 30/10//2017 e 01/11/2017. Horário: 7h55min às 10h25min.

Disciplinas: MATEMÁTICA E PORTUGUÊS.

PROJETO DE DIFICULDADES

Título: INTERPRETAÇÃO DE PROBLEMAS MATEMÁTICOS E ORTOGRAFIA.

Apresentação: Este projeto se faz necessário na turma do 5º ano “A”, porque a professora nos relatou a dificuldade de alguns alunos em interpretar os problemas matemáticos propostos, bem como também a ocorrência de muitos erros ortográficos nas produções de textos solicitados a estes alunos.

Justificativa: Devido ao fato dos temas sugeridos pela professora da turma ser de extrema relevância para o aprendizado dos alunos, pois necessitam dominar estes pontos levantados para avançarem em seus estudos, nós, alunas do curso de Pedagogia, nos sentimos desafiadas a levarem a estes estudantes algo que realmente os ajudem a adquirir estes conteúdos para que superem as dificuldades encontradas e prossigam seus estudos, deixando para traz o que lhes impede alcançar novos objetivos.

Sobre a dificuldade de interpretar problemas da matéria de matemática, vemos o posicionamento de alguns autores falando dos pontos deficientes no estudo deste assunto. Segundo as autoras Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz (2001) “A dificuldade que os alunos encontram em ler e compreender textos de problemas está, entre outros fatores, ligada à ausência de um trabalho específico com o texto do problema. O estilo no qual os problemas de matemática geralmente é escrito, a falta de compreensão de um conceito envolvido no problema, o uso de termos específicos da matemática que, portanto, não fazem parte do cotidiano do aluno e até mesmo palavras que têm significados diferentes na matemática e fora dela – total, diferença, ímpar, média, volume, produto – podem constituir-se em obstáculos para que ocorra a compreensão.”

Contudo, vemos também que muita das dificuldades de interpretação nos contextos com problemas matemáticos, advém também da falta de leitura diária ou cotidianamente por parte dos alunos. Sem dúvida, a leitura é uma das ferramentas mais importantes para o sucesso pedagógico do aluno, não somente na língua portuguesa, como no caso da ortografia que iremos abranger neste projeto de dificuldades juntamente com a interpretação de problemas matemáticos. Os frutos colhidos pela boa leitura são alcançados em todas as matérias estudadas nas escolas.

Podemos também analisar o que diz Zorzi (2003): “Embora, de fato, possamos encontrar uma série de crianças com reais dificuldades de aprendizagem, elas correspondem, felizmente, a uma minoria. Por outro lado, e infelizmente, a grande maioria não aprende por falta de propostas e condições educacionais mais apropriadas, caracterizando o que podemos chamar de “pseudo” distúrbios de aprendizagem: projetam – se no aprendiz as deficiências do ensino.” Concluímos então, com esta fala, que muitos são os desfalques que levam alunos a terem problemas com a ortografia, contudo, devemos ajudar os que se encontram em níveis mais críticos para que recuperem este conteúdo e consigam perceber e usar as ferramentas apresentadas para continuarem seus estudos e melhorarem seus resultados.

http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/894/ler-interpretar-e-resolver-problemas.html - acesso em 08/10/2017.

file:///C:/Users/Ivan%20Cruz_2/Downloads/354-980-1-PB.pdf - acesso em 08/10/2017.

Objetivo geral: Colaborar com alguns alunos do 5º ano “A”, para que consigam compreender e dominar um pouco mais estes conteúdos, tão importante para o caminhar pedagógico e que os acompanharão por toda a vida, não só como estudantes, mas também como pessoas que serão desafiados e buscarão desafios por toda a vida.

Objetivos específicos:

• Esclarecer as regras ortográficas da nossa língua;

• Compreender a importância da escrita correta das palavras;

• Levar os alunos a raciocinarem sobre as dificuldades de ortografia que possuem;

• Fixar palavras usadas corriqueiramente no nosso dia a dia;

• Estimular a escrita de determinadas palavras com dificuldade ortográfica;

• Esclarecer a escrita das palavras usando jogo pedagógico para melhor fixação

• Retomar as quatro operações matemáticas e suas aplicações;

• Incentivar a interpretação de textos por meio de exercícios;

• Praticar a resolução de problemas utilizando cartaz explicativo,;

• Ter facilidade em aplicar as operações matemáticas corretas nos problemas propostos.

Metodologia:

1º DIA: Iniciaremos este momento explicando aos alunos que participarão deste projeto de dificuldade, falando que faz parte também do nosso estágio do curso de Pedagogia e que os assuntos foram sugeridos pela professora da turma.

A primeira atividade proposta será a confecção de um passo a passo para a resolução de problemas matemáticos. Este cartaz é utilizado por alguns professores da escola, mas na sala do 5º ano não observamos. Ele é formado por etapas onde explica que, em primeiro lugar devemos compreender o problema lendo várias vezes, grifando os dados e as perguntas. Em segundo lugar deve-se elaborar um plano, organizando os dados e fazendo um esquema para que fique mais claro do que o problema trata. No terceiro passo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (69.6 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com