TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Inclusão Do Ensino Da Cultura Indígena No Currículo Escolar

Por:   •  30/5/2021  •  Projeto de pesquisa  •  969 Palavras (4 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da inclusão do ensino da cultura indígena no currículo escolar.

2 Introdução

A partir da atividade desenvolvida com alunos do ensino fundamental, na qual teve como principais objetivos, como por exemplo, incentivar o respeito à diversidade cultural, que incluiu apresentações típicas para pais e comunidade, objetivando também o resgate de valores dos povos indígenas e incentivando assim o respeito à diversidade cultural. A atividade contou com a inclusão dos alunos com necessidades especiais, e também a utilização de diversas formas de linguagem para representar aspectos culturais indígenas. Uma das propostas executadas foi à criação de peças de teatros, danças, rituais, maquetes e contando também com um coral onde a temática indígena, contando inclusive com os estudantes com deficiência auditiva participando com uma canção em libras, a linguagem dos sinais.

Os trabalhos podem ser expostos pelos alunos. Os alunos também puderam confeccionar colares, brincos, chocalhos e outros objetos típicos do cotidiano de diversas tribos nacionais.

A cultura indígena possui uma relevância fundamental na construção da identidade nacional brasileira. Ela está presente em diversos elementos culturais como na dança, festas populares, culinária e, principalmente, na língua portuguesa brasileira, sendo fruto do processo de aculturação entre povos indígenas, negros e europeus. O que é conhecido como cultura indígena é, na verdade, um resumo das características gerais que vários povos compartilhavam.

3 Objetivos Gerais (e específicos)

Objetivo Especifica:

O objetivo do projeto: chamar a atenção dos alunos para essa cultura, tão rica e diversa quanto esquecida.

Oportunizar memorização, integração do grupo, concentração e aprendizagem.

Objetivo geral:

Estabelecer laços de companheirismo, solidariedade e união em classes.

Desenvolver o hábito de ouvir com interesse as informações trazidas.

Incentivar o desenvolvimento de manifestações sócio-educativas e culturais no âmbito escolar.

Demonstrar atitudes de respeito às tradições culturais.

Contribuir e estimular a capacidade de abstração e o talento de adolescentes, além de ajudá-los a reconhecer a importância da cultura indígena para nosso povo.

A memorável data de 19 de abril, celebrada o dia do índio, porém, não somente por causa da data que devemos lembrar-nos de um povo, tão brasileiro quanto qualquer um de nós.

4 Metas

Considerando a importância que a escola tem em estar constantemente em contato com as tradições do país, eis a necessidade de inserir no currículo escolar os elementos da cultura indígena. Sancionada em 11 de março de 2008, a lei obriga as escolas a incluir elementos da cultura indígena no currículo escolar, determinando que os sistemas normativos das culturas afro-brasileira e indígena integrem o conteúdo do Ensino Fundamental, dando ênfase em História, tanto na rede particular quanto pública.

A lei tende a beneficiar a formação curricular, visto que irá gerar abordagens inovadoras em relação à história indígena nas escolas.

O resultado esperado totalmente satisfatório, pois os alunos conseguem interagir entre si e os professores percebendo assim o interesse de seus alunos, com a diversidade cultural eles aprendem a respeitar o espaço do outro, momentos e regras.

5 Justificativa

Através da necessidade de conhecer e resgatar a nossa cultura é que foi pensado na realização deste projeto, resgatando raízes, cujo intuito é incentivar os estudantes a valorizar nossas historias culturais.

O Projeto aposta na formação desses adolescentes, para que possam por seus próprios esforços lutar por uma melhor qualidade de vida e conquista de sua cidadania.

6 Metodologia

O trabalho foi realizado com intuito de desenvolver a contação de histórias, musicalização , apresentação de objetos marcantes que fazem parte da historia cultural, também criar junto com os alunos situações que remetem o fato,tudo de forma prazerosa e que pudesse despertar o interesse trazendo o contexto histórico.

Com os procedimentos abordados foi trabalhado também a forma de interpretação de cada aluno sobre o conteúdo ,levando a pratica ao ensino-aprendizagem.

7 Cronograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com