TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Psicologia na Educação

Por:   •  14/6/2015  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da Atividade:

A atividade a ser desenvolvida nessa unidade é a realização de um Quadro-Síntese sobre a importância da Psicologia para a Educação.

No Quadro Síntese deverá ser feito apontamentos sobre a área de conhecimento da Psicologia e suas contribuições para a Educação (Educação Infantil, Alfabetização e Formação de Professores).

Segue abaixo, a elaboração do meu quadro-síntese:

A IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

EDUCAÇÃO INFANTIL * Favorece o conhecimento e a compreensão do desenvolvimento da criança, abrangendo aspectos físicos e motores nas diferentes fases.

*Através dos conhecimentos fundamentais das fases do desenvolvimento infantil, permite-se uma melhor adequação e planejamento das atividades pedagógicas.

* Contribuição com a educação mais inclusiva, com estudos voltados para as necessidades educativas especiais, tornando possível uma melhor elaboração e desenvolvimento curricular da educação formal, incluindo a criança portadora de necessidades especiais em todo o processo educacional.

ALFABETIZAÇÃO * Desenvolvimento do processo de alfabetização, ampliando os conhecimentos para uma melhor compreensão dos processos educacionais de alfabetização. Percepção quanto a capacidade de aprendizagem e progresso nos estudos realizados pela criança.

* Permitir reflexões dialógicas, favorecendo a troca de experiências, estimulando a reflexão sobre a realidade social.

* O docente interage juntamente com o aluno, colaborando para a resolução e enfrentamento de problemas no processo da formação crítica do sujeito.

FORMAÇÃO DE PROFESSORES *Auxilio na formação de professores, desde a sua formação inicial, fornecendo elementos para que o profissional encontre sua identidade profissional, auxiliando na busca da identidade pedagógica.

*Aperfeiçoamento profissional através de pesquisas e estudos de novos conhecimentos profissionais, levando a aprendizagem continuada por todos os anos do exercício da profissão

*Orientação sobre o poder de liderança que o professor exerce, como ele é capaz de influenciar e orientar a transformação do indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.8 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com