TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Psicomotricidade em Alunos com Autismo Entre 1 e 5 anos de Idade.

Por:   •  31/10/2018  •  Artigo  •  1.541 Palavras (7 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 7

A importância da psicomotricidade em crianças com autismo de 1 a 5 anos de idade

Grasiane Zagne Pacheco

Resumo

Este trabalho aborda a questão da psicomotricidade e autismo, mostrando que ela destaca a relação entre a motricidade, a mente e a afetividade, facilitando a aproximação geral do indivíduo. Estudos comprovam que quanto mais cedo a detecção, mais eficazes serão as intervenções, reduzindo assim, os principais sintomas do transtorno, melhorando o nível intelectual e atenção social, favorecendo a adaptação das regras e rotina e aumentando a capacidade de comunicação e linguagem. 

Palavras-chave: Autismo. Psicomotricidade. Aprendizado. Criança.

1. Introdução

Desde a nossa concepção lidamos com movimentos corporais que, aliados a emoções e ações, amadurecem e projetam uma forte estrutura que influi diretamente no comportamento do indivíduo.

Até antes mesmo de seu nascimento o ser humano já começa a desenvolver-se, no entanto, é após seu nascimento que começa a receber estímulos, e quanto mais estímulos recebe, maiores são as chances do desenvolvimento.

A dificuldade autista via de regra é um severo desequilíbrio que apresenta um panorama de malefícios na relação social, comunicação e função lúdica.

2. Elementos básicos da psicomotricidade

O desenvolvimento durante os primeiros anos de vida é o momento no qual ocorrem diversos processos fisiológicos relacionados a aspectos emocionais e motores, sendo estes importantes para a maturação normal do indivíduo. É necessário que haja investimento no desenvolvimento global da criança para que esta possa se desenvolver corretamente. Para isso a criança precisa possuir domínio de alguns gestos motores, sendo eles: estruturação espacial, estruturação corporal; esquema corporal; equilíbrio; ritmo; lateralidade; coordenação motora global; coordenação motora fina. A estruturação espacial ocorre quando o indivíduo toma consciência de seu corpo em relação ao meio que está inserido. A estruturação temporal ocorre quando o indivíduo possui o conhecimento da ação e movimenta-se em determinado local com a capacidade de adaptar-se as limitações do espaço. É uma construção mental desempenhada através dos movimentos em relação aos objetos inseridos no ambiente (OLIVEIRA, 2002). O indivíduo que possui um boa estruturação espacial consegue ter noção do lugar ocupado por ela, por outras pessoas e coisas, ou seja, ele possui maior controle e domínio corporal (FONTANA, 2012). Estruturação corporal é a predisposição de calcular o tempo dentro da ação, organizar-se a partir da própria velocidade, e situar-se no momento presente relacionando o antes e depois, avaliando o movimento e diferenciando a rapidez e a lentidão (OLIVEIRA, 2002). No início a criança apresenta dificuldades em compreender o tempo, pois possui um ritmo de tempo próprio e demonstra através de suas necessidades biológicas. Portanto, é necessário que haja um ajuste, por parte da mesma, dos seus ritmos corporais ás condições impostas pelo ambiente. Esquema corporal é a impressão que o indivíduo tem de seu próprio corpo relacionado ao meio que se vive. Esse elemento é básico para a formação da personalidade do indivíduo. Assim, ao sentir-se bem com seu corpo, situará seus membros a fim de modificar suas descobertas e consequentemente localizar objetos, pessoas e acontecimentos. As informações cenestésicas ou proprioceptivas auxiliam na construção do conhecimento da criança sobre seu corpo e o crescimento deste, com o ajuste e a modificação de seu esquema corporal. Com esse conhecimento é possível que a criança manipule e utilize o corpo para se relacionar com o mundo à sua volta (LE BOULCH, 1982).

2.1 A Psicomotricidade na Educação Infantil para alunos com autismo

Sabe-se que uma das habilidades que estão em defasagem nas crianças com autismo são as habilidades de esquema corporal. O esquema corporal dentro das habilidades motoras é aquela habilidade que a criança tem em associar as partes do corpo, é a compreensão do corpo, é a percepção corporal. É a discriminação, o entendimento, a função de cada parte do corpo.

Uma das dificuldades que o autista encontra é de coerência central, que é de síntese de organização de partes. Desta forma o esquema corporal é uma habilidade fundamental para qualquer tipo de criança, e nas crianças com autismo ela é fundamental porque eu não posso controlar aquilo que eu não conheço. Então as habilidades do corpo, esquema corporal, ele é de fundamental importância.

A linguagem que o autista tem de maior peso é a corporal. Ele fala o tempo todo através de seu corpo e símbolos, mas nós temos que estar atentos para poder compreender, usando isso como grande exploração da psicomotricidade.

O objetivo da psicomotricidade é auxiliar no desenvolvimento das capacidades motoras e criativas do ser humano de forma globalizada. Segundo Jersild (1971), as pessoas possuem uma visão de si próprias através da influência que tem sobre a percepção de seu corpo e suas peculiaridades de força. O primeiro contato do ser humano com o mundo é pelo movimento, este é um dos principais fatores que dá ao homem o desenvolvimento físico. O mesmo, o acompanhará por toda a vida, desde a infância até a vida adulta e também se fará presente em suas atividades profissionais. Para as crianças com autismo na Educação Infantil, a psicomotricidade desempenha um papel muito importante, uma vez que, a mesma proporcionará a criança um melhor domínio do seu corpo, tornando-se, desta forma, um fator essencial e indispensável para seu desenvolvimento global. A psicomotricidade quando inserida no Ensino Infantil, deve incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida da criança, pois a base do processo intelectivo da mesma se encontra na estrutura da Educação Psicomotora, ou seja, quando a criança apresenta um problema, na maioria das vezes este, está ligado ao desenvolvimento psicomotor. Desta forma, faz-se necessário a utilização dos processos básicos da psicomotricidade, que são eles: esquema corporal, lateralidade, estrutura espacial, orientação temporal e pré-escrita.

Piaget (1987), afirma que, com a prática da atividade corporal a criança pensa, aprende, cria e enfrenta seus problemas. Portanto, percebemos que a atividade mental e motora está interligada, uma influenciando a outra, através de seus componentes essenciais, o cognitivo e o sócio afetivo. Para Monteiro (2007), no ambiente escolar a criança adquire diversos tipos de conhecimento e a psicomotricidade, por sua vez, ocupa lugar de destaque, pois possibilita ao aluno uma formação integral, através do movimento. Trabalhar a psicomotricidade, através da Educação Física na Educação Infantil, é desenvolver o lado motor e intelectual das crianças. A criança ao explorar o ambiente, vive experiências concretas, que são indispensáveis para o desenvolvimento intelectual, isso faz com que a mesma tome consciência de si e do mundo que a cerca. Ao nascer a criança já apresenta sua principal característica: o movimento motriz voluntário. Entre os animais, o homem é o que mais demora a desenvolver a maturidade motora. A primeira etapa da educação básica, tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança, a inserção da psicomotricidade nesta fase é de grande importância, uma vez que esta irá proporcionar ao aluno um conhecimento mais amplo e completo do corpo e do ambiente que lhe rodeia. Além de melhorar seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e emocional. Na Pré Escola é que vemos o quanto é importante o desenvolvimento das habilidades básicas, pois estas são essenciais para que haja o fornecimento de pré-requisitos que serão necessários na aprendizagem da leitura e da escrita. É preciso estra atento para que nenhuma perturbação passe despercebida e seja tratada a tempo, para que a capacidade futura da criança não seja afetada. Através dos movimentos espontâneos da criança, ela expressa os pensamentos e sentimentos que muitas vezes são reprimidos ou arquivados em seu subconsciente, por qualquer que seja o motivo. A psicomotricidade permite que o professor compreenda como a criança toma consciência do seu corpo, como também da possibilidades que há para se expressar através dele. Contudo, se faz necessário que ela vivencie diversas experiências durante seu processo de desenvolvimento. O desenvolvimento psicomotor da criança acontece harmoniosamente, prepara a criança para uma vida social próspera, pois, já domina seu corpo e o utiliza com desenvoltura, o que torna fácil e equilibrado seu contato com os outros. As relações afetivas e as aprendizagens psicomotoras estão interligadas. A psicomotricidade é abrangente e pode contribuir de forma plena para os objetivos na educação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (105.9 Kb)   docx (14.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com