TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicomotricidade: Reeducar os movimentos na terceira idade

Por:   •  22/4/2018  •  Artigo  •  1.763 Palavras (8 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 8

Psicomotricidade: Reeducar os movimentos na Terceira Idade[1]

Jair Brizídio[2]

Maria Elci Vieira Albuquerque[3]

Claudia de Brito Bidinoto[4]

RESUMO: O presente artigo tem como objetivo abordar a reeducação dos movimentos na terceira idade, através da psicomotricidade. Este trabalho foi realizado por intermédio de pesquisas biográficas e documentos publicados, onde aborda o idoso não como sinônimo de inútil e dependente. Mas como pessoas capazes de viver e expressar suas experiências pessoais e profissionais. O envelhecimento é algo natural do ser humano, proveniente de diversos fatores e com ele vem o retrocesso psicomotor, consequentemente a perda de massa muscular, limitação da visão e retardo nos movimentos que antes eram executados com rapidez e destreza. No Brasil a população de pessoas que possui sessenta anos ou mais, cresce de uma maneira surpreendente. Em 2011 já havia alcançado 23,5 milhões de idosos e até 2025 chegará ao 31,8 milhões. Há uma estimativa da ONU que aponta o crescimento da população de idosos no mundo até 2020 será de aproximadamente 1,2 bilhão e irá triplicar ate 2050. Usar a ciência em prol da melhor qualidade de vida é sem duvida a maneira mais inteligente que se possa imaginar. Ao invés de criar verdadeiros depósitos, onde são deixadas as pessoas consideradas sem prestigio social, os chamados “abrigos” sem haver um acompanhamento profissional. Investir no envelhecimento saudável e ativo é um dos brilhantes papeis da psicomotricidade, abrindo oportunidades para pensar, sonhar e viver com autonomia.

PALAVRAS CHAVES: Reeducar os movimentos, Terceira Idade, autonomia.

INTRODUÇÃO

A finalidade deste artigo é mostrar a importância da psicomotricidade na reeducação dos movimentos psicomotores das pessoas e principalmente os idosos. Como é de conhecimento publico o envelhecimento não é uma doença e sim um acontecimento natural na vida de todo ser vivo. Por ser natural significa que quase todos irão passar por essa fase, e terão mudanças característica ao modo de vida de cada individuo. A perda da mobilidade funcional (movimentos básicos), funcionalidade psicomotoras, geralmente influencia seu aspecto psicológico, ou seja, sensação de dependência alheia.

O desafio desse artigo é mostrar de modo resumido ao leitor que através da execução de atividades educativa e reeducativa dos movimentos é possível envelhecer ser perder autoestima e manter suas capacidades funcionais. Tratar o idoso como invalido e incapaz é ignorar sua experiência e sabedoria. Como a população de idosos cresce em ritmo mais acelerado do que a dos mais jovens, significa que uma boa parte sociedade está ficando no esquecimento. A psicomotricidade como ciência da saúde tem a preocupação de transmitir e aplicar esses conhecimentos que até então não eram divulgados. Só para realçar ainda mais essas afirmações, Fatima Alves, 2003 diz:

                                “O corpo envelhece e o cérebro fica lento, são verdades e fatos, mas

quando lhe são permitido que eles sejam jovens, o “velho” faz querer viver, sonhar e planejar um pouco mais.” Fatima Alves, 2013

        É necessário que os idosos se sintam participantes da sociedade, percebam que seus valores, experiências e sabedoria não são obsoletos.

DEFINIÇÃO

O que é Psicomotricidade

Esse termo foi usado em 1909 por Dupré para discutir os primeiros estudos sobre a Debilidade motora, registrar as zonas do córtex cerebral mais além das regiões motoras. Depois foram descobrindo que haviam outros transtornos graves originados sem traumas ou lesões cerebrais percebidas. Através de investigações foram descobertos os distúrbios das atividades gestuais. Foi a partir das pesquisas de Wallon medico, psicólogo que afirmou que o movimento sendo a única expressão e instrumento do desenvolvimento das funções motoras e mentais. Enquanto que seus antecessores estudavam o corpo separadamente, Wallon trabalhava o corpo como um conjunto integrado, cognitivo e afetivo. No Brasil segundo ABP, a psicomotricidade ocorreu como os profissionais que foram à França especializar-se em clinica infantil e depois em psicomotricidade com Ajuriaguerra e ao retornarem montaram os primeiros centros de estudos no Rio de Janeiro e São Paulo. Em razão do seu objeto de estudo, ser o individuo em movimento e suas relações do homem com o meio externo e interno. Introduzir essa ciência para promover e incentivar a pratica do movimento em todas as etapas da vida é fundamental para um despertar de uma população cada vez envelhecida.

Como esta é uma fase inevitável e trazem diversas transformações para o corpo do individuo. Nessa nova etapa da vida o idoso sofre as limitações do corpo, perda da vitalidade, reflexos, raciocínio e a retração da coordenação dos movimentos. Por essa e outras razões que psicomotricidade exerce um papel preventivo, educativo e reeducativo.

Wallon em uma de suas obras dizia:

“Quando o agir é intencional e o ato é mental são integrados pela linguagem interior e se manifesta com mais intensidade que o cerca, concebendo a formação integral do ser através de diversos aspectos, cognitivos afetivos, motor e emocional criando dessa forma os princípios determinantes do desenvolvimento humano”.  

Observando essa afirmação nos faz refletir quão complexa é a função cognitiva do ser humano. Organizar seus movimentos, pensar, agir e tudo de forma que organizada e não como atividade mecânica. A psicomotricidade como ciência não se limita si a articulação dos movimentos, ela relaciona os o máximo da ação participativa com o ato em si. Havendo neste caso uma imagem mental que é caracterizando o pensamento. Olhar a terceira idade pela perspectiva da psicomotricidade e dar ao idoso a autoconfiança e autoestima. Pois, a inatividade psicomotora gera um déficit de condicionamento funcional ocasionando perdas nas suas execuções laborais.

FUNCIONALIDADES DO IDOSO

        O idoso que possui uma vida ativa (psicomotora) aumenta sua expectativa de vida e a torna mais prazerosa.

        Matsudo (2001, p.195) nos mostra níveis de funcionalidade do idoso.

  1. Idoso fisicamente depende: individuo que não realiza higiene pessoal, alimentação, vestuário, locomoção pela casa de forma segura e independente. ABVD
  2. Idoso fisicamente frágil: indivíduos que realiza as atividades básicas da vida diária, mais não realiza nenhuma atividade instrumental; ir às compras, ir ao banco, visitar amigos, ir ao cinema e cozinhar. AIVD
  3. Idoso fisicamente independente: Aquele que vive sem sintomas de doenças crônicas, no entanto vive cabisbaixo, sem condicionamento físico.
  4. Idoso fisicamente ativo: Individuo que se exercita, fazendo atividades psicomotoras, lúdicas e físicas pelo menos duas ou três vezes por semana, visando a saúde, bem estar ou pelo prazer.
  5. Idoso atleta: individuo que treina quase que diariamente e compete nas categoria de sua faixa etária e pratica outros esporte.

Segundo Mcardle et all (2007, p. 907) afirma da seguinte maneira:

“Apesar da idade, os idosos podem ser rápidos e possuir características presentes em pessoas mais jovens”.

A atividade motora retarda o declínio da capacidade funcional associada ao envelhecimento.

INTERVENÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (93.8 Kb)   docx (17.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com