TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  7/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 14

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jucilene Andrade de Lima

Priscila Aparecida Souza da Silva

Professora Orientadora: Profª. Ma. Maiara De Oliveira Nogueira Klava

RESUMO

O presente artigo visa analisar a importância do brincar no desenvolvimento e aprendizagem na Educação Infantil. Tem como objetivo incentivar a idéia do uso das brincadeiras e jogos em sala de aula, sendo que estes contribuem para o desenvolvimento cognitivo, físico e ainda possibilita que a criança desenvolva novas habilidades de comunicação e expressão de seus sentimentos e/ou conflitos internos. Sabemos que além de serem prazerosas para as crianças, proporcionando aprendizado, as brincadeiras são aliadas dos pais professores, que através destas conseguem compreender melhor os pensamentos sobre o mundo ao redor da criança, por meio da brincadeira a criança passa a construir novas reflexões, passa a defender suas idéias e a ser mais criativo. Por meio desse artigo, poderemos compreender melhor as ações do brincar, através da contribuição de alguns autores, e pesquisas realizadas no âmbito escolar, trazendo algumas averiguações e constatações observadas durantes as observações. Sendo assim, este estudo nos proporcionará uma visão mais critica e consciente acerca da importância do brincar na educação infantil e suas contribuições para o desenvolvimento integral da criança.

Palavras chave: educação infantil, brincar, desenvolvimento.

SUMMARY


This article aims to analyze the importance of play in the development and learning in early childhood education. Aims to encourage the idea of ​​using fun and games in the classroom, and these contribute to the cognitive, physical and also allows children to develop new communication skills and expression of your feelings and / or internal conflicts. We know that in addition to being enjoyable for children, providing learning the games are allies of parents teachers, who through these can better understand the thoughts about the world around the child, through play the child begins to build new thinking passes to defend their ideas and be more creative. Through this article, we can better understand the action of the play, through the contribution of some authors, and research conducted in schools, bringing some inquiries and findings observed Durant’s observations. Thus, this study will give us a more critical vision and conscious of the importance of play in early childhood education and their contributions to the development of children.

Keywords: early childhood education, play, development.

  1. Introdução

        

O presente trabalho tem por objetivo investigar a importância do brincar na educação infantil, em sala de alunos com três anos, visando destacar o brincar como parte fundamental no processo de construção do conhecimento e desenvolvimento das habilidades no processo de aprendizagem.

Sabemos que as brincadeiras contribuem para desenvolvimento da criança em vários aspectos: motor, emocional, cognitivo, etc. Segundo Kishimoto (1994), a brincadeira cria uma ponte entre a realidade e a fantasia, onde a criança cria inúmeras possibilidades de se expressar, e demonstrar seus conflitos internos, e consequentemente encontrar maneiras de resolvê-los, por meio de imitação, ampliando suas habilidades linguísticas, psicomotoras, afetivas, sociais e cognitivas.

Buscamos descrever como a brincadeira aplicada e conduzida de maneira correta, pode contribuir para o processo de ensino e aprendizagem do educando. Por isso realizamos uma pesquisa qualitativa, por meio de analise em sala de aula de alunos na faixa etária de três anos, para que possamos descrever se as brincadeiras vêm sendo aplicadas com uma finalidade metodológica.

Relatamos as contribuições no que diz respeito à facilitação do processo de aprendizagem  tanto para o professor quanto para o aluno. A pesquisa foi realizada em um CEINF (Centro de Educação Infantil), na cidade de Campo Grande, sendo estas instituições públicas de ensino do município.

Dessa forma, abordamos a importância das brincadeiras no contexto escolar, no sentido de auxiliar a transposição dos conteúdos para o mundo imaginário da criança, ou seja, ela aprende brincando. É preciso que o educador enquanto mediador do conhecimento reconheça essa importância, ainda mais na atualidade, com essa realidade que nos cerca, em que o tempo para brincar está sendo subestimado pelas novas tecnologias, onde a criança mudou muito o seu interesse e jeito de brincar.

A educação infantil é um período fundamental no desenvolvimento emocional e cognitivo da criança, implicando de forma geral no desenvolvimento de sua vida e no convívio em sociedade. A criança precisa brincar para desenvolver suas capacidades de interação, habilidades motoras e seus aspectos afetivos. Através da brincadeira a criança entra em equilíbrio entre suas fantasias e a realidade do mundo à sua volta, e isso favorece a formação do caráter e personalidade da mesma.

Dessa forma, mostramos por meio dessa pesquisa, as potencialidades que a brincadeira traz quando utilizada como recurso pedagógico ao ser trabalhado ludicamente com criança, não deixando de lado a seriedade e importância que os conteúdos a serem apresentados, pelo contrário, busca-se através do lúdico facilitar o processo de ensino aprendizagem de modo que a criança passe a comunicar-se consigo mesma e com o mundo, aceitar a existência do próximo, estabelecer relações sociais, construir conhecimento, e assim desenvolver-se integralmente.

Com isso, esse estudo objetiva incentivar a idéia de que as brincadeiras são atividades capazes de contribuir para o desenvolvimento cognitivo, físico e ampliar as possibilidades lingüísticas, psicomotoras, afetivas, cognitivas e sociais da criança, quanto a averiguação da prática em sala de aula em relação aos profissionais de ensino, se vem cumprindo seu papel, e se estão cientes dessa importância dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento integral da criança, ainda se os jogos e brincadeiras estão sendo aplicadas adequadamente quanto a faixa etária, objetos utilizados e objetivos propostos, e se estes estão possibilitado aos educando a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e criatividade.

 Baseado em algumas teorias Piagetianas e Vygotskianas, podemos enfatizar ainda mais a importância do brincar para a formação integral do educando. Através das brincadeiras a criança abre um leque de conhecimento e entendimento em relação a sua percepção de mundo, sendo que essa prática vai cada vez mais se aperfeiçoando. Ao brincar a criança permite a construção de novas possibilidades de ação que estão interligados em outros fatores de desenvolvimento como, afetividade, motricidade, percepção, representação, memória, linguagem e entre outras ações cognitivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.1 Kb)   pdf (162.2 Kb)   docx (20.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com