TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  9/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

A IMPORTANCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

RESUMO

O presente estudo tem como finalidade analisar como o brincar influencia no aprendizado e desenvolvimento das crianças na Educação Infantil. O ato de brincar não deve ser levado em conta apenas como um modo pelo qual as crianças brincam e se divertem. É por meio deste processo, que a criança assimila conhecimentos que levará para sua vida futura. A partir de pesquisas bibliográficas acerca do tema em questão, é possível constatar que a criança aprende brincando. Neste sentido, ao brincar, a criança desenvolve potencialidades e habilidades que contribuirão para o seu crescimento pessoal e social. Considerando esses aspectos, é fundamental que o educador englobe em suas atividades os jogos, os brinquedos e as brincadeiras levando em conta que eles devem ser utilizados como recursos pedagógicos que facilitarão o desenvolvimento e a aprendizagem infantil.

Palavras-Chave: Educação Infantil, Brincar, Criança, Ensino-Aprendizagem, Socialização. Desenvolvimento.

  1. INTRODUÇÃO:

A Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica fundamental na vida da criança. É nesta fase que ela observa, absorve conhecimentos e expressa seus sentimentos. Tem como objetivo principal desenvolver características cognitivas e motoras da criança. Começou a ganhar uma importância significativa por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB – 1996) que a definiu como a primeira etapa da Educação Básica. Tem como função dois processos: o cuidar e o educar levando em conta que é impossível educar sem afetividade.

Neste sentido, o Brincar na Educação Infantil é de suma importância para o desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social da criança. Toda criança tem o direito de brincar, pois através deste ato espontâneo e prazeroso, as crianças interagem e socializam entre si. Elas têm a capacidade de viajar num mundo imaginário que contribui para o seu desenvolvimento biológico, psicológico, social e cultural. Ao brincar, elas demonstram como compreendem os fatos que ocorrem no meio em que estão inseridas.

Brincar, portanto, é uma atividade natural que diverte, distrai e estimula a autoconfiança da criança. Dessa forma, levando em conta que a criança se satisfaz por meio do brincar, os jogos e as brincadeiras podem ser utilizados como ferramentas estimuladoras, facilitadoras e enriquecedoras que favorecem todo o processo para a obtenção da aprendizagem. Contudo, o ato de brincar, não deve ser considerado apenas como mero meio de distração e divertimento para as crianças.

Segundo o Referencial Curricular Nacional (1998, p.30):

O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de conhecimento humano. Na instituição de Educação Infantil, o professor constitui-se, portanto, no parceiro mais experiente, por excelência, cuja função é propiciar e garantir um ambiente rico, prazeroso, saudável e não discriminatório de experiências educativas e sociais variadas.

Cabe ao educador promover atividades que estimulem o desenvolvimento global da criança, levando em conta os aspectos da linguagem, do cognitivo, motor, social e afetivo. Assim, o professor deve elaborar propostas de trabalho que incorporem atividades lúdicas no cotidiano escolar, organizar ambientes ricos que promovam todos os tipos de brincadeiras sendo elas espontâneas, criativas, estruturadas ou imaginativas.

Os jogos, os brinquedos e as brincadeiras devem fazer parte da rotina da criança seja em seu momento de lazer, seja no ambiente escolar, pois as atividades praticadas por meio do brincar fazem com que a criança amplie conhecimentos sobre si, sobre os outros e sobre o mundo que está ao seu redor. É através do brincar que a criança tem a oportunidade de adquirir experiências, estabelecer relações sociais e desenvolver-se integralmente.

  1. PROBLEMA:

De que forma os jogos e as brincadeiras podem contribuir para o desenvolvimento e a aprendizagem das crianças no contexto escolar?

  1. JUSTIFICATIVA:

Brincar é um processo fundamental na vida da criança. É um ato espontâneo e prazeroso onde através dele a criança é capaz de criar e recriar histórias e desenvolver potencialidades. Ele auxilia na construção do conhecimento, desenvolvimento físico e mental e social da criança. Piaget (1971) diz que o desenvolvimento da criança acontece através do lúdico, ou seja, ela precisa brincar para crescer. Ao brincar, a criança tem a oportunidade de expressar de forma simbólica, suas fantasias, medos, desejos, e, a partir dessas experiências, construírem conhecimentos. É por meio das brincadeiras que a criança expõe o que sabe e aprende coisas novas além de adquirir habilidades primordiais que contribuirão para seu desenvolvimento cognitivo, motor, social e afetivo.

  1. OBJETIVOS GERAIS:
  • Refletir sobre a importância do brincar na Educação Infantil que é um período importante para a criança no que diz respeito ao seu desenvolvimento e aprendizagem.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  • Compreender como a criança se relaciona com o mundo e desenvolve potencialidades e habilidades através do brincar;
  • Identificar e reconhecer as atividades lúdicas que melhor auxiliam o desenvolvimento infantil;
  • Conscientizar os educadores sobre a importância dos jogos e das brincadeiras levando-os a compreender o importante papel que eles exercem neste processo de conhecimento, socialização e construção da identidade infantil.
  1. METODOLOGIA:

Para o desenvolvimento deste trabalho o método utilizado foi a pesquisa bibliográfica. Toda a fundamentação teórica foi baseada utilizando como fonte de estudos obras de conceituados autores dentre eles Vygotsky, Piaget, Kishimoto, Friedmann que oferecem meios que auxiliam na elaboração da pesquisa. Para a abordagem do tema em questão, foram feitas leituras e fichamentos através de livros, revistas e materiais disponibilizados na Internet de relevante importância sobre o tema.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO:

De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. Ela estabelece as bases da personalidade humana, da inteligência, da vida emocional, da socialização da criança. Na Educação Infantil, o brincar é primordial, é uma forma de a criança descobrir o mundo, se comunicar e se inserir em um contexto social. Portanto, é essencial para o desenvolvimento da aprendizagem e deve estar presente para que a criança possa expressar aquilo que tem dificuldades de traduzir em palavras. Através do ato de brincar, a criança tem a capacidade de desenvolver a confiança em si mesma, sua imaginação, a autoestima, o autocontrole, a cooperação e a criatividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com