TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  2/5/2018  •  Monografia  •  4.920 Palavras (20 Páginas)  •  276 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


AZEVEDO, Renata Aparecida de Oliveira. A Importância do Brincar na Educação Infantil. 2017. 29 folhas. Trabalho de Conclusão de Curso de Pedagogia-Licenciatura, Universidade Pitágoras Unopar, Lagoa da Prata, 2017.

                                                            RESUMO

Ao longo deste projeto de ensino irei contextualizar, através de todas as pesquisas que realizei acerca da relevância do brincar e da ludicidade nos anos iniciais, com ênfase na idade de 0 à 5 anos. Irei destacar, o brincar no desenvolvimento significativo da aprendizagem na educação infantil, o real significado do brincar, que vem se perdendo com os passar das gerações, o modo com que ele auxilia que o infante comunique-se consigo mesmo e com o mundo, entenda e estabeleça o valor das relações sociais, construa conhecimentos, desenvolvendo-se integralmente, e ainda, os benefícios que o brincar proporciona no ensino-aprendizagem infantil. É importante perceber e incentivar a capacidade criadora das crianças, portanto, professores e educadores, devem estar dispostos a criar estratégias que proporcione uma otimização do ensino, valendo-se de todos os materiais que a instituição lhe oferece e de tudo aquilo que também pode confeccionar a partir de materiais recicláveis. O Educador não deve esquecer de seu importantíssimo papel nas escolas, portanto devem olhar o meio na perspectiva da lógica infantil. Ao realizar este projeto, pesquisei muito sobre o assunto. Realizei pesquisas em livros da UNOPAR fornecidos pelo Polo Presencial de Lagoa da Prata, artigos científicos, revistas de cunho educacional, sites acadêmicos variados, e efetuei uma vasta pesquisa bibliográfica sobre diversos autores, onde estabeleci minha linha de pensamento, no desenvolvimento deste trabalho. O brincar faz parte da vivência infantil, porém o que se pretende destacar é o desenvolvimento intelectual cognitivo que desencadeia com as crianças quando as mesmas brincam, e que a as brincadeiras são de extrema importância na instituição escolar, pois o educador que emprega esse recurso poderá desenvolver em seus alunos o conhecimento de mundo, socialização e a estimulação a sua coordenação motora, bem como de seus reflexos motores.

Palavras-chave: jogos. Brincadeiras. Educação Infantil. Ludicidade. Professo


                        SUMÁRIO

1. Introdução....................................................................................................

2 Revisão Bibliográfica ...................................................................................

3 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino...................................

3.1Tema e linha de pesquisa...........................................................................

3.2 Justificativa.................................................................................................

3.3 Problematização.........................................................................................

3.4 Objetivos....................................................................................................

3.5 Conteúdos.................................................................................................

3.6 Processo de desenvolvimento...................................................................

3.7 Tempo para a realização do projeto..........................................................

3.8 Recursos humanos e materiais..................................................................

3.9 Avaliação....................................................................................................

4 Considerações Finais...................................................................................

5 Referências..................................................................................................



  1. INTRODUÇÃO

A Brincadeira durante a infância é tido diversas vezes como algo banal, porém ao decorrer do curso de Pedagogia pude notar que essa ideia é extremamente equivocada, pelo contrário a brincadeira é algo muito sério. Ao longo deste projeto de ensino, que tem como linha de pesquisa à docência na educação infantil, irei explanar de modo mais intenso e detalhado o fato da Brincadeira e a Ludicidade serem tão essenciais na aprendizagem do infante, colocar também em questão, as estratégias que o professor deve desenvolver para que possa haver um processo de aprendizagem significativo.

É de conhecimento de todos do meio educacional infantil os benefícios que as brincadeiras proporcionam as crianças, como o desenvolvimento da percepção espacial, da sua oralidade bem como o desenvolvimento afetivo e também a socialização dentre tantos outros. Ao relembrar tais benefícios, percebemos que ao longo do curso obtive a oportunidade de estudar abundantemente este assunto em diversas disciplinas como: Arte, Educação e Música; Ludicidade e Educação, Organização e Didática na Educação Infantil; dentre várias outras que também englobaram este assunto. Dessa forma percebemos o quão importante é a compreensão dos educadores que atuam nessa área para com este assunto.

    Desse modo, foi abordada a importância de se utilizar os brinquedos e jogos em sala de aula, pois, assim, as crianças aprendem brincando, e com isso eles mostram mais interesse na aula, pois conteúdos e rotina fazem com que a criança se desanime e não queira ir à escola. Atividades dinâmicas de motivação, utilização de jogos pedagógicos, bem como os momentos de socialização e afetividade oportunizam aprendizagem por meio do mundo imaginário por isso inovem e renovem seus planos de aulas com aulas divertidas e construtivas.

A escolha deste tema se deu em virtude de meu interesse em atuar justamente na área da Educação Infantil. Esse apresso obtive ao realizar meu estágio obrigatório, onde observei e vivenciei no dia a dia tais práticas pedagógicas que envolvem as brincadeiras e o lúdico em si.  

Também por entender a necessidade que o infante possui de aprender utilizando toda sua imaginação, sua criatividade, de forma alegre e descontraída, que proporcione além do aprendizado, prazer. Pois acredito que desta forma, conseguiremos então possibilitar uma educação que desenvolve tanto o cognitivo, quanto o afetivo de forma adequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (216.1 Kb)   docx (341.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com