TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  19/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  9.034 Palavras (37 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 37

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

NOME DO CURSO

MAGNOGLEIDES ASSIS SANTOS SILVA

[pic 1]

O BRINCAR

A importância do brincar na Educação Infantil

Divinópolis

2018

O BRINCAR

A importância do brincar na Educação Infantil

Projeto de Ensino apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogia.

Orientador: Prof. Natália Gomes dos Santos

Divinópolis

2018

SILVA, MAGNOGLEIDES ASSIS SANTOS. O BRINCAR: A importância do brincar na educação infantil. Ano/ 2018. 27 folhas. Projeto de Ensino (Graduação em Pedagogia) – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, Divinópolis,2018.

RESUMO

A finalidade desta pesquisa é analisar a importância do brincar na educação infantil. Percebendo que o brincar é essencial na educação dos pequenos pois irá proporcionar o desenvolvimento motor e mental da criança. O estudo nos revela que brincar é lazer, mas é simultaneamente fonte do conhecimento e é esta dualidade que leva o professor a considerar o brincar como parte integrante da atividade educativa.Os principais autores embasamento teórico foram: Ariès (1981) Vygotsky 1984), Piaget(1978), Kishimoto (2002) entre outros, que abordam o ato de brincar na Educação Infantil. Ao profissional da Educação Infantil compete proporcionar aos seus educandos um ambiente rico em atividades lúdicas, já que estas são responsáveis por um desenvolvimento integral da criança. Quando brinca, a criança estimula atividade mental, social, e psicomotora. Exercita sua capacidade de construção e atenção, cria um mundo de possibilidades, de situações criadoras que levam a autonomia, diminui a agressividade, exercita a criatividade e aumenta a integração, promovendo socialização. Ao final deste trabalho concluí que cabe aos educadores, preocupados em garantir uma Educação de qualidade, recuperar a Ludicidade Infantil de nossos alunos.

Palavras-Chave: Brincar, professor, Educação Infantil,


SUMÁRIO

1 Introdução.......................................................................................................04

2 Revisão Bibliográfica .....................................................................................06

4 Processo de Desenvolvimento do Projeto de Ensino.....................................20

4.1Tema e linha de pesquisa.............................................................................20

4.2 Justificativa..................................................................................................20

4.3 Problematização..........................................................................................21

4.4 Objetivos......................................................................................................21

4.5 Conteúdos....................................................................................................21

4.Processo de desenvolvimento........................................................................21

4.7 Tempo para a realização do projeto............................................................22

4.8 Recursos humanos e materiais...................................................................22

4.9 Avaliação.....................................................................................................23

5 Considerações Finais.....................................................................................24

Referências........................................................................................................26

1 INTRODUÇÃO

Abordaremos neste texto considerações de diversos autores referentes ao histórico da educação infantil, visando darmos maior explanação ao tema, uma vez que a educação infantil surgiu quando as mulheres precisaram buscar seu espaço no mercado de trabalho. Para tanto analisaremos a importância do brincar na educação infantil, sendo que a educação de crianças de 0 a 6 anos desempenha um forte papel social.

Percebe-se que a inserção da mulher no mercado de trabalho, acarretou-se em várias mudanças na organização da composição familiar, a partir de então veio a preocupação do acolhimento dos filhos dessas mulheres, que seriam crianças de 0 a 6 anos, ou seja, um local apropriado para o atendimento de seus filhos. Portanto, a sociedade se tornou mais consciente da importância das experiências na primeira infância, assim ocorreu o movimento com a preocupação do cuidado com as crianças, esse movimento passou a ser aprovado pela constituição em 1988.        

Enfatizaremos um breve histórico sobre a educação infantil, sendo a expansão da educação no Brasil e no mundo tem ocorrido de forma crescente nas últimas década, acompanhando a intensificação da urbanização, a participação da mulher no mercado de trabalho e as mudanças na organização e estrutura das famílias. Por outro lado, a sociedade está mais consciente da importância das experiências na primeira infância, o que motiva demanda por uma educação institucional para crianças de zero a seis anos.

 No segundo capítulo vamos explanar sobre o conceito de brincar, intensificando que o brincar está presente em qualquer contexto histórico e social que a criança está inserida, ou seja em diferentes tempos e lugares. Que a brincadeira é recriada com seu poder de imaginação e criação. Sendo transmitida de forma expressiva de geração a geração, ou aprendendo nos grupos infantis, ou seja, nas brincadeiras de rua, nos parques, escolas e festas.        De tal modo, responder essas questões, no terceiro capítulo utilizamos como critérios da metodologia, o método quanti-qualitativo. Sendo assim, essa pesquisa emergiu-se do interesse em pesquisarmos e analisarmos as determinadas problemáticas no contexto da educação infantil, as dificuldades e a realidades dentro da sala de aula quanto o ato do brincar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)   pdf (261.6 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 36 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com