TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância do Brincar na Educação Infantil

Por:   •  12/4/2023  •  Resenha  •  916 Palavras (4 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 4

A Importância do brincar na Educação Infantil.

A temática desse tema é fazer uma reflexão sobre a importância do brincar na educação infantil, onde o mesmo pode ser inserido como uma ferramenta no planejamento dos educadores, sendo usado de forma lúdica, sempre com o intuito de poder ampliar e desenvolver o ensino-aprendizagem.

CONTEXTUALIZAÇÃO DO TEMA

A contextualização se dá pelo fato de que é possível usar o brincar como forma de aprendizagem, as brincadeiras precisam ser inseridas de forma prazerosa, dinâmica e leve, possibilitando momentos agradáveis e satisfatórios, com isso desenvolve a capacidade de autonomia, conhecimento e identidade. O brincar pode ser considerado de grande importância para o desenvolvimento infantil, pois através do mesmo a criança consegue desenvolver o aprendizado de forma lúdica e satisfatória. Desta maneira, denota-se que a criança tendo o brincar como um recurso pedagógico promove a diversão, além de outros pontos favoráveis.

PROBLEMA PESQUISA

A pesquisa levantada, teve como problemática:

Qual a importância do brincar na educação infantil com foco no desenvolvimento e aprendizagem da criança?

O brincar é de extrema importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, pois ajuda na socialização e interação com o meio em que vivem, sendo que é uma peça importante e fundamental na formação da aprendizagem, desenvolvimento e conhecimento em geral.

OBJETIVOS

O presente trabalho teve como objetivo geral:

Compreender a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil, com isso estimulando a socialização e interação das crianças com o meio em que vivem.

Desta forma também foi abordado alguns Objetivos Específicos:

Compreender a importância do brincar no processo de ensino e aprendizagem.

Proporcionar e desenvolver a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa.

Desenvolver na criança a criatividade, habilidade e imaginação.

JUSTIFICATIVA

A justificativa para a escolha desse tema foi poder mostrar a total relevância do brincar que é de suma importância na educação infantil. Pois é um importante veículo de comunicação, é por meio do mesmo que a criança reproduz o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de ensino e aprendizagem pois facilita a construção, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, uma relação estreita entre o brincar, aprendizagem e vida real. Através do brincar a criança consegue desenvolver capacidades importantes para o seu desenvolvimento, como atenção, memória, imaginação, também um melhor convívio com o outro, onde a criança aprende a interagir com o colega de classe com a divisão de brinquedos, montagem dos mesmos. Tudo isso serve para o aprendizado e desenvolvimento tanto intelectual quanto social. Também ajuda no desenvolvimento de áreas como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA: A pesquisa teve vários autores dentre eles vou destacar 3 que foram muito importantes para o embasamento desse trabalho:

*Vygotsky:

A Criança ao nascer já está imersa em um contexto social, e a brincadeira se torna importante para ela justamente na apropriação do mundo, na internalização dos conceitos desse ambiente externo a ela. (Vygotsky 2007)

Sabe-se que o brincar favorece o aprendizado, uma vez que brincando a criança consegue desenvolver tanto aprendizagem como a forma social, com isso consegue agrega valores aos seus conhecimentos reais.

*Piaget:

O brincar oferece à criança a oportunidade de assimilar o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com