TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância o Brincar na Educação Infantil

Por:   •  10/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo relatar e identificar a importância do brincar na Educação Infantil. Para a criança o brincar lhe transmite prazer, pois brincando elas são capazes de soltar a imaginação e é a partir daí que ocorre a aprendizagem e o melhor aprendem se divertindo.

Ao brincar a criança está explorando o mundo ao seu redor, se comunicando e socializando com os demais. Utilizar o lúdico na educação escolar é algo que além de ser prazeroso e benéfico, a criança aprende brincando. O educador através das brincadeiras conseguirá identificar as manifestações e pensamentos das crianças.

Com os avanços tecnológicos dos dias atuais, as brincadeiras e brinquedos mudaram bastante, mas para a criança o prazer de brincar continua sendo o mesmo. O brincar se torna algo mágico e juntar o brincar e o aprender na educação infantil é algo prazeroso. Onde podemos envolve-las em atividades lúdicas e faze-las interagir, assim aprender brincando.

Com esta pesquisa vamos poder analisar como a criança é capaz de descobrir o mundo, mesmo sendo através de uma simples brincadeira em um espaço escolar. Onde ela desenvolverá sua imaginação, habilidades, seu emocional e conseguirá ter autonomia de expressar suas opiniões diante de problemas que possam surgir, podendo assim ampliar seus horizontes através de atividades lúdicas.


JUSTIFICATIVA

Toda criança desde o nascer já gosta de brincar, de receber e transmitir um afeto ou um carinho. Através das atividades lúdicas e educativas as crianças aprendem a se socializar, descobrem o mundo e se socializam. Resolvem os mais variados tipos de situações, as vezes sozinhos e outras precisam da ajuda de outros, ou um adulto, ou uma criança que já saiba solucionar o problema.

Para um dos mais importante teórico da psicologia histórico cultural Vygotsky, a zona de desenvolvimento proximal é a distância entre o nível atual de desenvolvimento em que a criança é capaz de solucionar e resolver um problema, e o nível de desenvolvimento potencial, que é quando a criança necessita da ajuda de um adulto ou da colaboração de um amigo.

De acordo com Vygotsky 1984, pg.97;

A brincadeira cria para as crianças uma zona de desenvolvimento proximal que não é outra coisa senão a distância entre o nível atual de desenvolvimento, determinado pela capacidade de resolver independentemente um problema, e o nível atual de desenvolvimento potencial, determinado por meio da resolução de um problema sob a orientação de um adulto ou com a colaboração de um companheiro mais capaz.

O educador deve estar sempre atento e incentivando as ações das crianças, pois mesmo brincando elas estão aprendendo e nos ensinando.

Para Vygotsky (1999);

Se ignoramos as necessidades da criança e os incentivos que são eficazes para coloca-las em ação, nunca seremos capazes de entender seu avanço de um estágio de desenvolvimento para outro, porque todo avanço está conectado com uma mudança mais acentuada nas motivações, tendências e incentivos.

Os professores devem valorizar a ocupação das criança em tempos livres com brinquedos, valorizá-los como brinquedo pedagógico, não somente deixar as crianças em um espaço reservado com vários brinquedos ao redor dela. O educador deve incentivá-la, interagir com a criança, brincando de faz-de-conta, sabendo imaginar e criar com as diversas situações.

Conforme Kishimoto (2001, pg.244);

Se o cotidiano das escolas infantis carece de brinquedos e materiais pedagógicos, cabe questionar não só as concepções de criança e educação infantil, mas se os cursos de formação continuada tem incluído em seus currículos a temática do brincar como parte da formação profissional.

As crianças devem e necessitam ter o direito de imaginar, criar, idealizar, se socializar e através da brincadeira ela encontra tudo isso.


PROBLEMA

O problema a ser discutido ele não acontece somente nas escolas com educadores, mas também com pais das crianças. Estes no qual, alguns não todos, acham que o brincar não significa nada na vida da criança, que não tem valor algum.

Muitos educadores necessitam de reciclagem, pois acham que as crianças quando estão diante de brinquedos ou mesmo ouvindo músicas (cantigas de roda) devem permanecer quietos e inertes. A criança aprende se envolvendo, interagindo com o que lhe está sendo ofertado. Toda criança sente a necessidade de aprender, gosta de estar em contato com algo novo, dinâmico e criativo. E se isso não ocorrer é porque algo está errado. Assim como afirma, Dockrell (2000), as estratégias educacionais ineficientes podem interferir no aprendizado da criança. Por esse motivo ressalta-se a importância das atividades lúdicas com estratégias para evitar interferências negativas no aprendizado do aluno.

Como diz Bossa (2000, pg.13);

Conscientemente ninguém sofre porque quer. Sabemos também que o problema de aprendizagem escolar sempre traz sofrimento. Sofrimento este, que, muitas vezes é camuflado através de comportamentos que sugerem desinteresse, desatenção, irresponsabilidade, etc.

Por isso a importância do professor estar presente no acompanhamento diário do aluno, pois ele será o primeiro a identificar se a criança apresenta alguma dificuldade de aprendizagem, mas sempre lembrando que os pais devem estar atentos ao comportamento e desenvolvimento da criança.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (251.1 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com