TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Influência da EaD na Disseminação da Linguagem Regional

Por:   •  18/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  759 Palavras (4 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS

SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR

 A Influência da EaD na disseminação da linguagem regional

DISCIPLINAS: LÍNGUA PORTUGUESA, METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA E INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

COMPONENTES:  JANAINA  LÚCIA COELHO MENDES

                                JUCINETE PEREIRA COELHO REIS

POLO: PORTO NACIONAL

        

PORTO NACIONAL

  2014

A Influência da EaD na disseminação da linguagem regional

Mendes, Janaina Lúcia Coelho

Reis, Jucinete Pereira Coelho

INTRODUÇÃO

Abordaremos neste trabalho a influência da EaD na disseminação da linguagem regional.

É importante abordarmos esse assunto para identificarmos que a inserção de novos meios de comunicação pelo sistema Ead, possibilitou a disseminação  de alguns vocábulos  próprios de regiões longínquas tornando-os conhecidos mundialmente, pois a linguagem é uma forma de expressão dos seres humanos.

Temos como objetivo identificar as ferramentas utilizadas pela EaD para alcançar estudantes em áreas afastadas dos centros educacionais; Compreender como é a disseminação da linguagem regional através das tecnologias e entender que o acesso às informações veiculadas em diferentes lugares possibilita a disseminação cultural.

A Educação a distancia acontece com alunos separados geograficamente dos professores. Surgiu em meados do século XIX, com cursos por correspondência, com o passar dos anos foi se aprimorando para atender a demanda.

LEFTA (2012) entende “EaD como uma caixa de ferramentas que faz a mediação entre o aluno e o conhecimento”. Concordamos com esse entendimento, mas ressaltamos que deve haver interação entre professores e alunos.

No Brasil, a EaD surgiu a partir da década de 40 e  inicialmente,  utilizava somente material impresso  e o estudo era realizado por correspondência, o aluno era somente um receptor das informações.  A partir da década de 70, passou por transformações ao serem inseridos outros meios de comunicação e já na década de 90, com a proliferação da internet foram introduzidos mecanismos de ampliação dos meios de comunicação, o aluno passou a interagir com professores e tutores, possibilitando, portanto, a disseminação da linguagem regional; é através da língua que se aprende uma cultura.

KOELLING e LANZARINI(2009) afirmam que “as mudanças socioculturais observadas na sociedade e os novos paradigmas educacionais tiveram reflexos no sistema de ensino. Esse passou a adaptar-se às novas teorias e tecnologias desenvolvidas, o que favoreceu a democratização do processo e a comunicação dos envolvidos”.

O conjunto de características de uma língua; são vocábulos, sinônimos, gírias e sotaques próprios de um lugar. A linguagem regional acontece em qualquer língua e faz parte da riqueza cultural de um país e de um idioma.

A disseminação da linguagem regional pela EaD se dá através do uso das mídias digitais, proporcionando o diálogo  entre diferentes linguagens. KOELLING e LANZARINI(2009) ressaltam que “com a utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), os programas voltam-se à democratização da aprendizagem, promovendo a interlocução entre professores-estudantes-tutores num processo horizontal de construção do conhecimento.

A introdução de mecanismos tecnológicos foi muito importante para a disseminação da linguagem regional, pois os chats, e-mails, fóruns, videoconferências, teleconferências, plataforma Moodle, AVA, entre outros, permitem a propagação da linguagem entre professores e estudantes da educação a distancia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (81.4 Kb)   docx (19.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com