TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Inserção dos Direitos Humano no cotidiano Escolar

Por:   •  13/2/2017  •  Resenha  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS

CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA

POLO MACEIÓ – 7º PERÍODO

ELIETE DE ARAÚJO SILVA


RESENHA






MACEIÓ-AL

2015

ELIETE DE ARAÚJO SILVA

GESTÃO EDUCACIONAL: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) NO COTIDIANO ESCOLAR



Trabalho apresentado no curso de Pedagogia como requisito parcial para obtenção de nota, da disciplina Direitos Humanos sob a orientação do Professor Dayvid de Farias Santos.



MACEIÓ – AL

2015

GESTÃO EDUCACIONAL: A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS (EDH) NO COTIDIANO ESCOLAR - Elione Maria Nogueira Diógenes e Dayvid de Farias Santos

        O texto aborda a princípio as mudanças ocorridas na gestão escolar a partir da década de 1970 com o fim da segunda guerra mundial, onde as conseqüências da referida guerra exigiam atitudes radicais por parte dos sistemas civilizados que tinha sua base produtiva no capitalismo.

        Segundo o texto, todas as grandes mudanças na estrutura das políticas educacionais ocorridas na década de 1990 tinham eram revestidas de uma apelação no intuito de reverter o perfil da uma educação “ineficiente e sem qualidade” para uma “eficiente e de qualidade.” Em todas as instâncias da organização educacional, as palavras de ordem eram: qualidade, equidade, eficiência, eficácia, efetividade, gestão escolar, descentralização e outros temas com o objetivo de capacitar a população de acordo com as regras na nova ordem mundial no perfil econômico da ótica capital.

        Com a Lei de Diretrizes Básicas de Educação Nacional (LDBEN) Nº 9394/96, surge então uma nova fase na educação e ela passa por um processo de reforma, onde a principal mudança se refere à gestão educacional, deixando de lado o perfil autoritário e centralizado da gestão para assumir um papel democrático e participativo. Essa nova configuração da gestão mudou completamente a forma de organização da escola pública, pois a gestão democrática inclui implica em uma gestão partilhada onde há participação de todos os envolvidos no processo.

        Após a apresentação das mudanças na gestão educacional através da LDBEN, o texto aponta a escola enquanto espaço do inédito viável, uma categoria freiriana que aponta as possibilidades transformadoras da escola; escola esta que viesse a promover uma educação libertadora na perspectiva da emancipação humana, inserindo em sua malha curricular componentes que sigam esta direção.

        Partindo desse princípio, é preciso reconhecer que a escola tem passado por várias mudanças que ao invés de fortalecê-la, a torna presa fácil de propostas sem conexão com suas necessidades reais.

        De acordo com Freire (2005), a escola é portadora de plenitude. Ela deve reconhecer suas problemáticas junto com os agentes educacionais e deve superar seus limites e obstáculos na prática de uma ação transformadora. Ainda segundo Freire, a capacitação dos docentes é fundamental para a melhoria da educação, pois as condições precárias de trabalho dos mesmos os tornam simples transmissores de informações, configurando assim uma situação-limite e que a partir do momento em que os docentes reconhecem essas situações e se mobilizam com o objetivo de uma transformação do mundo, passam a viver o inédito viável no espaço escolar. Assim também, através de sua emancipação, eles começam e construir outros inéditos viáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (123.1 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com