TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DA CULTURA NAS AULAS DE ARTES

Por:   •  13/7/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.954 Palavras (12 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

                   

JAQUELINE FERREIRA BEISE

METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DA CULTURA NAS AULAS DE ARTES – SÉRIES INICIAIS

CANDELÁRIA

2022


INSTITUTO PEDAGÓGICO DE MINAS GERAIS

                                                                         JAQUELINE BEISE

   METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DA CULTURA NAS AULAS DE ARTES – SÉRIES INICIAIS

[pic 2]

                                         

                                                                              CANDELÁRIA        

2022

   METODOLOGIAS PEDAGÓGICAS: A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO E DA CULTURA NAS AULAS DE ARTES – SÉRIES INICIAIS

Autor[1], Jaqueline Ferreira Beise.

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de plágio ou violação aos direitos autorais. (Consulte a 3ª Cláusula, § 4º, do Contrato de Prestação de Serviços).

RESUMO

A presente pesquisa se propôs a investigar como a utilização da ludicidade em sala de aula influencia no interesse dos alunos nas aulas de arte, com o propósito de se diferenciar de aulas meramente expositivas e dialogar com o real interesse dos alunos em sala. Realiza uma pesquisa de modo que apresente o ensino de artes como algo interessante e lúdico, assim como a conceituação dos termos arte, cultura e ludicidade. Possibilita a discussão e a problematização das abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de artes, através do uso da ludicidade. Utiliza-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, no qual a partir do referencial teórico, buscou-se apresentar informações que contribuíssem para afirmar a ludicidade como um recurso para auxiliar o ensino de artes no contexto escolar.

Palavras chave: Artes. Ludicidade. Educação.

beise.jaqueline@gmail.com


1       INTRODUÇÃO
 

Este trabalho busca um enfoque sobre a cultura, a arte e a ludicidade nas atividades pedagógicas de ensino das aulas de artes, situando sua discussão com os contextos existentes nas escolas. Utilizando de diversos autores que propiciam a vivência, as experiências e análises que possibilitem uma abordagem de reflexão e entendimento sobre a temática e para entendermos uma abordagem que utilize o lúdico no ensino de artes como ação pedagógica.

        O interesse pelo tema surge com as experiências vivenciadas em sala de aula e atuação na área docente e com o enfoque de que este trabalho é necessário e imprescindível para as pesquisas sobre a temática, pois temos poucos artigos que contemplem a utilização de atividades lúdicas no ensino de artes, pois muitas vezes vivenciamos as aulas de artes como pura e simplesmente uma aula de desenho e pintura, sendo que as possibilidades transcendem qualquer limitação que possam impor. As aulas de artes podem ser reflexivas, criativas e ricas em possibilidade de aprendizagem.

        O objetivo principal encontra-se na investigação de como a utilização da ludicidade em sala de aula influencia no interesse dos alunos nas aulas de arte, com o propósito de se diferenciar de aulas meramente expositivas e dialogar com o real interesse dos alunos em sala.

A pesquisa visa possibilitar a discussão e a problematização das abordagens pedagógicas utilizadas nas aulas de artes, através do uso da ludicidade. Portanto utiliza-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico, que busca apresentar informações que auxiliem a afirmar a ludicidade como um recurso para o ensino de artes no contexto escolar.

  1.    REFLEXÕES ACERCA DAS RELAÇÕES ENTRE ARTE, CULTURA E LUDICIDADE

Os termos arte e cultura costumam estar relacionados como se tivessem o mesmo significado, no entanto isso é considerado um equívoco, pois os dois termos sugerem mais de uma concepção. Ao considerarmos uma pesquisa no dicionário Aurélio (2009, p.280) encontramos a definição de cultura como:

  1. Ato, efeito ou modo de cultivar. 2. O complexo dos padrões de comportamento, das crenças, das instituições, das manifestações artísticas, intelectuais, etc., transmitidos coletivamente, e típicos de uma sociedade. 3. O conjunto dos conhecimentos adquiridos em determinado campo.

Portanto, o termo cultura tem um significado mais abrangente, como um bem produzido através do trabalho pelo ser humano, como a ciência, as máquinas, a religião, a culinária. E que envolvem dimensões políticas, filosóficas, sociais, artísticas e cientificas.

A definição para arte segundo o dicionário Aurélio (2009, p.143):

1. Capacidade humana de criação e sua utilização com vistas a certo resultado, obtido por diferentes meios: arte da caça; arte de dominar o fogo; arte de compor poemas, etc. 2. Artes plásticas. 3. Os preceitos necessários a execução de qualquer arte. 4. Habilidades, engenho. 5. Oficio (em especial, nas artes manuais). 6. Maneira, modo.

        Consideramos então a arte como uma repartição da cultura, um pedaço da mesma, embora seja de um alcance expressivo quanto ao estimulo de diversos sentidos dos seres humanos. A arte é um complemento da cultura, ela é considerada forma de comunicação entre as pessoas, uma forma diferenciada de ler o mundo e para tanto não necessita somente da escrita e do uso de palavras, mas sim é composta por sinais, códigos, signos e representações associadas aos sentimentos e as ideias. Podemos definir a arte como conhecimento e expressão, pois nela estão envolvidas nossas experiências e leituras de mundo particulares e sociais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)   pdf (148.4 Kb)   docx (26.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com