TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A NEUROPSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

Por:   •  8/4/2020  •  Resenha  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  917 Visualizações

Página 1 de 5

Maria Geralda das Graças Sousa da Silva

NEUROPSICOPEDAGOGIA E PSICANÁLISE

Disciplina: Neuropsicopedagogia- teoria.

A NEUROPSICOPEDAGIGIA E A SEUS ASPECTOS E O IMPACTO NA EDUCAÇÃO

Compreender o sujeito, como ser complexo e completo, já é assunto consolidado em nossas mentes, e a Neuropsicopedagogia, um campo de estudo e conhecimento relativamente novo, mas que visa um aprofundamento da forma de como se aprende, e quais as barreiras para que tal ação não aconteça tão naturalmente como se espera. Esta escrita parte da análise do texto por seguinte título: A Neuropscopedagogia no Contexto Escolar. Em que o autor analisa escrita de autores renomados na distinta área. Este documento vem fazer uma resenha sobre aquilo que considero importante ressaltar sobre este campo do saber, a Neuropsicopedagogia, e como esta impacta a educação, bem como quais são seus principais aspectos.

A Neuropsicopedagogia não é uma ciência nova, ou atua de forma independente, pelo contrário, ela bebe na fonte de outros saberes, e este campo se forma a partir de três áreas afins, que comungam seus saberes e seu objeto de estudo. A saber, o sujeito, que é visto pela Neuropsicopedagogia como capaz em sua totalidade de aprender, desde que lhe seja ofertado condições e metodologias específicas, bem como respeitando o tempo e o espaço de cada um.

A escola, espaço institucional propício para o desenvolvimento da prática neropedagógica, é o grande consumidor desse profissional, que embora tenha uma função específica neste território, não consegue jamais desenvolver seu trabalho de forma individual. É necessária uma equipe multidisciplinar para que o aprendente tenha sua demanda atendida. Uma vez que o Neuropsicopedagogo vai atuar na identificação das dificuldades que impedem que o aluno aprenda, e determinar quais ações metodológicas será utilizado para sanar ou mesmo possibilitar o desenvolvimento do aluno, ou seja, que procedimentos devem ser observados ara que o aluno consiga aprender.

A Neuropscopedagogia não é uma ciência pronta, ainda cabe espaço para construção e avaliação de sua práxis, sendo esta uma ciência em construção.

A NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR

São no cérebro onde toda a aprendizagem começa, por compreender a funcionalidade, sua estrutura, seu desenvolvimento, suas características, é muito importante quando se trata da aprendizagem ou dos fracassos escolares. O cérebro tem uma característica fantástica que se denomina como plasticidade cerebral. E como a Neuropsicopedagogia é um campo do conhecimento que interage com outros campos de saberes, a Neuropsicopedagogia é conhecida como aquela que desconstrói o fracasso escolar, fala bem interessante do autor, pois por si tratar de dificuldades de aprendizagem, é necessário apontar um caminho, um norte á aquele que pensa as soluções para tal assunto. A neuropsicopdagogia entende que todo individuo aprende; aprende de sua maneira, em seu tempo e dentro de um processo específico. Todo sujeito possui habilidades cognitivas. O Neuropsicopedagogo tem enorme relevância na abordagem de solucionar o problema de aprendizagem. Tal tarefa não é apenas desse profissional, mas de uma equipe multidisciplinar, onde todas as equipes profissionais, família e escola trabalhem juntos com um único objetivo: auxiliar a criança em seu desafio de desenvolver a habilidade de aprender a ler e a escrever.

Para que este aluno aprenda, o autor fez alusão a alguns elementos com os conhecimentos pré-existente, em que Ausubel denomina de subsunçor: que vem a ser todo o conhecimento prévio do aprendiz que possa servir de ancoragem para uma nova informação relevante para si mesmo. Outra proposição foi a de que alguns educadores cada vez mais defendem a aprendizagem significativa, despertando no aluno o interesse pelo que se aprende. Ainda e também muito importante, é a valorização devida á linguagem cujo fator permite ao aluno comunicar-se com aquilo que se aprendem, essas interações verbais são de grande valor.

Um fator analisado pelo autor trata da parceria família e escola na solução das dificuldades de aprendizagem dos alunos. A educação nunca foi tarefa apenas da escola, ela começa mesmo é em casa, no seio da família, e na escola a educação apenas só se aprimora. A educação familiar não pode ser preterida em favor d educação escolar, elas devem se complementar.

A educação familiar trabalha as regras, a disciplina, os valores, enquanto a educação escolar trabalha o lúdico, as fantasias, a criatividade. Tanto Vigostky como Piaget concordam que o aluno que é envolvido nua atmosfera lúdica aprende melhor, e os jogos pedagógicos favorecem isso.

Tanto a família como a escola cumprem papel fundamental na educação da criança, diversos autores concordam que criança com dificuldade de aprendizagem cujas famílias estão mais envolvidas na solução dessas dificuldades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (42.1 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com