TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

NEUROPSICOPEDAGOGIA E OS PORTADORES DE NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS

Por:   •  13/11/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  638 Visualizações

Página 1 de 2

A EQUIPE, FAMÍLIA E A ESCOLA

Transtornos de Aprendizagem englobam um falta de habilidade que é específica, como a escrita, matemática ou a leitura, em alunos que tem algum resultado abaixo do desejado para o seu nível de desenvolvimento, capacidade intelectual e de escolaridade. Em 1988, o National Joint Comitee on Learning Disabilities apresentou uma conceituacao muito bem aceita sobre problemas de aprendizagem que diz que “Dificuldade de aprendizagem é um termo geral que se refere a um grupo heterogêneo de transtornos manifestados por dificuldades significativas na aquisição e uso da escuta, fala, leitura, escrita, raciocínio ou habilidades matemáticas. Estes transtornos são intrínsecos ao indivíduo, supondo-se que são devido à disfunção do sistema nervoso central, e podem ocorrer ao longo do ciclo vital. Podem existir junto com as dificuldades de aprendizagem, problemas nas condutas de auto-regulação, percepção social e interação social, mas não constituem por si próprias, uma dificuldade de aprendizado. Ainda que as dificuldades de aprendizado possam ocorrer concomitantemente com outras condições incapacitantes como, por exemplo, transtornos emocionais graves ou com influências extrínsecas (tais como as diferenças culturais, instrução inapropriada ou insuficiente), não são o resultado dessas condições ou influências".

Transtornos de aprendizagem não tem uma origem esclarecida pelos pesquisadores, o que sabemos é que a sua etiologia é multifatorial, de acordo com o CID-10, os transtornos não podem ser como uma consequencida de uma falta de oportunidade de aprender, uma descontinuidade educacional resultante de mudanças de escola, algum tipo de traumatismo ou uma doença cerebral adquirida, compromentimento na inteligência global e um compromentimento visual ou auditivo que não foram corrigidos. Acredita-se que, apesar dos transtornos não terem uma origem definida, eles tem uma ligação com disturbios de informações que várias regiões do cerebro que podem ter aparecido durante o período de gestação. Qualquer problema que afete o desenvolvimento do cérebro do feto pode trazer o surgimento de um problema de transtorno de aprendizagem.

E nesse contexto o ambiente escolar e familiar são fatores determinantes para a manutenção desses transtornos, pois o ambiente escolar, tem a responsabilidade de verificar a motivação e dar a capacitação para os educadores, de buscar uma qualidade na relação professor-aluno-família e de manter uma proposta pedagógica que tenha uma grau de exigencia da escola. Já o ambiente familiar pode acarretar alguns problemas, pois familias que possuem um certo nível sociocultural pode vir a negar a existencia de alguma dificuladade da criança na escola e as famílias que tem um alto nível de cobrança pode acarretar na criança um quadro de ansiedade que não permite um processo de aprendizagem adequado, pois tem uma visão que é voltada totalmente para os resultados obtidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (53.6 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com