TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Neurociências Aplicada na Educação

Por:   •  28/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.062 Palavras (17 Páginas)  •  33 Visualizações

Página 1 de 17

CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA A APRENDIZAGEM

LFB

NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

MATO GROSSO DO SUL

2023

NEUROCIÊNCIA NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Declaro que sou autor(a)¹ deste Trabalho de Conclusão de Curso. Declaro também que o mesmo foi por mim elaborado e integralmente redigido, não tendo sido copiado ou extraído, seja parcial ou integralmente, de forma ilícita de nenhuma fonte além daquelas públicas consultadas e corretamente referenciadas ao longo do trabalho ou daqueles cujos dados resultaram de investigações empíricas por mim realizadas para fins de produção deste trabalho.

Assim, declaro, demonstrando minha plena consciência dos seus efeitos civis, penais e administrativos, e assumindo total responsabilidade caso se configure o crime de violação aos direitos autorais. *Autora:

RESUMO – O principal objetivo é mostrar a importância da Neurociência no ensino aprendizagem escolar aliada do educador ao ajudá-lo a reconhecer que cada indivíduo é único, reflexivo e aprende de maneiras diferentes. Observando o desenvolvimento e a compreensão considerando múltiplos enfoques, e as diferente formas psicológicas, neurológicas e sociais do sujeito. Isso se deve ao fato de que a formação da aprendizagem analisa aspectos biológicos, cognitivos, emocionais e ambientais que moldam o indivíduo e embasam na sua evolução. O objetivo geral deste estudo é identificar os limites, ultrapassando o campo em torno e avançando em busca de oportunidades relacionados à aprendizagem. Enquanto o fator principal e específicos são identificar as formas de pensamento e aprendizagem para desenvolver outras formas de ensino que ofereçam condições reais e identificar a localização dos diferentes tipos de memória no cérebro e o papel da memória de longo prazo no na aprendizagem. Na busca desses resultados, foram pesquisados métodos de estudos voltados a neurociência no campo da aprendizagem escolar, que adotando pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, tendo como fontes principais com autores contemporâneos e o Google Acadêmico. O estudo atingiu seus objetivos declarados, mas este ensaio continua porque é necessário abordar este tema de forma mais contextual, incluindo o apio da sociedade e especialistas, pesquisadores e partes interessadas na discussão deste estudo.

PALAVRAS-CHAVE: Aprendizagem. Cérebro. Neurociência.


INTRODUÇÃO

O objetivo desta pesquisa foi melhorar a compreensão da forma de alfabetização, combinando pesquisa em neurociência e educação. Mais especificamente, que seja Identificado a diferença entre alfabetização e letramento. Decodificando as alterações cerebrais induzidas pela leitura. Examinando e apresentando o sistema nervoso que explica o método de alfabetização.

A justificativa da pesquisa assume que uma das tarefas gerais da neurociência é desmistificar o letramento e a sua complexidade como um campo correlato da educação. O conhecimento da neurociência tem ajudado a resolver alguns dos maiores problemas enfrentado diariamente no ambiente educacional. Enriquecendo o trabalho educacional e entendendo cada momento do aluno no espaço de aprendizagem.

Atualmente a educação tem se deparado com grandes desafios no período de alfabetização devido a muitos motivos envolvendo o aluno, gerando assim vários fatores que podem interferir negativa ou positivamente na técnicas de aprendizagem.  Tudo isso motivado porque, além de ser o início de uma rotina voltada para o desenvolvimento pedagógico; a adaptação também é um critério com outros alunos, professores e tarefas, que a partir daí ajudam os pequenos.

O estudo foi feito com base em pesquisa bibliográfica, sendo consultado autores diversos que tratam da alfabetização, do letramento, da compreensão do nosso cérebro, da neurociência e da aprendizagem, notadamente no que se refere as técnicas de ensino e aprendizagem.

Existem inúmeros debates e preocupação, em que as causas podem estar relacionadas a motivos extrínsecos ou intrínsecos ao indivíduo, como déficits sensoriais, evasão escolar, baixo nível socioeconômico, problemas cognitivos e neurológicos, etc.

São problemas enfrentados por professores e alunos primários em muitas escolas, por essa razão que através deste artigo será demonstrado os problemas que podem estar causando essas dificuldades de aprendizagem, além das principais causas e métodos que devem ser usados ​​para reduzir esse problema, mostrando também o participação da família nas supervisão escolar.

Na realidade o objetivo desta pesquisa é de diagnosticar características de alunos que apresentam transtornos; na busca de tratamentos adequados e apresentar soluções educacionais onde a aprendizagem seja facilidade para o aluno.

Buscaremos fontes especializadas que estudam áreas especificas, afim de encontrar opções de ensino para cada aluno e finalmente descobrir o grau de competitividade que um aluno assim, apresenta transtornos globais de desenvolvimento em relação ao aluno apresenta “normal” ao entrar no mercado de trabalho.

A partir desse momento é que terá chance em diagnosticar no espaço escolar o número de alunos que na maneira de ser se depara com um professor, o mesmo ainda não está preparado para avaliar e conduzir o aluno para um tratamento especifico.

Ideias que são confrontadas com o órgão educacionais que determinam para a família o parecer de decidir se a criança, que apresenta tais transtornos devem ou não permanecer em local afastado das crianças normais.

Em justificativa afirmam que não há uma aprendizagem real quando estão na mesma sala crianças deficientes e normais, enquanto o resultado de nossa pesquisa é de uma efetiva contribuição da neurociência para as práticas de estudos e, consequentemente, para a aprendizagem dos estudantes.

  1. DESENVOLVIMENTO

A neurociência é o ramo científico que estuda o funcionamento do sistema nervoso. Este sistema é responsável por nos ajudar a aprender em todas as fases da vida e é dividido em três áreas: neuropsicologia, neurofisiologia e neurociência cognitiva, que explicam como a mente humana funciona e quais técnicas podem ser usadas para melhorar esse processo.

É importante destacar que a aprendizagem ocorre dentro do sistema nervoso, que primeiro ativa nossos sentidos e, em seguida, transmite informações ao cérebro, onde são processadas, compreendidas e armazenadas. No entanto, se o estímulo adequado não for fornecido, essa aprendizagem pode ser esquecida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (221.8 Kb)   docx (317.3 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com