TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Nutrição Aplicada

Por:   •  26/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  493 Palavras (2 Páginas)  •  66 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Acadêmico

Josiely Chaves Rodrigues Souza

R.A.

210805205

ATIVIDADE

Cite e descreva quatro alterações fisiológicas que ocorrem no idosos durante o processo de envelhecimento. E posteriormente, faça uma descrição de macro e micronutrientes que podem ser consumidos adequadamente para minimizar esses danos. 

Segue abaixo alterações fisiológicas que acontecem nos idosos, no processo de envelhecimento, uma vez que o envelhecimento é um processo natural do corpo humano, e que traz mudanças em diversos aspectos e órgãos:

1. Sistema musculoesquelético: aumento da rigidez articular, diminuição de mobilidade, capacidade funcional, da força muscular, da habilidade de manter força estática, maior índice de fadiga muscular, redução da elasticidade e diminuição da mobilidade.

2. Sistema cardiovascular: diminuição da frequência cardíaca e do Volume Máximo de Oxigênio, aumento da espessura da parede vascular e da pressão arterial, menor capacidade de adaptação e recuperação ao exercício.  

3. Sistema respiratório: diminuição da capacidade vital, da frequência e do volume respiratório, diminuição da forca muscular respiratória, menos mobilidade da parede torácica e intolerância ao esforço.

4. Sistema nervoso: diminuição no número e do volume médio de neurônios, menor quantidade de substancias neurotransmissoras, fluxo sanguíneo cerebral, atrofia cerebral, lentidão do tempo de reação e do planejamento para o movimento.

Existem alguns micro e macronutrientes que podem ser consumidos para minimizar esses danos, como:

Micronutrientes - Eles têm um papel primordial na regulação da atividade metabólica, na síntese e atividade de várias células, principalmente imunológicas e primordiais. Observe, as principais classificações e funções desses substratos. São constituídos de vitaminas, minerais e elementos residuais. As principais vitaminas são: C,B, A, D, E e K. Já os minerais auxiliam na manutenção do equilíbrio acido-base, regulam a pressão osmótica e fazem parte da constituição de alguns tecidos orgânicos. A alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege de doenças infecciosas, por que é rica em nutrientes que podem constituir um organismo saudável e auxiliar a função imunológica.

Macronutrientes - São os carboidratos, lipídios,  água, e proteínas, dentre outros. São muito importantes para diversas atividades celulares, pois fazem parte de alguns processos. 

Os carboidratos é a principal reserva de energia dos vegetais. Os principais alimentos ricos em carboidratos são: grãos em geral, batatas, massas e arroz. Os lipídios, incluem óleos, gorduras, cera e compostos relacionados. As proteínas provêm estrutura para todas as células no corpo humano. E a água, é essencial para a sobrevivência de todas as conhecidas formas de vida na terra, desempenha um papel importante na manutenção e na regulação dos processos celulares e metabólicos normais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (65.2 Kb)   docx (20.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com