TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A OFICINA DE JOGOS E BRINQUEDOS: DOMINÓ DE CORES

Por:   •  3/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  481 Palavras (2 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 2

OFICINA DE JOGOS E BRINQUEDOS: DOMINÓ DE CORES

RESUMO

Este trabalho trata-se de resgatar um brinquedo Infantil, Dominó de cores, e apresentar os resultados de uma pesquisa, cujo objetivo é apontar sobre a importância do brincar no processo de desenvolvimento da criança, visando indicar finalidades para a construção do conhecimento através do brinquedo e/ou jogo.  Desta forma, este trabalho proporciona um estudo consciente acerca do valor do brincar na vida do ser humano, em especial na vida da criança.

Palavras Chave: brincar; jogos; crianças.

INTRODUÇÃO

FICHA TÉCNICA:

Jogo: Dominó de Cores

Faixa etária recomendada: a partir de 3 anos.

Número de participantes: pode ser jogado de 2 a 4 crianças.

Quantidade de peças: 28 peças.

Cores trabalhadas: azul, amarelo, verde, vermelho, rosa, branco e laranja.

Regras do jogo:

Cada Jogador receberá 6 peças e se inicia o jogo. Através de sorteio se escolhe o primeiro jogador. Este jogador deve escolher uma peça e coloca-lá na mesa ou no chão. O próximo deve eleger uma das peças que tenha a mesma cor da primeira e enquanto jogam deveram falar em voz alta o nome das cores. Caso o oponente não possua a peça para encaixar na sequência ele deverá comprar uma peça e passar a vez, e assim sucessivamente. Ganha o jogo quem primeiro encaixar todas as suas peças.

Objetivo:

  • Resgatar as brincadeiras tradicionais em sala de aula e desenvolver a interação em grupo.
  • Estimular a colaboração e a competição positiva introduzido com respeito e solidariedade um com os outros.
  • Conhecer os limites para viver em grupo.

Desenvolvimento:

Os jogos, brincadeiras e brinquedo apesar de serem divertidos na infância desenvolvem papéis que vão além de “brincar”, pois promovem o aprendizado e contribuem para o desenvolvimento gradativo da criança. O jogo é uma atividade que impõe regras e limites, por isso pede-se que a utilização deste recurso esteja de acordo com a idade da criança.

Segundo Piaget (1967) o jogo favorece o desenvolvimento físico e intelectual e, por isso não deve ser visto apenas como uma forma de divertimento ou brincadeira. É através do jogo que a criança vê e constrói o mundo.

O Dominó de Cores é um jogo clássico e muito importante para o desenvolvimento e evolução da criança, pois ajuda no conhecimento das cores e na socialização das mesmas, bem como a relação de números/quantidade e correspondência.

Este jogo estimula a percepção visual que leva as crianças a identificar figuras de cores iguais, aprimorando a capacidade de observação.

Jogos de regras como o Dominó de Cores possibilitam a aproximação da criança com o conhecimento matemático apensar de não conter números no contato visual, pode também incentivar a elaboração de estratégias para vir a ser o vencedor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (71.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com