TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  1.136 Palavras (5 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL – UNIBRASIL

DISCIPLINA – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

PROFESSOR – BENJAMIN PEREZ MAIA

TURMA – 8PEAN – 2018

ALUNA – GISLAINE AMANDA JOAQUIM

SINTESE DO TEXTO – A DEMOCRATIZAÇÃO DA GESTÃO EDUCACIONAL Autor: Ângelo Ricardo de Souza

Em seu texto, Ângelo Ricardo de Souza, define inicialmente de maneira clara e sucinta o fator econômico e a educação. Por vivermos em um sistema capitalista, em que a classe menos favorecida e submetida a vontade dos mais abastados, podemos partir de uma ideia básica que a escola reproduz todo este processo. Mesmo sabendo que a escola pública é laica e gratuita a todos, e mesmo sabendo também da obrigatoriedade do ensino básico para todos sem exceção, a democracia das instituições de ensino público são precárias ou quase inexistentes.

Outro problema explicito no texto que dificulta a efetividade da gestão democrática é a confusão com o sentido da democracia para a comunidade escolar. Muitos elegem seus diretores para decidir por eles, e não para decidirem juntos. Muitos pais não conhecem nem o plano de gestão de seus diretores, o que sinaliza negligencia e falta de interesse nas questões escolares. O diretor segundo Souza, também peca, ao passo que também não conhece a fundo seu eleitorado para poder de fato melhor representa-los.

Todas estas questões culminam em um ponto que o autor evidencia sobre a importância do conhecimento. É preciso que a comunidade conheça sobre a escola, seus problemas suas necessidades, para que possam juntos com a equipe gestora, encontrar soluções para seus empasses. Isto seria um primeiro passo para a gestão democrática, trazer a comunidade para a escola a fim de compartilhar. Democracia é uma forma de enxergar as coisas sob uma nova ótica, e para tal é preciso ensinar os pais como fazê-la funcionar, assim como diretores, pedagogos, professores, alunos, funcionário e etc.

Alguns fatores segundo o autor podem ajudar no processo de democratização dentro da escola, como: Conferência da Educação; Conselho Municipal de Educação; Orçamento participativo; eleições de dirigentes escolares. Porém ainda não é o suficiente, pois mesmo que todas estas instancias estejam funcionando a contento, se não houver engajamento, tornam-se obsoletos.

CENTRO UNIVERSITÁRIO AUTONOMO DO BRASIL – UNIBRASIL

DISCIPLINA – ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

PROFESSOR – BENJAMIN PEREZ MAIA

TURMA – 8PEAN – 2018

ALUNA – GISLAINE AMANDA JOAQUIM

SINTESE DO TEXTO – CADERNO TEMÁTICO: GESTÃO DEMOCRÁTICA

Participação da Comunidade na Escola

Com base no Caderno temático, podemos afirmar que a gestão democrática dentro da escola pode ocorrer a partir de ações que levem a participação de toda a comunidade escolar, como nas tomadas de decisões, projetos e etc. Assim torna-se essencial a participação de todos para que o processo se efetive com qualidade.

Neste aspecto, por mais que exista uma administração escolar organizada, ainda não é o bastante para que se concretize uma educação com qualidade. Ao passo que mesmo se todas as instancias dentro da instituição estejam funcionando, sem a participação de funcionários, professores, alunos, diretor, pedagogo, e comunidade, infelizmente acaba por ser apenas mais um arranjo entre funcionários do Estado. (PARO, 1997)

           Veiga (2000), também ressalta a importância da participação da comunidade na escola, deixando claro que a escola precisa direcionar e estar preparada para essa efetiva participação. A escola deve mostrar quais os problemas que a mesma está enfrentando e suas intenções.

           Uma gestão escolar democrática necessita da presença da comunidade, dividindo responsabilidades no interior da escola, participando efetivamente com a figura do diretor nas tomadas de decisões visando alcançar uma educação de qualidade. Essa comunidade escolar deve-se reconhecer como parte fundamental na gestão da escola, de forma a sobressair os obstáculos encontrados.

        Atualmente, para dificultar ainda mais o processo de democracia dentro da escola, não é significativa a participação dos familiares dos alunos. Este fato pode ser decorrente de muitos fatores, como: falta de tempo; conhecimento; vontade, e etc. Porém, se sabe que para a gestão democrática funcionar, é imprescindível que a comunidade esteja engajada, e tenha conhecimento de que sua participação é um direito e além de tudo um dever, pois é importante estar atento ao que se passa com o local onde seus filhos passam a maior parte de suas vidas.

        No texto está disposto também sobre o pouco estimulo que as escolas oferecem para a participação da comunidade em seu cotidiano. Bem como o pouco interesse dos mesmos em estar a par de seu funcionamento. Assim, é necessário que a escola incentive a participação da comunidade, procurando muni-los de informação. O conhecimento pode levar a um envolvimento de qualidade, contraindo de fato para que a gestão democrática funcione e possa trazer benefícios tanto a escola quanto para seu entorno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com