TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Por:   •  15/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.119 Palavras (5 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 5

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO

Esta síntese tem como objetivo apresentar entendimentos de dois livros estudados e divididos em grupos. O livro “o Socialismo e a Educação dos Filhos” do autor A. S. Makarenco, que nos trás a pedagogia para enfrentar como ciência e técnica explicando-as em formas de conferencias. O outro livro por sua vez “Interação Escola Família” das escritoras Jane Margareth Castro e Marilza Regattieri, que vai falar sobre a importância da família com a escola.

6ª Conferencia: Educação para o Trabalho

Tópico do livro Interação família e escola: Pensando a operacionalização do Programa/Política – formas de atuação da SME junto ás escolas.

6ª CONFERENCIA

EDUCAÇÃO PARA O TRABALHO

Não se pode gerar uma educação correta que não seja uma educação da hábitos de trabalho. O trabalho é um elemento básico da educação, pois em nosso país deixou de ser exploração e virou uma questão de honra para assegurar o bem estar e sua cultura.

Para tanto, é preciso observar com detalhes o sentido da educação para o trabalho na família.

1

Para garantir o bem estar de seus filhos, os pais precisam lembrar que eles farão parte de uma sociedade de trabalho, e, que nessa sociedade o seu valor como cidadão vai depender do grau de sua participação no trabalho, que todos tem as mesmas possibilidades, alguns podendo efetuar trabalhos mais simples, outros mais complexos, e assim sendo de mais valor, e essas capacidades não nascem em cada um, mas sim, na maneira que cada um é educado para essa preparação no meio do trabalho.

2

Na história da humanidade o trabalho teve um caráter “obrigatório” sempre com muito esforço, para não morrer de fome, mas o homem sempre procurou ser a força criadora e não ser apenas força de trabalho. Ensinar o trabalho criadoramente é tarefa do educador e isso só é possível quando o homem trabalha com amor e prazer no que faz.

3

ormando o homem para o trabalho, não está apenas o educando, esta formando uma pessoa justa entre os homens, tem uma formação moral, o homem imoral é aquele que explora o trabalho do outros, e o esforço do trabalho comum, o trabalho coletivo, a ajuda e a interdependência, cria relações entre os homens e assim exigindo o mesmo esforço da parte do outro e o homem que não foge do trabalho vai sentir indignação perante o preguiçoso.

4

O trabalho físico além de desenvolver as qualidades dos sentidos (visão, tato, habilidade manual) ele desenvolve também a cultura física. O foco principal é o desenvolvimento psíquico e espiritual do individuo desenvolvido e produzido por um trabalho harmonioso, que vai distinguir o cidadão para uma sociedade sem classes do que aquela sociedade dividida em classes.

5

O trabalho tem uma grande importância na vida individual, além da importância social e produtiva.

O homem que tem força de vontade podemos perceber o quanto é feliz e tem resultado diante do que prospera diferentemente daquele que desistem no primeiro obstáculo, e se contenta sem conforto, na sujeira e na desordem. Estas coisas precisam ser bem pensadas pelos pais, a grande importância do trabalho por mais difícil que seja, proporciona uma educação para o trabalho, no seio da família e é por isso que existem alguns recursos, para servir de apoio aos educadores, como a escola, fabrica, administração e universidade, porém não cabe a família decidir em qual qualificação dar a criança.

        Hoje em dia existem vários institutos para a qualificação da criança, mas mesmo assim os pais precisam entender que a educação sobre o trabalho, o primeiro contato sempre precisa vir do seio da família, os pais também precisam entender que o trabalho não vem com tanta força física, igual antigamente, pois  homem cada dia que passa inventa mais maquinas e cabe ao homem saber dominá-las.

        Isso pode der explicado pelo movimento STAKHANIVISTAS, não representa a mobilização das forças físicas, mas sim, a mobilização criadoras de forças morais libertadoras pela revolução socialista. Por isso os pais devem educar e criar homens STAKHANIVISTAS, porque existe uma grande diferença entre trabalho e trabalho intelectual. Para tanto uma forma de educar a criança para o trabalho é fazer de forma pedagógica na própria casa. Por exemplo, se mandar uma criança tirar o pó de uma estante, que parece ser uma tarefa fácil, porem vai caber a ela escolher de que maneira vai fazer, no primeiro momento tem a força física, mas, logo também tem o momento que ela vai pensar na organização de realizar esse trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com