TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PESQUISA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CIÊNCIAS

Por:   •  30/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.017 Palavras (5 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 5

A PESQUISA COMO FERRAMENTA DE ENSINO EM CIÊNCIAS

Introdução

Segundo Demo (2001) a investigação deve ser vista como processo social que perpassa toda vida acadêmica e penetra na medula do professor e do aluno. Não podemos descuidar da necessária reflexão sobre a prática docente e sua relação com o tipo de indivíduo que se pretende formar para a sociedade. Desse olhar emerge a importância da pesquisa como "um diálogo inteligente com a realidade, tomando-o como processo e atitude, e como integrante do cotidiano".

A pesquisa é o meio dos mais proveitosos para se chegar ao "aprender a aprender”, ajudando assim na autonomia, o saber pensar  criativo e crítico.

A pesquisa é utilizada como ferramenta de ensino em sala de aula buscando que o problema seja apresentado pelo professor, ou explicado por ele juntamente com os alunos, de modo que estes se sintam motivados, desafiados, interessados pela investigação.

Para que o trabalho acadêmico afirma sua força como ferramenta no processo ensino-aprendizagem, o professor deve observar alguns passos. O conjunto  desses passos compõe  o projeto.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                    

Desenvolvimento

Desde as series iniciais do ensino fundamental o professor deve informar os alunos quanto a importância e a seriedade do trabalho de investigação, não permitindo que os alunos gastem tempo desnecessário com a elaboração de capas ilustradas, coloridas, etc. 

Na realização da pesquisa acadêmica, o professor deve cercar os alunos na escolha do "como" fazer a pesquisa. Se a pesquisa recomendar como fonte de busca dos dados ou da informação o tipo campo, por exemplo, o professor deverá orientar os alunos na elaboração dos instrumentos necessários.
Por exemplo, Se o tipo de pesquisa insinua a busca de informações junto a um determinado grupo de pessoas e os pesquisadores decidirem pela utilização de uma entrevista padronizada, devem então elaborar o roteiro com perguntas claras para facilitar as respostas.

Ao realizar o trabalho, habitualmente empregado pelo professor como ferramenta de ensino e avaliação e não de pesquisa, o aluno busca, por si mesmo, conhecer algo novo, ou aprofundar seu conhecimento acerca de determinado assunto já introduzido pelo professor. São realizados dentro ou fora da sala de aula, mas nem sempre afirma ao aluno a oportunidade de compartilhar teoria e prática, entrar em contato com a realidade, relacionar causa e conseqüência.

As pesquisas  se desenvolvem em três níveis : 

Para o ensino: miram o planejamento e elaboração de sequências de ensino, recursos, materiais didáticos;

Sobre o ensino: estudam os métodos de ensino, as práticas em sala de aula onde estão sendo verificadas as sequencias de ensino

Sobre a reflexão dos professores: sobre suas instruções realizadas por pessoas que estão estudando os problemas da formação de professores.

E o objetivo destes é desenvolver e planejar recursos tecnológicos, , sequências de ensino investigativas, experimentos, etc., introduzir os alunos na cultura científica e tecnológica. Procura estudar o processo do ensino que está sendo realizado, verificando algumas variáveis importantes no seu desenvolvimento. • As pesquisa sobre o ensino exige estudar o “como” para chegar ao “porquê” os alunos aprendem, alcançando os conteúdos, habilidades e atribuições determinadas nas pesquisas para o ensino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (78 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com