TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia da pesquisa no ensino jurídico

Por:   •  2/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  399 Palavras (2 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 2

                                                            [pic 1]

UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ – UNOCHAPECÓ

SÍNTESE: A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA NO ENSINO JURÍDICO

(Marcelo Amaral da Silva)

MATHEUS ANTONIO NUNES RODRIGUES

DIREITO 2018/01

SALA G3 211

CHAPECÓ 15 DE MAIO DE 2018

O presente texto descreve a importância da disciplina de metodologia científica no ensino de graduação. Onde é nítido a necessidade da pesquisa para o desenvolvimento do conhecimento do graduando. Com efeito para o melhor aproveitamento do aprendizado é necessário que ocorra um incentivo à pesquisa científica desde o inicio da fase de graduação.

Há muitos recursos de metodologia que permitem que o aluno busque o conhecimento para além da experiência de sala de aula.  Na denominada sociedade do conhecimento o desafio do aprendizado haverá de permanecer por toda a vida acadêmica e profissional, devendo, portanto, ser um aprendiz e um pesquisador continuo a vida toda.

A pesquisa tem grande importância pois ela une a teoria com a prática, uma ação refletida como no Direito, é uma ferramenta onde podemos ir afundo, para aprimorar nosso conhecimento, e assim alcançar um ensino de qualidade.

Também é importante citar, que se um aluno quer ser competente profissionalmente, a pesquisa está totalmente ligada, ao estudo continuo, como por exemplo o Direito é uma área que exige muitas pesquisas, buscas, para assim chegar em uma solução cabível.

Vale ressaltar que, o professor também tem papel importante na formação do graduando, pois deve auxilia, na organização sistemática na busca do saber, não ensinando apenas o conhecimento mas que ensine também o aluno a ir em busca do seu próprio conhecimento, busque saber. O aluno aprenderá a estudar e automaticamente expor suas ideias por meio da pesquisa, renovando seu raciocínio, inovando seus próprios conhecimentos, onde abrirá portas para melhor entendimento, para determinado fato na realidade.

Na área do Direito exige muito de pesquisas, para poder compreender e auxiliar nas relações pessoais de cada caso, equipando, assim o estudante. Desse modo mister se faz a elaboração da monografia, como peça adequada para a realização da pesquisa.

Visto então, é esperado que os cursos jurídicos proporcionem o acima exposto, desenvolvendo o ensino e a pesquisa, tornando possível o procedimento metodológico. A pesquisa para o campo jurídico é uma janela para que possamos olhar para a sociedade, visualizar melhor a realidade, buscando saberes diferentes que nela existe, podendo assim encontrar a solução de problemas.

“Ensino e pesquisa não podem ser separados da Universidade. À semelhança dos vasos comunicantes, o nível de um determina o de outro”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com