TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.248 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DE UBERABA

TÂNIA BUENO DA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

NOVA VENÉCIA – ES

2014

TÂNIA BUENO DA SILVA

PRÁTICA PEDAGÓGICA IV

 

Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Prática Pedagógica IV do 4º semestre do curso de Pedagogia. Apresentada a: Marisilda Sacani Sancevero.     

NOVA VENECIA

2014

SUMARIO

 

Introdução ___________________________________________ pag. 04

Relatório ____________________________________________ pag. 05

Conclusão ___________________________________________ pag. 08

Referências ___________________________________________ pag. 09


INTRODUÇÃO

Este relatório consta com informações sobre a participação de uma reunião pedagógica, onde foram debatidas as mudanças necessárias no processo pedagógico da escola, contando com a participação dos membros da escola, alunos, famílias dos alunos e membros da comunidade.

Está reunião teve como foco algumas  mudanças e planejamentos futuros para a melhoria da instituição, o principal foco é relacionar a reunião com o filme Gladiador e o texto de “Atitudes de Mudança Pessoal” – José Manuel Moran.

O texto explicita que o nosso foco não pode permanecer só no individual, mas estar também direcionado ao comunitário, aos grupos importantes em que participamos.

RELATÓRIO

Observando a reunião pedagógica, analisando os pontos principais do filme juntamente com a leitura do texto em comparação com nosso cotidiano.

Durante os momentos da reunião na escola percebemos diferentes tipos de participantes. Muitos ainda relutam contra mudanças e se evadem do local sem se manifestar quando encontram desafios, mas a grande maioria participa de forma agradável, manifesta sua opinião principalmente a família dos alunos.  A reunião foi liderada pala diretora e coordenadora mantendo sempre o controle e foco nos assuntos debatidos. Quanto ao filme um fato muito importante foi à questão do líder Maximus trabalhar junto a sua equipe. Ele gera as estratégias, define os planos de ataque, e não fica escondido atrás dos seus comandados, mas enfrenta a batalha. Muitas vezes percebemos nas escolas que gestores e coordenadores se comportam de forma acomodada, ou seja, tem o foco desviado para outras atividades não desenvolvendo o trabalho de forma correta deixando a desejar às vezes por terem uma carga horária mais extensa. Porem tem pessoas muito capacitadas para exercerem seus cargos, mas existem também alguns que exercem apenas por ser uma promessa política, isso acaba refletindo de maneira negativa na execução do trabalho. Há tantas pessoas sem capacitação completa e experiência adequada para ser Coordenadora Pedagógica ou exercer funções de gestores dentro das instituições escolares, mas estão trabalhadas de forma incorreta deixando de supri as necessidades reais da escola.  Por mais experiência adquirida em estágios e em teorias na universidade, nada substitui a experiência em sala de aula. Esse profissional tem que ir além do conhecimento teórico, pois para acompanhar o trabalho pedagógico e estimular os professores é preciso percepção e sensibilidade para identificar as necessidades dos alunos, professores e da própria instituição escolar. 

Normalmente a questão salarial fala mais auto do que a capacidade que a pessoal tem para ocupar determinado cargo, visando muito mais o financeiro do que a capacidade e eficiência.

 Maximus, no filme Gladiador, se preocupa com seus comandados. Em determinado momento no filme, depois de vencer a batalha contra os bárbaros e ser parabenizado pela conquista, ele diz: “Perdi muitos homens”. Mesmo diante da vitória, ele se preocupava com os que tinham morrido. No trabalho como gestor, as pessoas devem também pensar assim. Não adianta uma turma ir bem, conseguir desenvolver projetos com determinados alunos, conseguir bons resultados apenas com alguns. É preciso que todos possam ter a mesma oportunidade e que o atendimento seja oferecido com equidade, pois ainda podemos perceber que existe um tratamento diferente entre alunos da mesma escola. 

Há muito que ser feito ainda. Progredimos em muitas coisas, mas em outras estamos estagnados e precisamos sair dessa situação. Os gestores e coordenadores precisam trabalhar em conjunto com toda sua equipe e ser arrojados nas decisões. O coordenador precisa identificar as necessidades dos professores e com eles encontrar soluções que priorizem um trabalho educacional de qualidade. O filme também mostra um homem que apesar de perder toda a sua família, de ser preso como escravo não se esqueceu do seu compromisso, e de sua responsabilidade para com aquele povo, assim também deve ser nossos coordenadores pedagógicos que por muitas vezes encontram situações que parecem não ter solução, mas por acreditar em seus objetivos e na liderança do grupo são capazes de resolver os problemas encontrados na realidade do seu dia a dia.

O coordenador precisa estar sempre atento ao cenário que se apresenta a sua volta valorizando os profissionais da sua equipe e acompanhando os resultados, essa caminhada nem sempre é feita com segurança, pois as diversas informações e responsabilidades o medo e a insegurança também fazem parte dessa trajetória, cabe ao coordenador refletir sobre sua própria prática para superar os obstáculos e aperfeiçoar o processo de ensino – aprendizagem. 
Um fato que chama a atenção é que Maximus é um líder que trabalha junto, ele lidera as estratégias, comanda as ações, e faz o que todo gestor deveria fazer: não se esconder da batalha, pois a palavra orienta, mas o exemplo arrasta. Ao verem seu líder se empenhando na missão, os comandados se sentem mais fortes e confiantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (102.4 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com