TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Por:   •  21/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

THAMIRYS FERREIRA DE MELLO (8085734)

Graduação a Distância Pedagogia (Licenciatura)

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Tutor: Prof. Jaqueline Belga Marques

Claretiano - Centro Universitário

VITÓRIA

2019

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

A observação do comportamento é primordial na escola. Possibilitando ao professor moldar o aluno, por meio do estímulo e reforço dos comportamentos desejáveis, já os indesejáveis deveriam ser punidos. Por meio da repetição haveria a memorização e aprendizado.

Se limita na observação comportamental, ficando para trás as questões singulares dos alunos.

GESTALT

Utilização da percepção visual ou espacial, para além do que os olhos são capazes de enxergar. O cérebro humano seria dinâmico e usaria suas funções ao mesmo tempo, havendo aprendizagem por “insights”, momento em que subitamente se há compreensão de algum assunto. Neste sentido o aluno teria um melhor aprendizado.

O aprendizado vai depender da percepção de cada aluno, conforme a sua experiência de vida, ou seja, é limitado e restrito a vivência individual.

PSICANÁLISE

Ao trabalhar com os conceitos de transferência, no qual o aluno expressa sentimentos ao professor e a contratransferência, que o sentimento é transmitido ao inverso, contribui para o entendimento do vínculo afetivo entre aluno e educador, pelo estudo do inconsciente.

Sentimentos positivos e negativos adentram a relação desses personagens, podendo por algum motivo consciente ou inconsciente, haver o distanciamento e a dificuldade de ensino-aprendizagem de ambos.

HUMANISMO

Aprendizagem com foco na autonomia, criatividade e autoiniciativa por meio da liberdade de expressão dos alunos, culminando no conhecimento. Ambiente pedagógico que envolva o educando e o motive a aprender.

Não existe um método fixo de ensino que o educador possa seguir. Com isso ele deve ter certas aptidões para criar a sua própria maneira de ensinar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (103.9 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com