TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Passagem de Plantão

Por:   •  5/7/2018  •  Relatório de pesquisa  •  4.003 Palavras (17 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 17

DEUZINO ELIZEU GOMES

Passagem de plantão:

o processo de comunicação e suas implicações

Coordenação Acadêmica: Profa. Valéria Terra

Professora Orientadora: Profa. Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de MBA em Gestão de Negócios em Saúde de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV in Company requisito para obtenção do título de Especialista.

Turma: Santa Paula / Prevent Senior

São Paulo – SP

2016

O trabalho de Conclusão de Curso

PASSAGEM DE PLANTÃO:

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO E SUAS IMPLICAÇÕES

Elaborado por Deuzino Elizeu Gomes e aprovado pela Coordenação Acadêmica foi aceito como pré-requisito para obtenção do título de Especialista, no curso de Pós-Graduação lato sensu, Nível de Especialização, do Programa FGV in company.

Data da aprovação, ____/____/____

Coordenadora Acadêmica

Profa. Valéria Terra

Professora Orientadora

Profa. Maria Laíz Athayde Marcondes Zanardo

Dedicatória

A Deus, que se mostrou criador, que foi criativo. Seu fôlego de vida fоі meu sustento е mе deu coragem para questionar realidades е propor sempre um novo mundo de possibilidades, meus grandes amores: minha família, minha noiva e meus amigos que conquistei durante minha jornada até aqui.

Agradecimentos

Primeiramente а Deus que permitiu que tudo isso acontecesse. Ао longo de minha vida, е não somente nestes anos como universitário, mas que еm todos os momentos é o maior mestre que alguém pode conhecer e querer.

A esta universidade, seu corpo docente, direção е administração que oportunizaram а janela que hoje vislumbro num horizonte superior, confiança no mérito е ética aqui presentes.

Aos meus pais, pelo amor, incentivo е apoio incondicional.

Obrigado aos meus irmãos е irmãs, sobrinhos e sobrinhas, cunhados e cunhadas, que nos momentos de minha ausência dedicados ao estudo acadêmico, sempre fizeram entender que a dedicação no presente levaria a uma conquista futura onde todos seriam agraciados. Hoje com muito carinho posso dizer que valeu a pena todo este esforço.

 Obrigado de modo especial ao meu grande amor, bela, como sois bela minha bela Isabela.

RESUMO

A passagem de plantão é uma condição inerente ao trabalho da equipe de enfermagem, o que propicia a comunicação entre os membros da equipe sobre o quadro clínico do paciente/cliente, os exames realizados e sua condição biopsicossocial dentro da unidade de internação hospitalar. A comunicação verbal é a mais utilizada neste contexto, por isso é importante a objetividade para que sejam continuadas as atividades do cuidado de enfermagem. O presente trabalho possui o objetivo de identificar os aspectos que podem influenciar na passagem de plantão, e as possíveis falhas de comunicação entre os profissionais envolvidos. Foram utilizados artigos publicados nos últimos 15 anos nas bases de dados Lilacs e Scielo. Como resultado observamos que existem fatores como a infraestrutura, a forma de se apresentar para o trabalho e a pontualidade fundamentais para que a passagem de plantão ocorra de forma tranquila e rápida. Como conclusão, podemos observar a necessidade de mais estudos sobre o assunto e que a enfermagem precisa ter uma infraestrutura adequada para a passagem de plantão, bem como a objetividade do enfermeiro para que os cuidados sejam devidamente direcionados para os pacientes de acordo com as condições clínicas apresentadas.

Palavras-chave: passagem de plantão, comunicação, enfermagem.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        07

2. OBJETIVOS         09

2.1. OBJETIVO GERAL        09

2.2. OBJETIVO ESPECÍFICO        09

3. REVISÃO DA LITERATURA        10

4. METODOLOGIA        13

5. RESULTADOS E DISCUSSÕES        14

CONCLUSÕES        18

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        19

  1. INTRODUÇÃO

O termo passagem de plantão tem sido utilizado para referir-se ao momento em que a equipe de enfermagem transmite informações na troca de turno de trabalho. Este evento constitui uma atividade fundamental para a organização do trabalho da equipe de enfermagem para a assistência direta ao paciente (PORTAL; MAGALHÃES, 2008).

A passagem de plantão é uma condição inerente ao trabalho da equipe de enfermagem, o que propicia a comunicação entre os membros da equipe sobre o quadro clínico do paciente/cliente, os exames realizados e sua condição biopsicossocial dentro da unidade de internação hospitalar (PIROLO, 1999).

Silva e Campos (2007) relatam que para a passagem de plantão ser eficiente é preciso que ocorra em um tempo previamente estabelecido, com a presença da equipe receptora e transmissora, em um local adequado, sem interrupções desnecessárias, sendo as informações transmitidas de forma clara, objetiva e completa, tendo atenção e postura profissional, bem como entrosamento e respeito interpessoal.

Para que ocorra uma boa passagem de plantão, é necessária a realização da comunicação verbal que ajudará na transmissão dos procedimentos que estão pendentes e deve ser dada a sequencia para a continuidade da assistência prestada ao paciente.

A comunicação verbal refere-se à língua falada, e que a mesma sofre influências da cultura e dos costumes das pessoas, implicando em diferenças, na apresentação e compreensão. Ainda neste tipo de comunicação estão implicadas as formas não verbais e a para-verbal, as quais também influenciam na interpretação dos receptores (SIQUEIRA; KURCGANT, 2005).  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (311.3 Kb)   docx (26.5 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com