TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Perspectiva Dialógica

Por:   •  13/10/2020  •  Ensaio  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 2

Descrição da atividade:

De acordo com Chiachiri (2013, p. 15): "O papel do professor que ensina a produzir textos é o de ensinar a pensar nos contextos de produção e recepção dos textos (quem está falando, com quem, com que objetivos, de que forma etc.) que escrevem."

Refletindo sobre a citação anterior, relacionando-a às contribuições de Mikhail Bakhtin trabalhadas na primeira unidade do Caderno de Referência de Conteúdo (CRC), elabore um texto reflexivo sobre o ensino de produção de texto em perspectiva dialógica.

O texto deverá ter de 10 a 15 linhas.

Depois de concluir a atividade, poste-a no Portfólio.

Pontuação: A atividade vale de 0 a 1,0 ponto.

Portfólio 2 – Produção de Textos

Relacionando a citação de Chiachiri com as contribuições de Mikhail Bakhtin no CRC, foi possível observar que a julgar pela citação, Bakhtin vai muito além de pensar nos contextos de produção e recepção dos textos, ele cita a experiência de ler e escrever como individuais e únicas, mas concomitante a experiências interpessoais e dialógicas, o processo de escrita e leitura pode ser solitário, mas existe uma troca constante de dialogo entre o produtor e o leitor no momento em que lê.

A ideia de individualidade na produção de um texto está na escolha pessoal do tema, como dizer, o tipo de palavras que serão usadas e a organização dos enunciados. Todos os textos se relacionam entre si, mesmo textos anteriores, a forma de dizer, contextos históricos ou quando marcam época.

E para finalizar, a produção de textos está inserida no campo social, pois além de ter as métricas do que escrever, para quem e como, o texto são práticas de linguagem, que podem traduzir contextos e realidades do autor e seus leitores.

Sendo assim, a dialógica consiste na produção de textos na escola que não fiquem presos a redações e sim que sejam inseridos temas do cotidiano dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com