TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política e Legislação

Por:   •  18/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

Fórum: Política e Legislação

  1. Cite uma reforma educacional importante, ocorrida nas décadas de 30 e 40 no Brasil e elabore uma observação crítica correlacionando-a aos dias atuais;
    Um dos movimentos mais importantes da época ficou conhecido com o nome Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova, onde defendia uma escola pública, laica, obrigatória e gratuita. Esta reforma educacional reflete até nos dias atuais, pois a escola nova tem seus objetivos centrados no aluno para se ter uma sociedade mais justa e igualitária, na qual caberia à educação adaptar os estudantes ao seu ambiente social. Observação crítica: Nos dias atuais temos outra reflexão sobre este pensamento, pois o professor deve sim repassar todos esses conhecimentos aos alunos, pois os mesmos não aprendem sozinhos, sendo necessário a ajuda do professor para explicar e discutir sobre o assunto.
  2. Justifique por que o sistema escolar é considerado “aberto”;
    O sistema escolar é um sistema aberto, porque tem como objetivo proporcionar educação. A rigor, ele cuida de um aspecto especial da educação, a que se poderia chamar de escolarização.
    A educação proporcionada pela escola assume um caráter intencional e sistemático, que dá especial relevo ao desenvolvimento intelectual, sem contudo descuidar de outros aspectos, tais como o físico, o emocional, o moral, o social.
  3. Discuta o Sistema de Cotas nas universidades com seus colegas (ou tutora).

O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e cotas sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (53.9 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com