TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Prova de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação

Por:   •  12/9/2021  •  Exam  •  1.835 Palavras (8 Páginas)  •  549 Visualizações

Página 1 de 8

Prova de LIBRAS e Temas Contemporâneos em Educação - Exercício do Conhecimento - Tentativa 2 de 2

Questão 1 de 5

A escola é a instituição da diversidade. Todos têm direito à Educação. Quem acharia razoável escolher quem tem (e quem não tem) o direito a estudar? Porém, não foi sempre assim. Durante a escravidão, negros eram exceções nas escolas. Mais tarde, no século 20, a Educação era praticamente inacessível a quem fosse miserável ou morasse longe de uma cidade. Resultado? Só universalizamos o acesso nos anos 1990. Outros países fizeram isso um século antes. As consequências você já conhece… A discussão do acesso, contudo, tem um problema. Não basta construir escolas.

É preciso garantir um ambiente favorável à aprendizagem, onde professores têm prazer em ensinar e alunos em aprender. Caso contrário, as pessoas vão abandonar a escola. Esse é o nosso objetivo ao falar de diversidade. Queremos que a escola seja um lugar em que todos são acolhidos e respeitados. Não importa a cor, orientação sexual, o peso, a visão política, religião, deficiência. Escola é para todo mundo. Se não for, é um fracasso.

Sem diversidade não há educação. Disponível em: https://www.google.com.br/aclk?sa=l&ai=DChcSEwj98Kj91c7nAhUIBJEKHbb7B9EYABADGgJjZQ&sig=AOD64_1mBe79eWJUwI1tmU2Lexsj2rHJwg&q=&ved=2ahUKEwj9gKP91c7nAhXgF7kGHZagAB4Q0Qx6BAgREAE&adurl= Acesso em 11 de Fevereiro de 2020.

Contudo, são notórias as barreiras ainda existentes em práticas pedagógicas não significativas, em processos avaliativos classificatórios. Isso significa que as dificuldades para beneficiar-se do conhecimento, dos saberes e valores sociais se localizam também no modo como se organizam a escola e a sociedade.

I. Promover condições de acessibilidade multidimensional, multicultural e politécnica, isto é, um estado de plena oportunidade para quem se encontra em situação de desvantagem ou de desigualdade, deve ser função da escola e de outras instituições sociais.

II. A diversidade se constitui como uma mola propulsora de mudanças em todas as dimensões da vida, provocadas com a inclusão escolar e social da pessoa com deficiência produzem benefícios no âmbito das atitudes humanas, nas políticas públicas, nas inovações tecnológicas, nos processos de gestão, nas concepções, no conhecimento do tempo, do ambiente e do ser humano.

III. A educação inclusiva, fomentada na diversidade, busca o desenvolvimento de algumas inteligências, dentro de um processo emocional e social, sobre tudo psicológico, que permita alterar a linearidade de procedimentos existentes na educação transformadora.

Está correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa III

B - Apenas nas afirmativas I e IIcheck_circleResposta correta

C - Apenas nas afirmativas II e III

D - As afirmativas II, III e IV estão corretas

E - Somente na afirmativa I

Questão 2 de 5

A escola tem sido disseminadora da cultura greco-romana, em detrimento da cultura de outros povos. Contudo, ela também pode se tornar um espaço de estudo e reflexão de outras culturas e sabedorias, contribuindo para a promoção da igualdade das relações étnico-raciais na sociedade brasileira. É notório que uma boa parte da população brasileira ainda desconhece a cultura dos povos que colonizaram sua nação, e isto tem sido um fator para promover o preconceito e estimular as desigualdades sociais.

I. A escola deve em primeiro lugar conhecer e multiplicar conceitos como diversidade, identidade, discriminação, preconceito, cultura e todos os que forem necessários para a reflexão dessas questões.

II. O texto constitucional brasileiro e os acordos e tratados internacionais assinados pelo Brasil permitiram que as minorias étnicas, incluindo indígenas, negros, ciganos, comunidades tradicionais e outras populações historicamente marginalizadas, tivessem finalmente sua cidadania reconhecida.

III. Professores, pedagogos e outros trabalhadores da educação precisam conhecer a história do Brasil a partir da história de cada povo que contribuiu com suas matrizes culturais para tal formação: indígena, europeia, árabe, judia e asiática, para que a escola se torne tornar um espaço de estudo e reflexão de outras culturas e sabedorias, contribuindo para a promoção da igualdade das relações étnico-raciais na sociedade brasileira.

Está correto o que se afirma em:

A - Apenas na afirmativa I

B - Apenas na afirmativa I e II

C - Apenas nas afirmativas III

D - As afirmativas I, II e III estão corretascheck_circleResposta correta

E - Somente na afirmativa II

Questão 3 de 5

O termo multiculturalismo possui uma polissemia de significados, entende-se que ele se refere a estudos voltados para as diferentes culturas espalhadas nos lugares do mundo, objetivando a partir da aprendizagem a importância de cada cultura a fim de evitar os conflitos sociais. Podendo também estar voltado à política, quando os grupos como negros, índios, mulheres e outros reivindicam perante as autoridades políticas seus direitos e deveres como cidadãos. A problemática multicultural tem sido um tema discutido principalmente na pedagogia e no currículo com um intuito de solucionar os conflitos que dela surgem, já que a mesma abrange gênero, sexualidade, cultura. Também de entidades políticas do mundo inteiro. Temos observado a inserção do assunto nos debates, literatura, eventos conferencias, teses e dissertações, que são respostas as vozes dos diferentes movimentos sociais que lutam pelos seus direitos e legitimidades. No contexto educacional as praticas que se engajaram a despeito do multiculturalismo são:” Nos parâmetros curriculares nacionais – PCN (BRASIL, 1997) consta que o Brasil tem participado de eventos importantes, como a Conferencia Mundial de Educação para Todos, realizada em Jostiem, na Tailândia, em 1990, convocada por organizações como a UNESCO, UNICEF e Banco Mundial.

Multiculturalismo e Educação. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/multiculturalismo-educacao.htm. Acesso em: 11 de fevereiro de 2020.

Hoje podemos ver o grande desafio que compete aos professores, o de compreender o processo de multiculturalismo e fazê-lo acontecer nas práticas pedagógicas. Esta preocupação faz-se presente também nos documentos oficiais que regem a educação. Sobre esta contextualização e correto afirmar que:

I. Os Parâmetros Curriculares Nacionais, apresentam os temas transversais como temas que devem ser incorporados no trabalho educativo da escola, desta forma ao abordar os temas transversais, (em específico para nosso estudo, a pluralidade cultural), os textos oficiais possibilitam que questões sociais sejam apresentadas na formação do professor e almejadas na aprendizagem e reflexão dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.9 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (41.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com