TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema e ouvir a sua ASPECT MEDICAL, CULTURAL E COMISSÃO SOCIAL nas libras ea cultura de surdos em seus aspectos de LIBRAS

Tese: Tema e ouvir a sua ASPECT MEDICAL, CULTURAL E COMISSÃO SOCIAL nas libras ea cultura de surdos em seus aspectos de LIBRAS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2013  •  Tese  •  1.662 Palavras (7 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 7

TEMÁTICA DA SURDEZ E SEU ASPECTO MÉDICO, CULTURAL E SOCIAL SOBRE LIBRAS E CULTURA SURDA EM SEUS ASPECTOS LIBRAS

A língua brasileira de sinais, libras, desenvolvida a partir da língua francesa de sinais, deu início no Brasil na década de 50 no século XIX.

A primeira escola de surdos no Brasil foi criada pela lei nº. 839 de 26 de setembro de 1857 por D. Pedro II no Rio de Janeiro. O imperial instituto de surdos e mudos, voltados a educação literária e ensino profissionalizante de meninos de 7 á 14 anos. Tendo como Professor o Francês Ernesto Haet, também cidadão surdo Francês. Entretanto a língua de sinais sobreviveu na sala de aula até 1957, e nos pátios e corredores da Escola a partir desta data quando foi proibida.

A Libra não é universal. Assim como as pessoas ouvintes de outros países falam diferentes idiomas, também as pessoas surdas por toda parte do mundo usam línguas de sinais diferenciados.

A temática da surdez em seu aspecto médico

A surdez do nervo auditivo também é chamada pelos médicos por surdez neurossenssorial ou senssorianeural, esta é uma forma mais comum da surdez.

São vários problemas desde os menores como diminuição na irrigação sanguina do ouvido, até as mais sérias como tumores cerebrais.

Estes problemas também ocorrem como parte do processo de envelhecimento.

A partir dos 55 anos de idade a audição pode começar a diminuir, como acontece com a visão em idade menor, ainda esta diminuição anormal da idade varia muito de pessoa para pessoa e está normalmente ligada a herança genética, as condições anormais a que o ouvido foi exposto durante a vida (barulho intenso, infecção etc.) ou doenças gerais como hipertensão arterial e diabete.

Existe também a surdez de condução que é aquela que afeta o ouvido externo ou médio, acontece quando as ondas sonoras não são bem conduzidas para o ouvido interno. Também a atite média aguda, que é uma inflamação do ouvido médio que pode ocorrer de uma infecção, ela é o diagnóstico mais frequente na criança pequena, ocorre mais nos meses de outono e inverno perfuração timpanea atite média crônica, é uma perfuração na membrana do tímpano ou por algo que causa pressão no canal do ouvido. (tapa, barulho, beijo). Tumores do ouvido =- são vários tipos de tumores, ocorrem no ouvido, deve ser diagnosticado pelo seu médico otorrinolaringologista.

Surdez retrococlear, acontece quando o nervo auditivo está danificado inexistente, e profunda e permanente. Surdez mista: de condução e dos nervos_ é a combinação da perda auditiva condutiva, com a perda auditiva condutiva, com a perda auditiva condutiva, com a perda auditiva neurossenssorial, isto é, quando o problema está presente no ouvido médio e interno ao mesmo tempo.

A temática da surdez em seu aspecto social

Nas ultimas décadas, importantes avanços políticos vem ocorrendo nesta área, difundindo no Brasil a ideia da pessoa surda, com ênfase na “diferença” e não mais na “deficiência”. Esse reconhecimento politico da surdez pode ser traduzido em ações que considerem os direitos dos surdos enquanto cidadãos com os recortes de suas identidades, línguas comunidade e cultura entre outros. Apesar dos avanços observados nas discursões teórico-conceituais sobre este tema, ainda percebe-se que a sociedade tem muita dificuldade de mudar seus valores e dificuldades de mudar seus valores e assimilar novos conceitos.

A surdez tem sido analisada como um obstáculo na comunicação, que isola a criança de sua família e da comunidade ouvinte, e entendida como um tipo de privação sensorial, cujos efeitos são produzidos pela sociedade e também modalidades de conhecimentos práticos orientados pela comunicação e para a compreensão do contexto social em que vivemos, e se manifestam através de conceitos, categorias, teorias, não reduzindo somente a contexto cognitivo.

A temática da surdez em seu aspecto cultural

A palavra “cultura” possuem vários significados. Relacionando esta palavra ao contexto de pessoas surdas ela representa identidade, porque se pode afirmar que estas possuem uma cultura uma vez que tem uma forma de aprender o mundo que as identificam como o tal.

Uma comunidade surda é um grupo de pessoas que moram em uma localização particular compartilham metas comuns de seus membros e, de vários modos trabalha para alcançar metas.

Mas ser uma pessoa portadora de deficiência auditiva não equivale que esta pessoa surda e que faça parte de uma cultura e de uma comunidade surda sendo a maioria dos surdos 95 % filhos de pais ouvintes, muitos destes não tem oportunidade de aprender as libras e não frequentam as associações de surdos, que são as comunidades surdas.

Cultura surda e seus aspectos

Quadros (2004) salienta perceptivelmente que as representações da cultura hegemônica, ou seja, da cultura ouvinte estão nas entranhas das propostas de inclusão.

A cultura hegemônica tende sempre a produzir populações de acordo com sua representação. Uma das maiores produções culturais dos surdos refere-se à língua de sinais. Os estudos mais recentes sobre ela tem atestado o quão grande é a nossa riqueza linguística.

Quando s fala de cultura surda acontece na maioria das vezes que se fica perdido entre o que é e o que não é cultura surda. Destacarei alguns aspectos culturais mais conhecidos.

Identidade surda- são multifacetadas, fragmentadas, em constante mudança. Os surdos passam a serem surdos através da experiência visual, de adquirir certo jeito ser surdo.

Diferença- por diferença entendemos o ser surdo com sua alteridade. Ex. se perguntarmos, por que os surdos querem escolas de surdos? “A resposta identifica a caminhada para a diferença. Para tornarem-se sujeitos de sua história”, saírem da exclusão construírem sua identidade em presença de outro surdo, para terem a presença cultural própria.

Lingua de sinais- Uma das preocupações entre os surdos nas instituições das relações interculturais se trata da língua de sinais. A agonia da língua de sinais e o sintoma mais presente detectado nas relações interculturais. Sinais que perderam sua significância visual sinais que já não se agrupam o fluxo significativo dos signos visuais e que se deterioram.

Poder- Não se trata de categorias nem de divisões binárias como querem, mais de posições de identidade e de diferença. Divisões binárias sempre implicam em dominado e dominador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com