TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  24/2/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.504 Palavras (19 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

Faculdade  Anhanguera  de  Brasília

1° Semestre  –  Pedagogia  2013/2

ATPS Psicologia da Educação

                                                                                 

                                                                                                      Trabalho referente à disciplina

                                                                                                            de Psicologia da Educação

                                                                     1° período do curso de Pedagogia

                                                                   Faculdade Anhanguera de Brasília

Orientado pela tutora Prof.  Helenrose A. da S. P. Coelho

 

Brasília - DF

2013

Faculdade  Anhanguera  de  Brasília

1° Semestre  –  Pedagogia  2013/2

ATPS Psicologia da Educação

                                                         

                                                                                                      Trabalho referente à disciplina

                                                                                                            de Psicologia da Educação

                                                                     1° período do curso de Pedagogia

                                                                   Faculdade Anhanguera de Brasília

Orientado pela tutora Prof.  Helenrose A. da S. P. Coelho

Brasília

2013


ÌNDICE

Introdução……………….........04

Sigmund Freud..........................05

Jean Piaget……..........................07

Henri Wallon..............................09

Lev S. Vygotsky.........................11

Conclusão...................................14

Bibliografia................................15

INTRODUÇÃO

Diante de estudos realizados pelo grupo, podemos destacar algumas contribuições que alguns teóricos da psicologia fizeram para a educação, promovendo assim um grande desenvolvimento da aprendizagem das diferenças de cada indivíduo. Pois a Psicologia da Educação é o ramo que estuda o processo ensino aprendizagem em diversas vertentes, os psicólogos educacionais desenvolvem o seu trabalho em conjunto com os educadores, de forma a tornar o processo de aprendizagem mais significativo para o educando, principalmente no que diz respeito à motivação e as dificuldades de aprendizagem, e focam na ação e não apenas nas necessidades da criança na escola como também, em outras áreas onde as experiências escolares têm impacto.

                                                   SIGMUND FREUD

Sigmund Freud nasceu em Pribor na Republica Tcheca em maio de 1856 e faleceu em Londres na Inglaterra em setembro de 1939. Em 1938, Sigmund Freud sendo judeu, foge para a Inglaterra por causa do nazismo,
 aos 17 anos de idade inicia seus estudos na universidade onde completa sua graduação apenas em 1881, de acordo com registros de suas próprias cartas, Freud foi menos diligente nos estudos da medicina e ateve-se mais à pesquisa científica. Em 1877, ele conhece o laboratório de Ernst Brucke e faz dele seu principal modelo de ciência, começando suas pesquisas ainda na universidade.
Freud, graduado médico neurologista, foi considerado o pai da psicanálise e descreve em suas teorias que a psicanálise ajudaria os educadores. A psicanálise surge com Freud com a possibilidade de compreender o fenômeno educativo através da noção do inconsciente, oferecendo as bases para pensar em uma educação que visa diminuir os efeitos patogênicos e oferecer um modo de profilaxia às neuroses. Freud acreditava inicialmente que uma das maneiras de se evitar o aparecimento de sintomas neuróticos seria oferecer uma educação não repressiva que respondesse aos questionamentos da criança à medida que eles fossem surgindo. Ele também percebia certa inibição intelectual resultada de um sintoma neurótico.

O pedagogo tem um importante papel na educação da criança, porque é nesta fase que aprendemos e adquirimos as concepções de sociedade, moral e valores. O educador precisa ajudar a buscar o equilíbrio na construção do eu (ego) para que possamos ter eficiência na aprendizagem. Essas contribuições foram fundamentais, porque a mente humana se tornou alvo de estudos graças às conclusões freudianas.
Para Freud, a psicanálise deveria quebrar os vínculos que fazemos ao nos comunicar uns com os outros, pois ele percebia conflitos entre os impulsos humanos e as regras que reagem á sociedade. 
Esses impulsos irracionais determinam nossos pensamentos, ações e até os nossos sonhos, são capazes de trazer a tona necessidades básicas do ser humano que foram reprimidas. Estes desejos, instintos e sensibilidade que todos nós temos e que fazem parte do inconsciente da nossa mente chamado id. Esse id é armazenado tudo o que foi reprimido e também as nossas necessidades insatisfeitas.
Em cada um de nós existe o princípio do prazer. Uma função reguladora deste princípio que atua como censura ante aos nossos desejos e que nos ajuda na adaptação ao meio em que vivemos é o ego.  A consciência do que podemos ou não fazer, segundo as regras da sociedade em que vivemos é a parte da nossa mente denominada superego (princípio de realidade).
            O ego vai se apresentar como um regulador entre o id e o superego, para que possamos conciliar nossos desejos com o que podemos moralmente fazer. O desenvolvimento psicossexual ocorreria em etapas, de acordo com a área na qual a libido está mais concentrada. A primeira fase é chamada de período inicial, oral e anal, onde a libido está direcionada para o próprio corpo, o prazer, o sugar e controlar sua defecação.
A segunda fase é o período edipiano, onde a criança se sente atraída por seu progenitor oposto. Finalizando, temos o período de latência, iniciado logo após a puberdade, quando então a libido toma uma direção sexual definida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.1 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com