TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  13/3/2017  •  Dissertação  •  633 Palavras (3 Páginas)  •  178 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Psicologia da educação

Tarefa: Atividade do ciclo 3

Nome:

RA:

Turma:

Parecer do Tutor:

 

        Esse trabalho tem por objetivo ressaltar os principais conceitos da teoria construtivista de Piaget, relatando essa abordagem que mostra o processo de desenvolvimento cognitivo dos seres-humanos, nos proporcionando assim, a oportunidade de enxergar o papel da escola nessa construção de aprendizagem, como transmissora de conhecimentos reproduzidos pela nossa cultura, más também como uma porta para as novas realidades, os novos saberes, sendo uma oportunidade de não somente resgatar o passado, más de também construir o novo.

        Segundo Piaget a construção dos conhecimentos é adquirida pelos fatores biológicos e hereditários, como também pela interação do meio em que se vive. Para a compreensão do desenvolvimento dos pensamentos humanos devemos entender que o mesmo é divido em dois estágios principais: organização e adaptação. Para que essa organização seja colocada em prática em nossa mente, é preciso que aconteça uma combinação e ordenação dos conhecimentos adquiridos e esses transformem-se em esquemas, que podem ser simples ou complexos. Já na adaptação de acordo com Piaget, temos dois princípios básicos, que são a assimilação e a acomodação, ambas em busca da equilibração. Conforme a teoria, o ser está em constante troca com o meio em que vive, então conforme vai expondo-se a diferentes informações vai absorvendo-as e procurando entende-las, tentando encaixar em seus esquemas mentais já vivenciados, assim realizando a assimilação, então vai formando novos esquemas, com base nos já vividos e com os conhecimentos novos adquiridos, efetivando a acomodação. Portanto, podemos concluir que a assimilação e acomodação são os processos de adaptação da evolução cognitiva que visam à busca pelo processo de equilibração, esse que faz com que a pessoa tenha pensamentos mais complexos.

        Conforme aponta Piaget a maneira de raciocinar e praticar as ações é dividida em quatro estágios, o primeiro é o sensório- motor, que vai do nascimento até aproximadamente aos dois anos, onde a criança descobre o pensamento, a imitação e a memória, além de desenvolver ações voltadas a um objetivo, porém seus pensamentos são frutos da ação dos objetos do ambiente em que encontra-se inserido. O segundo é o estágio pré-operatório, que vai dos dois aos sete anos, onde a criança passa a desenvolver o uso da linguagem aos poucos e também a distinção da palavra com a figura de algo, porém ainda não consegue ser solicito com o ponto de vista dos outros. No pensamento operatório concreto, dos sete aos onze anos a criança adquire a qualidade de aceitar ideias diferentes das suas, passa também a resolver problemas pela lógica, além de adquirir noções para classificar e conservar. E o último estágio, que compreende dos onze anos até a fase adulta, a pessoa tem habilidade para solucionar problemas de ordem abstrata de maneira lógica, pois possui um pensamento mais voltado ao lado cientifico, além de passar a ter um pensamento mais crítico sobre a realidade que o cerca.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (309.8 Kb)   docx (256.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com