TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  416 Palavras (2 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 2

Possibilidades Limitações

BEHAVIORIS-MO / NEOBEHAVIORISMO Uma das possibilidades do behaviorismo é análise do comportamento humano, o que permite o estímulo à resposta por meio da associação, isto é, no contexto escolar esta teoria auxilia na motivação dos discentes quanto ao estímulo à resposta, tal reação pode ser favorecida pelo docente quando ele reconhece o comportamento correto do estudante e o reforça cotidianamente. Omissão da percepção e dos processos sensoriais, nessa perspectiva teórica corre-se o risco de estabelecer padrões de comportamentos que resultam em exclusão social.

PSICANÁLISE As relações docente/discente é vista de maneira mais estreita, onde o educador tem também a função de analisar o educando além do comportamento referente ao processo de aprendizagem, afinal a relação bem sucedida entre docente e discente contribuem para um processo de ensino e aprendizagem mais qualificado O professor não tem habilidades necessárias para desempenhar a psicanálise enquanto ferramenta educacional, visto que não é formado para tal, e isso pode resultar em processos inversos ao trabalho do terapeuta psicanalista, isto é, o educador não analisa as questões tentando descobrir suas origens como faz o psicanalista.

HUMANISMO Permite ao educador desenvolver a prática pedagógica de forma inovadora, ou seja, o senso individual do docente é considerado na ação de ensinar, as metodologias de ensino são pautadas na reflexão do indivíduo sobre sua participação no meio em que vive, atrelando à metodologia o reconhecimento da individualidade do discente, compreendendo o ser como autônomo no processo de formação acadêmica e social, não sendo o discente visto apenas como o resultado da observação de seu comportamento. Nem todos os indivíduos têm a capacidade de se autodefinir, em alguns casos de distúrbios de aprendizagem, por exemplo, a autonomia fica comprometida, no entanto, a teoria humanista ainda pode contribuir nestes casos a partir de uma adaptação da teoria a essas situações, visto que para o humanismo o ser humano é o centro das ações.

GESTALT O movimento da Gestalt contribui quanto ao que se refere à percepção, a aprendizagem, o pensamento, a personalidade, a psicologia social e a motivação. Dentro dessa psicologia as partes são analisadas através do todo, ou seja, para se compreender um fenômeno educacional, por exemplo, analisa-se o conjunto para conhecer as partes que compõem um problema a ser resolvido. Teoria pouco embasada que dificultou a aceitação por parte dos profissionais de psicologia, no entanto, a psicologia Gestalt está presente em muitos aspectos da psicologia contemporânea.

Referências:

CAMPOS, J. AP. P. P. et al. Psicologia da Educação. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 2 – Diferentes abordagens teóricas da Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (41.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com