TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  5/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  675 Palavras (3 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 3

PSICOLOLIGA DA EDUCAÇÃO

Cidade, Estado

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Na sala de aula um aluno dá uma resposta correta e a professora elogia, essa situação de elogiar pelo que o aluno fez é o reforço positivo, ocorre quando um estímulo aumenta a possiblidade de determina resposta.

Mas quando há ausência de um estímulo e este fato faz com que aumente a probabilidade do aparecimento da resposta seria o reforço negativo, um exemplo quando um aluno na ausência de notas boas, ele passa a emitir um comportamento de estudar.

O Behaviorismo, na educação, é um fator a ser levado em conta, já que o comportamento dos alunos é uma resposta ao ambiente e nessa percepção todo comportamento pode ser aprendido.

A limitação seria a necessidade tanto do reforço positivo quanto do reforço negativo, pois ocorrem na mudança de comportamento do ser humano.

Sua limitação também ocorre pela necessidade do estímulo E-R (estímulo –resposta), o comportamento dentro desse modelo é observado segundo o estímulo dado e a resposta obtida.

PSICANÁLISE

Na psicanálise podem ser utilizadas na educação como possibilidade as transferências que podem ser positivas e negativas.

Na primeira situação, o aluno transfere para o professor sentimentos como de amor, carinho, respeito, de confiança de uma forma que nem mesmo o aluno sabe o porquê nesse sentimento, mas há algo de especial nessa relação, onde o aluno coopera na aula, se dedica.

Já na segunda situação, por algum motivo o aluno não gosta do professor, não confia não se sente confortável em querer aprofundar na aula por mais que a disciplina o favorece, este aluno transfere algo negativo já vivido por ele ao professor, mesmo que nunca tenha acontecido algo que prejudicaria essa relação de professor – aluno.

As restrições que acontecem sem ter um motivo específico fazem com que o professor não saiba como se comportar e muitas vezes difíceis de serem reconhecidas, pois já que na maioria dos casos são questões do inconsciente sendo complicado achar uma resposta e determinar a causa do problema e corrigi-la.

Já que esse aluno consciente ou não, não consegue se sentir confortável com esse professor, acabando por perder o interesse na aula, na disciplina.

HUMANISMO

O professor para essa teoria é grande valor, pois cabe a ele criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado pela aula e pela aprendizagem. Onde sentirá à vontade para manifestar seus pensamentos, emoções e opiniões sem que haja discriminação.

Pois o Humanismo prega a liberdade de pensamento, estabelecendo uma aprendizagem direcionada à criatividade, autonomia, a busca pelo novo, pelo conhecimento.

Não seria possível ensinar ao professor um repertório de estratégicas de ensino, ele sim, deverá elaborar sua própria forma de ensinar para guiar seus alunos da melhor maneira. O educador para isso deve ser possuidor de conhecimentos e aptidões, como saber ouvir, ser paciente, simpático, se relacionar bem, com isso guiará a aprendizagem a todos os seus alunos.

GESTALT

Na Gestalt, o ensino é centrado no aluno, e o professor tem como função dar assistência ao aluno de forma a não transmitir o conhecimento. Ele deve ser um facilitador da aprendizagem, que consiste na compreensão, aceitação e confiança em relação ao aluno, cabendo ao professor auxiliar a aprendizagem do aluno de maneira à desperta o seu próprio conhecimento.

 Aprendizagem é uma reestruturação de percepções e pensamentos que ocorrem no organismo.

Sua teoria é uma organização de elementos constitutivos, com a finalidade de estimular, criando uma percepção global. Sendo assim, o psiquismo humano não tem condições de ser analisado de forma isolada, e sim, sempre em conjunto, tendo como ponto de partida a percepção, pois o que e como o indivíduo percebe é extremante importante para entender o comportamento humano.

Para essa teoria deixar de interpretar de forma mais ampla e limitando a sua aprendizagem o aluno poderia perder essa capacidade de explorar outras formas de perspectivas reduzindo assim, seu desenvolvimento em apreender e se tornar um aluno menos criativo em buscar o desconhecido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (122.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com