TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  23/4/2019  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

AULA 6 - Teoria sociointeracionista

Nesta aula, vamos aprender sobre a teoria desenvolvida por Lev Semenovochi Vygotsky, conhecida por sociointeracionismo ou perspectiva  sociohistórica, como também é denominada.

Após a leitura atenta e reflexiva dos textos  1 e 2, você deverá ser capaz de:

  1. Explicar como ocorre o desenvolvimento da inteligência na perspectiva sociointeracionista.

A construção da inteligência ocorre através da complementaridade dos aspectos biológicos e sociais. Essa teoria considera que é por meio das suas interações com outros seres humanos que o homem se constrói. Em outras palavras, o homem não nasce homem e sim com possibilidades de humanizar-se nas interações que estabelece ao longo da vida.

4 expressões de aprendizagem do Vigotski  ZDP , Interação, mediação e internalização 

  1. Compreender o conceitos de mediação e sua importância para o desenvolvimento do indivíduo.

Uma idéia central para a compreensão de suas concepções sobre o desenvolvimento humano como processo sócio-histórico é a idéia de mediação: enquanto sujeito do conhecimento o homem não tem acesso direto aos objetos, mas acesso mediado, através de recortes do real, operados pelos sistemas simbólicos de que dispõe, portanto enfatiza a construção do conhecimento como uma interação mediada por várias relações, ou seja, o conhecimento não está sendo visto como uma ação do sujeito sobre a realidade, assim como no construtivismo e sim, pela mediação feita por outros sujeitos. 

  1. Conceituar zona de desenvolvimento proximal e seus níveis de desenvolvimento.

O conceito refere-se ao desenvolvimento em processo e diferença entre a capacidade do aluno para executar uma tarefa de forma independente em relação com a execução da tarefa com orientação. Representa distância entre os níveis de desenvolvimento real (o que se sabe) e o desenvolvimento potencial (o que pode saber).

Nivel de desenvolvimento REAL – determinado pela capacidade de resolver problemas independentemente, sem a interferências, “vir-a-ser”.

Nível de desenvolvimento POTENCIAL – demarcado pela capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente, chamado de Mediador.

  1. Compreender o papel da linguagem para o desenvolvimento.

A linguagem é considerada como o instrumento mais complexo para viabilizar a comunicação, a vida em sociedade. Para ele, sem linguagem, o ser humano não é social, nem histórico e nem cultural. A linguagem, é antes de tudo, social.

Linguagem Social/exterior: Essa linguagem tem por função denominar e comunicar, pensamento expresso em palavras, é a primeira linguagem que surge.

Linguagem Egocêntrica: Trata-se da fala que a criança emite para si mesma, em voz baixa, enquanto está concentrada em alguma atividade. Estágio da transição entre as falas  exterior e interior.

Linguagem Interior: Essa fala é posterior à fala egocêntrica. Fala interiorizada em pensamento. É quando as palavras passam a ser pensadas sem que necessariamente sejam faladas. É um pensamento sem palavras. Já o pensamento é um plano mais profundo da linguagem interior, que tem por função criar conexões e resolver os problemas, o que não é, necessariamente, feito em palavras. É algo feito de ideias, que muitas vezes nem conseguimos verbalizar, ou demoramos ainda um tempo para achar as palavras certas para exprimir um pensamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (109.5 Kb)   docx (213.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com