TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  31/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

COMPUTAÇÃO, LICENCIATURA

                   

Disciplina:

Psicologia da Educação

Tutor:

Cristiane Regina Tozzo

RA:

8072731

Aluno(a):      Eliana dos Santos Reis

Turma:

3º Semestre

Unidade:

São Paulo - SP

Com base nos estudos da Unidade 2, ou seja, nas abordagens teóricas do Behaviorismo, Psicanálise, Gestalt e Humanismo, faça um quadro ou tabela contendo uma descrição das possibilidades e limitações de cada abordagem no contexto escolar, de forma resumida e com suas palavras.

Para tanto, pense no foco principal de cada abordagem, e nos conceitos formulados por elas que tem relação com a aprendizagem/educação. Você poderá realizar este quadro de acordo com o modelo descrito no PEGE, e também deverá colocar uma capa no seu trabalho (contendo nome da instituição, curso, nome da disciplina, nome do aluno). Lembre- se de comentar as possibilidades e limitações de todas as abordagens!

Depois de concluir o seu quadro, poste-o no Portfólio (em Word, anexando o arquivo).

Possibilidades

Limitações

BEHAVIORISMO/

NEOBEHAVIORISMO

Baseado no estudos do CRC, verifiquei que a base de pesquisa é comportamental. Suas possibilidades no ambiente escolar é através de estímulo-resposta, ou seja, os estímulos podem interferir no comportamento dos alunos. Os docentes podem reforçar os comportamentos desejáveis ou reprimir os comportamentos indesejáveis.

Na perspectiva do Skinner, observamos que a influência ambiental interferem no comportamento do indivíduo. No contexto da sala de aula, discernir o ambiente poderá contribuir ao professor uma melhor condução no Âmbito comportamental, favorecendo o processo de ensino-aprendizagem, podendo considerar os estímulos (positivo e negativo).

Em uma sala de aula,  os alunos aprendem determinado comportamento, cabe ao docente reforçar positivamente ou negativamente determinado comportamento.

Quero ressaltar os estudos da autoeficácia que é definida como o indivíduo tem a competência de lidar com os problemas da vida com a perspectiva da autoestima do aluno.

Como se limita apenas  a observação comportamental, alguns aspectos individuais como: consciência, Inteligência, sentimentos, emoções e vontade de cada aluno.

PSICANÁLISE

De acordo com o conteúdo, observei que a Psicanálise contribui para a Educação o relacionamento professor-aluno tendo um vínculo afetivo.

A chave para o aprendizado está na figura do professor e  que significado esse docente tem  para o aluno .

Sendo assim o decente deverá refletir sobre vínculos afetivos estabelecidos entre professor-aluno.

Para isso , é necessário entender o conceito da transferência (o discente transfere ao docente sentimentos), contratransferência (docente transmite ao aluno sentimentos) que  é produzida quando o desejo de saber do aluno se liga a um elemento particular, que é a pessoa do professor.

Uma disciplina ou conteúdo poderá ser atraente ao aluno se o mesmo de forma consciente ou inconsciente, não se sente confortável com determinado professor, sendo assim, o discente  autoriza o professor a  ensinar algo, ou se não gosta do seu jeito, da sua postura ou da sua voz, haverá, certamente, dificuldades em aprender conteúdos (a disciplina) que esse professor transmite, mesmo que a disciplina possa parecer interessante ou necessária.

Limita-se na transferência de sentimentos pode ser positiva ou negativa que poderá acarretar na rejeição do aluno em aprender determinado conteúdo, ou seja limita-se a reações do aluno em relação ao professor.

HUMANISMO

No Humanismo pude observar na, que  independente  do nível do  aluno, ele  deve ter  em contato com os problemas importantes de sua vida  para que o mesmo possa aprender, refletir, pensar em como pode resolvê-los.

Ao professor fica  a incumbência de criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado, manter uma postura adequada, sendo cordial, e deve aceitar cada aluno do jeito que ele é levando em consideração suas emoções e sentimentos. Assumindo sua posição de facilitador da aprendizagem do aluno, construir um clima favorável a esse processo.

Coloca o professor como facilitador do aprendizado  dando liberdade aos alunos escolher a forma de aprender. Exigindo do professor a não possuir certa estratégia requerendo habilidade de compreender o outro.

GESTALT

Estudando o conteúdo apresentado na Unidade 2, na teoria de Gestalt o cérebro funciona com todos os seus elementos ao mesmo tempo, dinâmico.

Ressaltando o fato de o indivíduo sentir sensações diante de uma ilusão de óptica.

No ambiente escolar, o aluno tem uma melhor absorção do conteúdo utilizando o campo visual.

O campo visual é uma ferramenta importante, porém, tem alguns indivíduos que aprendem por outros métodos cabendo ao professor favorecer um ambiente de aprendizagem ao aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (245 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com