TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia da Educação

Por:   •  4/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  823 Palavras (4 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 4

Disciplina: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Coordenador(a): SERGIO SKLAR

Aluno(a):_Carolina Passos de Oliveira

Matr.:13212080246

Polo: Belford Roxo

Nota: __________

Primeira questão (valor: 2,5)

Como foi visto na aula 8, a Psicologia da Educação, segundo M.G.Ferreira, gira em torno de três grandes domínios de investigação ‒ a aprendizagem, o desenvolvimento humano e o ensino ‒, sob a formulação de três modelos ou paradigmas teóricos: paradigma objetivista, paradigma subjetivista e paradigma histórico-crítico. O primeiro está baseado na psicologia experimental, o segundo na psicologia sob um viés filosófico e o terceiro na valorização do homem como ser histórico.

Como estes paradigmas incidem sobre dimensões psicológicas que se diferenciam (dimensão experimental, dimensão filosófica, dimensão histórica), ao se voltarem para o desenvolvimento humano e a aprendizagem? (máximo de 15 linhas)

R :No objetivista a Educação fica reduzida à manipulação de estímulos externos que possam conduzir a respostas consideradas desejadas e a aprendizagem à verificação dos efeitos objetivos deste processo, uma adaptação passiva ao ambiente.

No Subjetivista vê o homem como um ser autônomo, criado para a

liberdade e não determinado pelo meio. A Educação deve, então, criar situações favoráveis ao desenvolvimento pleno das suas potencialidades, tendências e predisposições naturais.

E no Paradigma Histórico-crítico a Educação pode simplesmente “reproduzir” as relações sociais existentes, “adaptando” o homem ao meio. Pode, no entanto, contribuir para a transformação da realidade e para a emancipação do homem formando indivíduos críticos e reflexivos, prontos para interferir ativamente na prática social. São valorizados o diálogo, a interação, o processo

de mediação

Segunda questão (valor: 2,5)

A aula 8 apresenta o seguinte conceito de aprendizagem, formulado por Hilgard:

Aprendizagem é o processo pelo qual uma atividade tem origem ou é modificada pela reação a uma situação encontrada, desde que as características da mudança de atividade não possam ser explicadas por tendências inatas de respostas, maturação ou estados temporários do organismo (por exemplo, fadiga, drogas, etc.).

Por que esta definição suscita a inferência de que “toda aprendizagem implica mudança”? (máximo de 15 linhas)

R : Embora seja um processo interno, ela se apresenta de forma observável através do comportamento.

Não são aprendidos apenas conhecimentos e habilidades, mas

conteúdos afetivos e atitudes.

Terceira questão (valor: 2,5)

Verificamos, na aula 7, que a obra de Rousseau, nomeadamente o Emílio, marca o momento em que a compreensão do que ocorre com a criança passa a servir de base para a educação infantil. E é no século XVIII que se desenha uma concepção moderna da infância, ao se considerar o período infantil uma importante fase do desenvolvimento psicológico.

Como a infância, tal como se depreende das fases do desenvolvimento humano apresentadas na aula 7, ganha uma fisionomia psicológica particular, rompendo com a ideia de que a criança é um adulto em miniatura? (máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com