TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia de educação

Por:   •  25/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  924 Palavras (4 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 4

Hoje, quando a importância da educação assume um significado especial quando a escola começa a concentrar-se nas mudanças que ocorrem na sociedade, cada vez mais começamos a analisar as nossas actividades, a pensar sobre o nosso papel neste processo complexo de educação e formação, e da nossa responsabilidade como professores perante a sociedade. As pessoas não nascem formadas, elas formam-se a longo do seu percurso de vida e o professor tem um papel especial, muito importante e as vezes até crucial nesta formação.

Para mim um professor tem de ser um mestre que sabe relacionar-se com a vida e com as pessoas, que ama o que faz e acredita que como professor tem capacidade de ajudar o patinho feio transformar-se num belo cisne, superando incertezas, angustias e encontrar o seu lugar.

Todos nos somos patinhos feios em determinadas alturas das nossas vidas quando sentimo-nos um pouco feios e incompletos, sentimo-nos perdidos entre outros que aparentemente já se sentem mais seguros do que nós. Nesses momentos necessitamos de orientação, experiência, sabedoria, palavra certa e principalmente de companhia de pessoas que conhecem melhor este mundo, ou melhor esta sociedade em que vivemos e que possam, através dos seus conhecimentos dar as diretrizes de que sentimos falta para podermos sentir-nos realizados em nossa existência. professores são os orientadores que devem ser capazes de dialogar, aprender, estimular e partilhar experiências que ajudem os seus alunos a relacionar-se bem consigo mesmos, com outros e com o mundo e sociedade em que vivem.

Para servirmos melhor à sociedade e aos nossos alunos, para podermos dar-lhes o auxílio necessário para além de conhecermos as técnicas para ensinar, ou seja as especificidades da profissão: didática, metodologia, filosofia da educação e especializações da licenciatura, etc.  devemos ter equilíbrio e maturidade suficiente para entender melhor as necessidades dos nossos alunos e também a grande responsabilidade que nos foi atribuída de atuar em prol da sociedade e principalmente da nossa própria educação, temos ter presente o nosso papel de educador e abraçar esta profissão com coragem e convicção e muita garra para transformar o patinho feio em belo cisne. É muito importante ao relacionarmo-nos com os nossos alunos demonstrarmos paciência, prática de pesquisa e estudo, rapidez de raciocínio, habilidade de panejamento, compreensão, capacidade de argumentação, presença de espírito, bom humor, inteligência e simpatia.

A sociedade atual está saturada de meios de comunicação é um fator que faz com que a criatividade inerente de muitos alunos seja suprimida e extinta. Estes alunos fazem me lembrar a pira olímpica que precisa de ser acesa para dar início ao novo ciclo de jogos, e  no caso destes alunos é preciso acendê-los para iluminar o seu mundo interior, a sua identidade. Só um professor "iluminado" os pode acender, um professor que representa essa tocha. Sim, não é uma tarefa fácil para mim como professora - não só mentora e colega, mas também um catalisador para o desenvolvimento da alma da criança, assim como o melhor ponteiro no início da sua vida.

Por isso um dos principais problemas da educação para mim é  encontrar e desenvolver projetos para crianças onde possa trabalhar e desenvolver o talento, criatividade e capacidade de usá-los de forma consciente, para que os alunos possam se tornar bem sucedidos em qualquer atividade que pode facilmente integrá-los na nossa sociedade.

Outra tarefa igualmente importante é ensinar a ter um raciocínio correto e encontrar sentido em quase tudo. Porque da maneira como pensamos depende muito a nossa maneira de viver. E aqui podemos e devemos utilizar uma ferramenta de ensino, que é Educação para a Cidadania Global(EpCG).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com