TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia na Educação

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.224 Palavras (9 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

CURSO PEDAGOGIA

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

JUCELIA MARTINS DE OLIVEIRA CUNHA

Cuiabá/MT/2021

JUCELIA MARTINS DE OLIVEIRA CUNHA

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho de conclusão apresentado ao curso  de licenciatura em pedagogia, registrado pela Faculdade Invest de Ciências e Tecnologia.

Cuiabá/MT/2021

IMPORTÂNCIA DA PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Jucélia Martins de Oliveira Cunha

RESUMO

O desenvolvimento deste artigo baseia-se na informação do processo de alfabetização como função a produção de saberes aos fenômenos psicológicos. A psicologia da educação é compreender o processo de ensino e aprendizagem, seja crianças ou adultos relacionados a psicologia da aprendizagem, englobando as técnicas ou estratégias educacionais. A psicologia da educação foi construida ao longo da história e que nos dias atuais trás discussão solidificada nos processos educativos.

Palavra-chave: Ensino-aprendizagem; educação; psicologia da educação.


Sumário[pic 2]

1. Introdução        05

2. Objetivos        06

2.1. Objetivo Geral        06

2.2. Objetivo Especifícos        06

3. Fundamentação Teórica        07

4. Conclusão        11

6. Referencia bibliográfica        12


INTRODUÇÃO

Se fizermos uma retrospectiva histórica veremos que a Psicologia nasce no Brasil através da Educação, inserida nos currículos escolares das primeiras escolas normais e receberam os primeiros laboratórios de Psicologia no Brasil. E foi a partir de 1962 que constituiu a profissão de psicólogos na perspectiva clínica com atendimento individual.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais, ou seja, estuda o que motiva o comportamento humano, o que sustenta, o que o finaliza, e os processos como: Sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência.

É uma das disciplinas que o professor encontra dificuldades para desenvolver trabalhos que possibilite construir competência, valores, habilidades e seus saberes enquanto docente.

A psicologia pode contribuir para que o professor desenvolva capacidade de investigar a própria atividade e só então construir e transformar os métodos pedagógicos em processo contínuo de construção de sua identidade como professor e de construção da identidade do aluno, ajudando a formar um novo cidadão.

A psicologia da aprendizagem estuda o complexo processo pelo qual as formas de pensar e os conhecimentos existentes numa sociedade são apropriados pela criança. A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo da experiência humana, daquilo em que seu grupo social conhece.

Ao transmitir o conhecimento para o aluno o professor também desempenhará a função de formador da personalidade de seus alunos no processo de aprendizagem, pois o aluno por sua vez é um sujeito ativo de seu processo de formação de desenvolvimento intelectual, afetivo e social.

O papel do professor é o de mediador do processo de formação do aluno, favorecendo a interação entre o aluno e o conhecimento.


OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

Importância da Psicologia na área da educação.

Contribuições da Psicologia educacional acerca do desenvolvimento da criança e das praticas educacionais.

2.2 Objetivos Específicos

Entender os princípios psicológicos relacionados com a educação e com o processo de ensino-aprendizagem.

Reconhecer os princípios da psicologia da educação que contribuem para a formação do educador


FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A importância da Psicologia na área pedagógica é relativo ao processo ensino e aprendizagem na qual faz referência no reconhecimento de que a educação é um fenômeno complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a educação se desdobra em múltiplos contextos nos quais as pessoas vivem e participam definidos como âmbito educativos.

A psicologia da aprendizagem convergem interesses e questionamentos sobre a aprendizagem e tudo que envolve problemas educativa e escolar. Pensando em que a psicologia é a ciência que estuda o comportamento de qualquer pessoa e tem o papel efetuador na compreensão do comportamento humano.

Na educação a psicologia fornece subsídios para desenvolvimento e elaboração do planejamento curricular da escola, inserida em várias modalidades de ensino. É importante que a escola tenha responsabilidade para com o aluno ressaltando a necessidade do interesse que o educador deve ter pela vida do aluno como um todo, fazendo com que a escola passe a ter sentido na vida dele.

São complementares o desenvolvimento e educação e qualquer atividade é muito importante na vida do aluno. A escola tem que atingir toda a personalidade do aluno, estimulando e respeitando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.

A escola é organizada em estrutura curricular, sendo responsável pela transmissão dos conhecimentos elaborados, exercendo a função de transformador dos alunos ao inserir esses conhecimentos com finalidade de desenvolver habilidades capacidades e aptidões necessárias para objetivação como seres humanos.

Uma orientação psicológica para compreender a natureza do aluno é importante para ser um verdadeiro profissional como educador, fazendo necessário um maior conhecimento do desenvolvimento da pessoa do aluno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (128 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com