TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Rotina Pedagógica

Por:   •  24/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Giovana Cortiço Peres

RGM: 27929990

Curso: Pedagogia

Nome da atividade: Como o professor de educação infantil, em creche ou pré-escola, poderá organizar a rotina pedagógica de forma que as atividades lúdicas estejam articuladas às ações de cuidados e educação? 

O crescer e desenvolver de uma criança são ações que não acontecem só em casa com a família, mas que também são fatores que a escola deve proporcionar. Nos dias de hoje, o sistema educacional tem uma grande parcela de responsabilidade no crescimento do aluno, fazendo com que ele esteja pronto para a sociedade.

É necessário lembrar que o cuidar não pode ser a única responsabilidade da escola, a educação deve andar ao seu lado, como por exemplo, em certos momentos da rotina, desde a hora do banho até a hora das refeições. É o contato do profissinal com a criança que proporciona cuidados, interação e aprendizagem.

Nas atividades que compõem o dia a dia, como: lavar, cozinhar, cuidar do próximo e ir ao mercado, os pequenos estão imitando os que estão ao seu redor. A brincadeira com os amigos é o momento que leva ao seu desenvolvimento social, para que no futuro, por exemplo, eles tenham menos dificuldades para lidar com momentos de frustações.

É mister incentivar a sua autonomia ao máximo, a criança se suja, mas ela mesma pode se limpar, assim como escovar os dentes, lavar as mãos e materiais utilizados, manter a limpeza da mesa em que estava usando para comer ou fazer uma atividade. Na hora de brincar, precisa saber que quando terminar, ela deve organizar os brinquedos e que isso é de sua responsabilidade, e não do adulto.  

Os brinquedos e objetos utilizados devem propiciar momentos de descobrimento e exploração sensorial, deixar a criança se sujar, sentir texturas, sensações de quente e frio, mole e duro, ter a percepção de tamanhos diferentes etc. Criança aprende brincando, logo, é importante ter em mente o aspecto fundamental de deixar as crianças serem crianças, explorando o mundo ao seu redor.    

Tendo em vista os aspectos observados, é importante relembrar que a criança está absorvendo informações a todo momento, por isto, é muito importante que sua rotina seja toda planejada para o seu melhor aproveitamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41.5 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com